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Que tal melhorar as suas apresentações corporativas? Hoje, vamos te mostrar algumas práticas que podem ser aplicadas nos seus slides para torná-los mais profissionais e impressionar os seus leads!

Quando você cria um projeto de um novo produto, serviço ou até mesmo um plano estratégico para aumentar as vendas da sua empresa, certamente você irá compartilhar ele com os seus colaboradores, certo? O mesmo acontece quando você quer ilustrar um novo planejamento ou mostrar resultados para seus clientes.

Através do uso de apresentações de slides é possível criar um conteúdo visualmente atraente, dinâmico e de fácil compreensão para os leitores. No entanto, esses pontos só serão vantajosos se forem aplicados corretamente.

Independentemente se for uma apresentação profissional, acadêmica ou de algum projeto pessoal, é preciso saber fazer a combinações correta de cores, usar fontes adequadas, imagens com boa qualidade e produzir conteúdo relevante para o público-alvo.

Boas apresentações são importantes para aumentar o engajamento, firmar conexões, impactar positivamente e atrair a atenção do público.

Separamos nesse artigo algumas dicas para você construir slides criativos e produzir excelentes apresentações corporativas. Acompanhe a leitura!

Navegue e saiba mais sobre apresentação de slides profissionais

Persona

O que é persona? Qual é a diferença de persona e público-alvo? Como montar uma persona? Aqui, vamos desvendar esses questionamentos que podem ter passado pela sua cabeça.

Conhecer as pessoas que se interessam e compram os serviços ou produtos da sua empresa é um dos passos principais para as ações de marketing. Fazer a construção de personas é indispensável para entender como encantar os clientes. Mas, afinal, o que é uma persona?

Persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que você quer atingir. A construção de uma persona serve para analisar o perfil dos clientes e entender o comportamento deles em relação a consumo, qual são os seus objetivos, seus desafios na hora da compra, quais as motivações e as preocupações que eles possuem.

As personas e o público-alvo têm algumas características em comum, apesar das diferenças. Vamos entender melhor como funcionam esses dois conceitos a seguir.

Público-alvo: aqui são coletadas informações mais demográficas, como: se o seu público homem ou mulher, qual é a faixa etária, o estado civil, o cargo, a renda mensal e a formação acadêmica.

Persona: quando se trata de persona, o foco é nas características especificas que formam o cliente ideal. Como você gostaria que fossem todos os clientes? Defina informações como o nome, a idade, o que faz, qual é o objetivo, as metas que ele deseja atingir, quais os problemas, quais as dificuldades e os anseios.

Resumindo: o público-alvo abrange características gerais das pessoas que consomem o seu produto ou serviço. Enquanto isso, a persona traz características mais especificas para que você consiga entender quais ações podem ser utilizadas para solucionar os problemas daquele cliente e entenda qual é o melhor conteúdo para ele.

Um ponto importante para construir a sua persona é fazendo algumas perguntas como:

  • Qual é a motivação do cliente?
  • Quais são os produtos ou serviços que interessam ele dentro do seu setor?
  • Quais são as ações que ele realiza no dia a dia?
  • Quais são as atividades pessoais e profissionais?
  • Quais são os desafios e obstáculos?
  • Qual é o nível de instrução que ele possui?
  • Quais são os tipos de informações que ele consome e em quais canais de comunicação?

Feito isso, é só utilizar as informações coletadas para elaborar ações direcionadas para o perfil do cliente. Criar essa persona vai te ajudar a produzir apresentações de slides profissionais cada vez mais personalizadas e de acordo com a necessidade da persona.

Storytelling

O storytelling é a capacidade de contar histórias e criar narrativas poderosas com o objetivo de aprofundar a relação das pessoas com a sua marca.

A arte de contar histórias está em envolver, cativar e encantar a sua audiência. Para isso acontecer, entra um dos pontos principais que já vimos no tópico anterior, que é conhecer muito bem as suas personas.

Isso é importante para que você consiga entregar mensagens que sejam do interesse do público e que façam sentido. Uma boa narrativa que é direcionada para as personas possui um começo, meio e fim bem delimitados.

Para fazer um storytelling de qualidade, é necessário utilizar recursos audiovisuais capazes de entreter, emocionar e impressionar quem está recebendo a sua mensagem.

Podemos considerar o storytelling como uma estratégia do marketing digital e como um dos pilares para se fazer boas apresentações.

Através do storytelling, é possível exibir nas suas apresentações comerciais e corporativas quais são os conflitos da sua persona e quais serão as ações feitas para solucionar os problemas do seu cliente, assim como os benefícios.

Por meio de histórias é possível prender a atenção dos seu público na narrativa, desde que ela seja interessante, motivacional e inspiradora. Além de ser uma forma de persuadir, compartilhar ideias e influenciar a tomada de decisão sobre uma compra de maneira totalmente natural.

Não se esqueça disso: “O storytelling é o método que ajuda a criar histórias incríveis e de sucesso”.

Branding

O Branding está relacionado à construção da sua marca, de acordo com os valores que ela possui. Tem o objetivo também de despertar conexões e sensações conscientes e inconscientes no público.

A finalidade do branding é criar uma personalidade para sua marca, algo que faça com que as pessoas olhem e já relacionem com a sua empresa. Isso pode ser causado pelas cores, estilo da tipografia, slogan, logotipo ou até mesmo o atendimento.

Os elementos visuais da sua marca podem ser utilizados na sua apresentação profissional, deixando os seus slides mais criativos e atraentes. Utilize também imagens e textos que conversem com o tema da apresentação.

Quer saber mais sobre como branding funciona na prática? Então dê uma olhada nesse case de sucesso da Tupiniquim: um projeto completo de branding para a Almaroma.

Design

Já falamos da importância de criar uma persona, de contar histórias com narrativas interessantes e da personalização da sua marca. Mas, nada disso vai funcionar se a identidade visual da sua apresentação não estiver amigável. Por isso, separamos alguns elementos que podem ser aplicados na hora de produzir uma apresentação para empresas. Veja:

Cor: utilize as cores padrões da sua empresa ou faça uma harmonização de cores para que haja uma combinação agradável entre elas. É importante tomar cuidado com as cores das fontes em fundos escuros ou acima das imagens.

Tamanho da fonte: sempre priorize a legibilidade das suas fontes, mas não exagere no tamanho para não assustar seus espectadores.

Tipos de fontes: as vezes você quer deixar a sua apresentação mais bonita e acaba optando por tipografias mais elaboradas e com mais detalhes. No entanto, isso pode atrapalhar a leitura do seu público. Opte sempre por fontes mais simples e de maior legibilidade.

Transações animadas: evite transições, seja as que possuem efeitos ou não. Nada de xadrez ou espiral entre um slide e outro, hein.

Imagens: elas servem para ilustrar a suas ideias na apresentação. Por isso, utilize imagens criativas e com alta resolução. Você consegue encontrar boas opções em banco de imagens como o Pixabay e o Freepik. Atente-se ao tamanho delas e lembre-se de fazer a otimização de imagens para garantir que continuem com qualidade, mesmo quando reduzidas.

Textos longos: cuidado com o excesso de informações em um único slide. Leve em consideração sempre as que são mais relevantes e apresente o resto oralmente.

É importante manter um padrão de cores, fontes e ícones nos seus slides para que não haja um estranhamento da parte do público.

Conteúdo

O conteúdo é uma parcela importante de uma apresentação de slide profissional.

Uma das estratégias de conteúdo é colocar as suas ideias em tópicos. Eles servirão como um guia para sua apresentação.  Nada de inserir textos gigantes nos seus slides.

Seja claro, objetivo, dinâmico e coloque apenas informações relevantes. Além disso, produza um conteúdo personalizado para a sua persona.

Um ponto indiscutível: estude o conteúdo antes e se prepare para perguntas dos espectadores.

Lembre-se que no momento da apresentação você se firmará como uma referência no assunto que está abordando, pois estudou sobre o tema. Crie um roteiro para te ajudar com as suas argumentações e para que você não se perca na linha de raciocínio.

Objetivos

Esse ponto abrange todos os outros que já foram citados anteriormente. Todos os slides precisam ter um objetivo.

Antes de começar a criação de uma apresentação corporativa, entenda qual é o objetivo que a sua persona deseja atingir, pois é a partir disso que você vai poder elaborar o roteiro e o conteúdo da apresentação.

O objetivo da apresentação pode ser a divulgação de um serviço para o público interessado, uma nova estratégia que será utilizada com os clientes atuais, um novo plano de ação que será apresentado para os colaboradores, entre outros. Apresentações sem um objetivo claro tendem a ser demoradas e apresentam resultados que ficam aquém das expectativas.

12 ferramentas para a criação dede slides profissionais e modernos 

Existem alguns recursos disponíveis para te auxiliar quando for a hora de criar uma apresentação de slides profissional. 

Uma dica: use os modelos disponíveis apenas como uma referência. Não deixe de colocar a essenciaessêncial da sua empresa nas apresentações.  

Veja a seguir uma lista com as melhores ferramentas para criação de boas apresentações de slides criativos 

E aí, como estão as apresentações de slides da sua empresa?

Ao longo do texto foram abordados pontos essenciais para você criar uma ótima apresentação de slide profissional para empresas. Não se esqueça revisar as apresentações e de manter o conteúdo o mais claro possível.

Fazer apresentações nem sempre é uma tarefa fácil e demanda prática. Caso você ainda tenha dificuldades em criar boas apresentações, conte com a Tupiniquim! Possuímos mais de 10 anos de experiência em branding e marketing digital e podemos te ajudar a criar modelos únicos de apresentação que encantarão as personas envolvidas.

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Dúvidas Frequentes

O que é uma apresentação comercial?

Apresentações comerciais são utilizadas diariamente na rotina de executivos, empresários e consultores. É através dela que eles podem compartilhar ideias, planos e projetos de maneira mais visual e objetiva.

Infográficos são úteis para apresentações?

Assim como as imagens, os infográficos também servem para ilustrar as ideias, deixando a apresentação mais atraente e chamativa.

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