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Saiba como posicionar de forma orgânica o seu escritório de advocacia no maior buscador da web, através do marketing digital!

Quando falamos de marketing digital para a área jurídica, o SEO (Search Engine Optimization) é considerado uma das melhores estratégias. Isso porque as OABs estaduais possuem regras muito rígidas quando se trata de marketing jurídico. OAB/DF, por exemplo, proíbe o uso do Google Ads desde agosto de 2020.

Então, devido a insegurança de se utilizar ferramentas patrocinadas do Google ou de Redes Sociais, as atenções dos gestores de marketing dos escritórios de advocacia devem se voltar para o Marketing de Posicionamento Orgânico e a otimização SEO do Site.

Através do SEO para advogados e do marketing de conteúdo é possível valorizar as áreas de atuação dos profissionais de Direito, conquistar novos clientes, educar e informar com conteúdos relevantes e de qualidade relacionados ao setor jurídico e aumentar a rede de contatos.

E sabe qual é o melhor? O SEO proporciona um baixo investimento, já que o propósito é estar entre os melhores resultados do Google de forma orgânica.

Pensando em te ajudar com o marketing jurídico, fizemos esse post com estratégias que são permitidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e que te ajudarão a conquistar um melhor posicionamento no mecanismo de busca. Continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre o SEO para Advogados

Qual a importância do SEO para advogados

De acordo com o Código de Ética da OAB, os advogados podem anunciar os serviços profissionais do setor, com a finalidade exclusivamente informativa. Nada melhor que utilizar os artifícios tecnológicos para colocar em prática essa atividade.

Quando falamos de artifícios tecnológicos, estamos se referindo aos meios de comunicação digitais que estão disponíveis e podem ser usados a favor do seu escritório, como redes socais, e-mail marketing, YouTube, blog, podcast e até mesmo o próprio Google.

Além desses canais serem úteis para informar e educar o público-alvo, é também uma maneira de usar a internet para aumentar a sua carteira de clientes de forma natural.

Se quer saber mais como um advogado pode cativar mais clientes, leia nosso artigo sobre captação de clientes para advogados.

Para ajudar a te convencer da importância de ter seu escritório bem posicionado no Google, vamos apresentar alguns números:

  • Mais de 70% das pessoas buscam no Google antes de contratar um serviço;
  • SEO é uma das estratégias de marketing jurídico com o melhor ROI (Retorno Sobre o Investimento), atingindo de 5 a 8 vezes o valor investido;
  • O SEO transforma o seu site em um gerador de novos negócios, já que ele é capaz de atingir 9 vezes mais cliques qualificados do que estratégias pagas.

SEO para advogados com case na prática

Na imagem acima podemos conferir a diferença de acessos no site da Artuni Advogados – clique aqui e confira o case de sucesso completo – após o projeto de SEO desenvolvido pela equipe da Tupiniquim.

Logo no início dos trabalhos, o aumento de cliques qualificados foi de 12 vezes. Com o tráfego de palavras-chave estratégicas relacionadas aos serviços do escritório, obtivemos aumento do faturamento proveniente das buscas orgânicas e diminuição dos custos em comparação a outras estratégias de tráfego pago.

O que talvez seja um sonho inatingível para muitos sites, se tonou realidade para a Artuni Advogados. Como podemos ver na imagem acima, ela ganhou um lugar de destaque nas buscas orgânicas do Google através das estratégias de SEO. Isso com certeza gerou muito mais do que cliques na página, pois trouxe também credibilidade e autoridade para a marca.

Como funciona um projeto de SEO Jurídico

No projeto de marketing jurídico, consideramos o SEO como parte da estratégia de marketing de conteúdo do seu escritório. Ou seja, o seu cliente será atraído para o seu site por meio de um conteúdo realmente relevante, útil, e que responda uma ou mais dúvidas jurídicas que o seu escritório possa resolver.

Essa estratégia de marketing digital é muito utilizada em outros mercados e possui sua eficácia comprovada. Além disso, ela é totalmente permitida pelo código de ética da OAB, que incentiva os advogados a informarem por meio de artigos consultivos e educativos.

Para que todos os artigos façam sentido para o seu público e para a sua empresa, é necessário que se faça um planejamento estratégico. Nele, vamos entender quais são as principais áreas de atuação do seu escritório e quais são as suas metas de crescimento.

No planejamento nós também verificamos como o seu cliente busca por serviços jurídicos e quais palavras-chave são utilizadas em cada momento da jornada de compra.

Ao longo do tempo, se tornará fundamental acompanhar e medir os resultados da estratégia através de métricas e KPIs que impactam diretamente o sucesso do seu escritório.

Cuidados necessários em projetos de SEO para Advogados

Sabemos que o marketing digital jurídico pode ser algo novo para o seu escritório, então separamos uma checklist com os principais pontos de atenção:

  • Certifique-se que o seu conteúdo é inédito – Artigos copiados, além de atrapalhar o posicionamento do seu site, podem prejudicar a reputação do seu escritório.
  • Seu site deve ser profissional – De nada adianta um ótimo conteúdo se o seu site não passar credibilidade para os clientes. Um dos pilares do posicionamento orgânico é o SEO Técnico, que mede o desempenho do seu site e a qualidade de sua programação.
  • As pessoas devem estar buscando por aquilo que você escreve – A pesquisa é fundamental para identificar como e quais assuntos são de interesse do seu público. Você pode ter um ótimo artigo, mas ele não ajudará seu escritório a vender mais caso não seja lido por ninguém.
  • Não seja muito técnico – Lembre-se que o seu cliente quer resolver um problema de maneira prática e objetiva. Ao escrever de forma muito técnica, você pode espantar as pessoas que não entendem muito sobre o mundo jurídico.

Dicas de SEO para Advogados

Conheça nesse tópico os elementos que fazem parte do SEO e que vão te ajudar nas estratégias de Marketing Jurídico para o seu escritório: 

Palavras-chave

O primeiro passo para uma estratégia de SEO é mapear as palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio. Elas também precisam ter um volume de busca significativo. Isso vai indicar se as pessoas estão buscando por aquela determinada palavra.

Fazer pesquisa de palavras-chave mostra quais os termos e variações que os usuários usam quando estão procurando pelo tipo de serviço que o seu escritório de advocacia oferece.

Entenda melhor como essa pesquisa funciona lendo o nosso artigo  “Pesquisa de palavra-chave: o que é, como pesquisar e quais ferramentas usar”.

Otimização SEO On Page e Off Page

Depois de fazer a pesquisa de palavra-chave, otimize as suas páginas trabalhando as palavras-chave no conteúdo, na title tags, URLs e nas imagens.

A utilização de links internos e externos também é um dos elementos que fazem parte do SEO para advogados. Faça parcerias com outros sites jurídicos para conseguir links relevantes e de qualidade.

Atenção à URL

Quanto mais clara for a sua URL, mais fácil será para que ela seja encontrada pelos mecanismos de busca. Ela também indica para o usuário o que ele vai encontrar na página, por isso crie URLs com clareza.

Evite colocar números nas URLs. Por exemplo: “ww.meusite.com.br/2348 456465966/”.

Veja um exemplo de URL amigável da Tupiniquim:

Site responsivo

Esse é um dos pontos mais importantes atualmente, pois cada vez mais as pessoas estão conectadas à internet. Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer dispositivo, seja celular, tablet, notebook ou computador.

Você precisa ter um site que ofereça a melhor experiência de usabilidade para o usuário, independente do formato e do tipo de dispositivo que ele utiliza para acessar a internet.

Conteúdos de qualidade

Produza conteúdos que agreguem valor ao seu site e ao seu escritório, oferecendo informações e conhecimentos sobre o setor jurídico para o usuário.

Fique atento a todas as novidades do mercado e do marketing jurídico, para que você seja capaz de compartilhar boas informações e sanar as dúvidas dos leitores. Se você entrega o melhor conteúdo para o usuário, você atrai mais clientes e acaba fidelizando os atuais.

Um conteúdo de qualidade pode gerar credibilidade, reconhecimento, relevância e autoridade. Dessa forma, quando precisarem de algum serviço jurídico, sentirão a confiança em contratar os serviços do seu escritório de advocacia. 

CTAs

As Call To Actions (CTAs) são as chamadas para ação que indicam para o usuário qual o próximo passo que ele deve seguir através de um botão ou de um link.

As CTAs mais comuns são: “saiba mais”, clique aqui”, “se inscreva”, “receba”, “garanta já”, “assine” e muitas outras que você já deve ter visto.

Tenha cuidado na hora de usar as CTAs em um site jurídico. Lembre-se que o Código de Ética da OAB possui regras a serem cumpridas para que o seu site não seja penalizado.

Pronto para usar as estratégias do marketing jurídico e conquistar o primeiro lugar do Google?

Ao longo do artigo vimos práticas, dicas e exemplos sobre como fazer o marketing jurídico de forma orgânica e ética. 

É bem verdade que existem algumas normas rígidas quando se trata de marketing digital para advogados ou para um escritório de advocacia. Porém, não é algo que seja inalcançável ou inatingível – são apenas estratégias que precisam ser aplicadas com cautela.

SEO para advogados acompanha todo o processo do usuário, desde educar e influenciar de forma natural todas as etapas, até chegar na decisão de contratar os serviços. É claro que se essa estratégia for utilizada corretamente, ela irá gerar bons resultados no final.

Buscar uma empresa especializada é uma ótima opção para ter um site jurídico de sucesso e se manter bem-posicionado no Google.

Faça hoje mesmo um orçamento com a Tupiniquim, que é especialista em marketing jurídico e ajuda advogados a terem resultados reais e a alcançar novos clientes através do marketing digital.  São mais de 10 anos acompanhando o crescimento de nossos clientes.

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Dúvidas Frequentes

O que é SEO para advogados?

O SEO para advogados é um conjunto de técnicas de otimização aplicadas no seu site, blog ou páginas do seu escritório de advocacia para que eles sejam ranqueados no mecanismo de busca.  

O que é Marketing de Conteúdo Jurídico?

É uma estratégia de conteúdo com o intuito de compartilhar informações relevantes e que tirem as dúvidas do usuário sobre o setor jurídicos através dos meios de comunicação (redes sociais, site ou blog).

Quais os conteúdos que o advogado pode produzir?

De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, um advogado pode dividir informações e conhecimentos na internet com conteúdos consultivos, mas sem mercantilizar a profissão.  

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