fbpx Skip to main content
Conheça mais sobre a importância da performance para o seu site e o porquê você deve prestar atenção nela. Ainda, aprenda algumas técnicas de como melhorá-la.

Seu negócio ter um site não é mais um diferencial no mercado digital, para ser relevante é preciso de mais.

Para conseguir conquistar a atenção no meio digital e ter destaque, não basta apenas ter um produto ou serviço de qualidade, você precisa fazer com que esta informação chegue para as pessoas.

A máxima de quem não é visto não é lembrado, continua existindo, e as empresas escolhidas pelos clientes que estão online, de modo geral, são as que aparecem entre as primeiras opções nas pesquisas na Internet.

E hoje, vamos destacar aqui a importância de olhar com atenção para a performance do site, se você deseja ter seu negócio aparecendo nos primeiros resultados de busca.

Navegue e saiba mais sobre a análise de performance

O que é performance do site

Muitos são os fatores que influenciam no sucesso de um site. Um dos mais importantes e que causa uma grande preocupação para quem trabalha no digital é a performance.

A performance está relacionada à experiência que o usuário tem enquanto navega no site como um todo. E poderia ser dividida em dois tipos: a de conteúdo (relacionada com o marketing de conteúdo e ao design) e a de navegabilidade (referente aos códigos, estrutura e demais fatores técnicos).

Neste artigo, falaremos mais sobre os aspectos técnicos que envolvem informações como quanto tempo um visitante permanece na página, se ela tem um carregamento rápido do conteúdo e se as imagens abrem corretamente.

Por que analisar a performance do site?

Caso você ache que performance – e o quesito velocidade – não são tão relevantes, imagine que em 2006 o próprio Google realizou uma experiência na sua página de pesquisa. Onde ao invés de exibir 10 resultados por página, eles decidiram mostrar 30, e como resultado tiveram uma diminuição de 20% no tráfego do site. Sabe por quê? Ao mostrar 30 resultados, a página passou a demorar meio segundo a mais para carregar.

Analisar a performance do site é fundamental para saber como torná-lo mais eficiente, melhorar a experiência do usuário, para assim, reter visitantes e aumentar conversões.

Técnicas para uma boa performance

Quando o site não apresenta um bom desempenho, ele acaba sendo deixado para trás pelos buscadores. Por isso, separamos algumas técnicas que ajudam na hora de alcançar uma boa performance:

  • Realizar otimização de imagens;
  • Minificação de JavaScript e CSS;
  • Ter uma escrita de código eficiente;
  • Utilizar ferramentas de diagnóstico de perfromance;
  • Hospedagem de qualidade.

E como agora carregamos o mundo na palma das mãos, o Google passou a valorizar mais os sites que são otimizados para mobile, com a implementação do mobile-first index. O que obriga um site a ser responsivo, para que consiga ranquear bem nas páginas de pesquisas.

Qual a relação entre hospedagem e desempenho do site?

Hospedagem é um serviço que você contrata para deixar o seu site guardado e é o que possibilita que ele seja acessado por todas as pessoas, em todo o mundo. Um bom serviço desse tipo deve contar com suporte técnico especializado e servidores robustos, que proporcionem estabilidade, velocidade e segurança para o site.

Além disso, muitas otimizações podem ser realizadas, como a utilização de Rede de Distribuição de Conteúdos (CDN), banco de dados, servidor Web e manter configurações e aplicações sempre atualizadas. Esses são alguns dos fatores ligados à hospedagem, que também impactam diretamente o desempenho dos sites.

Como escolher a melhor hospedagem para o seu site

Existem várias opções para hospedagem de sites no mercado, alguns exemplos são a gratuita, compartilhada e cloud. Na hora de escolher qual o melhor tipo para o seu site, é preciso ter claro o objetivo do seu site e prestar atenção em algumas informações sobre a hospedagem, como por exemplo, saber qual a disponibilidade, armazenamento, velocidade de carregamento, segurança dos seus dados, e tipo de suporte que é oferecido.

Para uma decisão mais assertiva nesse momento, pode ser bom contar com o conhecimento de um especialista em SEO, que poderá te auxiliar na escolha de qual a melhor opção, de acordo com as suas necessidades, para que o site esteja sempre no ar e com tudo que é preciso para ter uma boa performance.

Um conselho: se você não quer correr o risco de ter um site offline e nem tem tempo para estar de olho nas configurações e atualizações do sistema, o melhor caminho é escolher uma hospedagem em cloud gerenciado.

Como isso funciona na prática…

Como você viu, escolher uma boa hospedagem é fundamental para a boa performance do seu site. Mas afinal, como ela pode impactar o meu negócio?

Na prática, uma boa hospedagem pode influenciar de muitas maneiras, como no caso de um e-commerce, que conseguiu melhorar a sua pontuação SEO para 81 após começar a utilizar hospedagem em cloud gerenciado.

Esse é apenas um exemplo rápido do quanto um site pode melhorar utilizando a hospedagem juntamente com outras estratégias de SEO. Aqui mesmo na Tupiniquim, nós utilizamos esse tipo de hospedagem e temos tido resultados incríveis junto aos nossos clientes.

Esse conteúdo foi produzido pela Cloudez, um Programa de Parceria que oferece soluções completas, com plataforma e estratégias para agências digitais não só venderem mais, mas principalmente, venderem melhor utilizando hospedagem em cloud gerenciado.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding 5 benefícios do Rebranding Mídia Kit para as 3 principais redes sociais 6 passos para criar um Mídia Kit 5 motivos para criar um Mídia Kit 5 motivos para fazer um curso de vendas 3 Dicas para escolher o melhor curso de vendas 7 Cursos de Vendas para aprimorar o seu conhecimento 5 características dos Gatilhos Mentais 4 dicas para aplicar os Gatilhos Mentais 3 Gatilhos Mentais no Marketing Digital 4 profissionais de Marketing Digital para você seguir 4 cursos gratuitos sobre marketing digital Marketing Digital: 5 dicas e truques 6 Diferenças entre B2B e B2C