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Com mais de 50 milhões de usuários no Brasil e mais de 740 milhões em todo o mundo, o LinkedIn é uma grande fonte de oportunidades comerciais. Leia o texto completo para conhecer as possibilidades que essa rede profissional oferece!

Ao contrário do que muitos pensam, o LinkedIn não é uma rede social voltada apenas para profissionais em busca de empregos e para empresas fazerem recrutamento e seleção de candidatos.

O LinkedIn também é um ótimo ambiente para realizar networking, prospectar negócios e clientes e estabelecer parcerias comerciais B2B, ou seja, Business to Business, em que uma empresa vende serviços ou produtos para outras empresas.

Por isso, criar uma conta empresarial nessa rede social e contar com os serviços de uma agência de marketing digital para elaborar conteúdo informativo, otimizar o tráfego orgânico e publicar anúncios para tráfego pago são ótimas estratégias para aproveitar as oportunidades de negócios que o LinkedIn oferece.

Quer conhecer melhor as funcionalidades do LinkedIn para empresas? Leia o artigo completo!

O que você vai ler sobre LinkedIn para Empresas:

O que é e como funciona o LinkedIn para empresas?

Para as empresas, o LinkedIn pode ser muito mais do que uma ferramenta para recrutar candidatos interessados em vagas de trabalho. A rede profissional, como é conhecida, é um ambiente rico em possibilidades e oportunidades para prospectar negócios B2B, ou seja, entre empresas.

Por meio de um perfil empresarial criado para a empresa, o LinkedIn apresenta e dá visibilidade à empresa, sua marca, produtos e serviços aos usuários e a outras empresas presentes na rede social e que podem vir a ser leads (clientes em potencial).

Como criar um perfil para sua empresa no LinkedIn?

Para que uma empresa marque presença na rede profissional, é necessário criar um perfil, também chamado de Company Page. Veja o passo a passo para ter um perfil corporativo na rede profissional:

  1. Faça login no LinkedIn com sua conta pessoal e clique em “soluções” no lado direito do topo da página;
  2. Selecione a última opção da aba aberta: “criar uma Company Page”;
  3. Escolha entre as opções “empresa”, “showcase page” (página dedicada a uma marca, produto ou serviço específico da empresa) ou “instituição de ensino”;
  4. Preencha o formulário com informações e detalhes sobre a empresa. Importante: personalize a URL da página da empresa no LinkedIn, caso contrário será criada uma identificação genérica que dificultará encontrar a empresa na rede. Também é possível fazer o upload de uma imagem com a logomarca da organização;
  5. Marque o campo de declaração de representante oficial da organização e clique em “criar página”.

Depois disso, ainda é possível editar e otimizar a Company Page fazendo o upload de uma imagem de capa, incluindo botões personalizados como “entre em contato conosco”.

O uso de hashtags sobre tópicos de interesse da empresa e do segmento de atuação como, por exemplo, #b2b também é um ótimo meio de fazer com que a empresa seja encontrada pelo público-alvo e de gerar engajamento para a Company Page da organização.

Melhores estratégias B2B para o LinkedIn

Incluir o LinkedIn na estratégia de inbound marketing (também conhecido como marketing de atração) de uma empresa é uma ótima iniciativa porque essa rede está repleta de leads qualificados e negócios em potencial. Veja 4 estratégias B2B para obter sucesso nessa rede profissional:

Crie conteúdo focado no LinkedIn

Essa rede é uma excelente vitrine para exibir cases de sucesso e soluções para resolver problemas e dificuldades que os clientes empresariais enfrentam. Portanto, é bastante indicado usar o marketing de conteúdo como estratégia para atrair e ampliar a base de seguidores.

Por isso, desenvolver e compartilhar conteúdo útil e relevante com frequência é uma excelente forma de apresentar a empresa e estabelecer relações por meio da publicação de artigos e notícias sobre o mercado de atuação da empresa.

A rede social conta com uma ferramenta chamada LinkedIn Pulse, que funciona como um feed que exibe os posts mais populares do LinkedIn. Para acessar o recurso, basta clicar na opção “escrever um artigo” exibida no perfil da empresa.

Outro recurso interessante são as Sugestões de Conteúdo, que dão informações sobre os interesses do público-alvo e que servem como inspiração na hora de criar conteúdo alinhado ao que está em alta entre a audiência.

Fique de olho na concorrência

Visite perfis de empresas do mesmo segmento para ficar por dentro do conteúdo que elas postam no LinkedIn e identificar tendências e possibilidades para alcançar seu público-alvo.

Adicionar e seguir as empresas concorrentes e pessoas relevantes para a área também contribui para estabelecer networking e possíveis parcerias comerciais.

Interaja

Compartilhe o conteúdo produzido e participe de discussões relevantes para o mercado da sua empresa, deixando comentários em postagens e grupos para apresentar as soluções que os produtos e serviços da sua empresa propõem para resolver problemas e dificuldades do público-alvo.

Monitore o desempenho

Por meio de uma ferramenta chamada LinkedIn Analytics é possível identificar, com base nos resultados obtidos, os melhores horários para postar o conteúdo criado, checar os níveis de engajamento das postagens, dados sobre tráfego, alcance, cliques etc.

Como prospectar clientes no LinkedIn?

Além de criar e entregar um conteúdo de qualidade, também é possível usar um outro recurso que o LinkedIn criou para impulsionar o nível de social selling, isto é, vendas em redes sociais, e prospectar clientes: o LinkedIn Sales Navigator.

Esse recurso permite buscas mais específicas entre usuários da rede, que podem ser clientes potenciais, com o auxílio de listas de contatos e o recebimento de recomendações e notificações sobre novos resultados relacionados a usuários corporativos que se encaixem no público-alvo.

Com o LinkedIn Sales Navigator, a empresa também pode enviar mensagens personalizadas diretamente aos usuários de interesse, além de obter dados sobre os hábitos deles.

Outra possibilidade é utilizar a extensão Linked Helper, que permite automatizar as prospecções no LinkedIn. Essa ferramenta cria mala direta, possui sistema de correio automático, respostas automáticas, além de outras funcionalidades que otimizam a visibilidade da Company Page da empresa.

Quais as vantagens do LinkedIn para B2B?

Uma rede social com uma grande quantidade de empresas entre os usuários com certeza é um ambiente bastante promissor para construir relações comerciais no modelo de negócios B2B. Conheça 3 vantagens de fazer marketing empresarial no LinkedIn:

Estabelecer relações

Por meio do conteúdo informativo publicado na Company Page, a empresa expõe sua marca e suas soluções para problemas do público-alvo e também tem a chance de desenvolver uma relação orgânica com os clientes em potencial.

Construção de autoridade

Com a elaboração de artigos que podem tratar de uma série de temas e novidades relacionados ao segmento da organização, a empresa tem a possibilidade de se tornar uma referência em sua área e ser reconhecida e lembrada pelos leads como uma entidade confiável e especializada.

Contato direto com tomadores de decisão

Segundo dados do próprio LinkedIn, 4 em cada 5 usuários da rede são responsáveis por tomar decisões sobre compras nas empresas em que trabalham.

Isso é uma ótima notícia para empresas que operam no modelo de negócios B2B, em que decisões compartilhadas entre várias pessoas de diferentes departamentos e com diferentes cargos acabam por tornar o funil de vendas mais complexo.

Como anunciar no LinkedIn Ads?

Para fortalecer a captação de clientes, uma boa estratégia é unir o tráfego orgânico gerado pelo conteúdo produzido ao tráfego pago gerado pelo LinkedIn Ads.

A plataforma de anúncios do LinkedIn é ideal para empresas recém-chegadas à rede ou que desejam impulsionar o nome da marca e os produtos ou serviços da organização.

O LinkedIn Ads permite que as campanhas de anúncios cheguem a leads qualificados por meio de conteúdo patrocinado exibido no feed de usuários, mensagens diretas na caixa de entrada, anúncios promovidos na barra lateral da página, entre outros formatos de publicidade.

Além disso, o LinkedIn Ads permite a segmentação do público-alvo com base em informações relevantes para o mercado B2B: os dados profissionais dos usuários.

Assim, é possível criar um filtro para publicar os anúncios para pessoas que ocupam cargos e funções em departamentos relevantes para a tomada de decisões de compras para as empresas.

Use o LinkedIn a favor da sua empresa!

Neste artigo, você aprendeu mais sobre como e por que estar presente e publicar conteúdo e anúncios em uma rede social que já é focada no mundo corporativo e no ambiente de negócios.

Entre as vantagens que o LinkedIn oferece, está a de que essa rede social é acessada por usuários que são relevantes para o processo de tomada de decisão sobre compras para empresas que são potenciais clientes B2B.

Por atuar no mercado de marketing digital há mais de 10 anos, a Agência Tupiniquim conhece a importância de contar com uma boa estratégia para criar um conteúdo valioso para o público-alvo e para gerar tráfego pago e orgânico para aumentar o alcance dos produtos e serviços de uma empresa na internet.

Entre em contato conosco e fique por dentro dos serviços que a equipe de profissionais da Tupiniquim pode prestar para alavancar as vendas da sua empresa!

Achou este artigo interessante? Compartilhe o link com outras pessoas que também se interessam pelo tema!

Dúvidas Frequentes

Por que usar o LinkedIn para empresas?

Com um perfil empresarial, é possível dar visibilidade à marca, aos serviços e aos produtos da empresa. Além disso, a criação de conteúdo relevante na rede social permite estabelecer relações de confiança com clientes corporativos em potencial.

Como criar uma Company Page no LinkedIn?

Em sua conta pessoal do LinkedIn, clique em “soluções” e depois em “criar uma Company Page”, escolha o tipo de perfil (empresa/showcase page/instituição de ensino), informe os detalhes da empresa, personalize a URL e faça o upload das imagens de logomarca e capa. Marque o campo de declaração de representante oficial da organização e clique em “criar página”.

Como otimizar o perfil de uma empresa no LinkedIn?

Preencha o máximo de dados possíveis sobre a empresa. Personalize a URL com o nome da empresa e use hashtags sobre a área de atuação para que os usuários encontrem a Company Page mais facilmente.

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