Skip to main content

O caminho entre sua marca e o cliente certo começa com um bom plano de trade marketing

Dentre as muitas estratégias existentes para destacar uma empresa e conquistar novos clientes se encontra o trade marketing. Essa ação foge do conhecido marketing tradicional, empenhado em se comunicar com o consumidor final e construir uma marca forte. 

Ainda assim, é muito eficiente e ajuda uma marca a ganhar peso no mercado, se sobressair em relação aos concorrentes e, consequentemente, ser a primeira escolha de seu público-alvo. E o que seria o marketing para varejo? Será que essa técnica é a ideal para destacar seu negócio?

O que é trade marketing?

Sabe quando você vai ao mercado e encontra aquele produto específico bem na altura dos seus olhos? Mesmo que a marca não seja tão conhecida, a tendência é que você decida levar o produto para casa, já que foi o primeiro que você viu no estabelecimento.

Não é por acaso que aquele item foi colocado ali e o trade marketing vai trabalhar essa questão também. Apesar disso, sua principal função é definir o posicionamento de um produto nos diferentes canais de distribuição, além de trabalhar também o merchandising no ponto de venda.

O objetivo é conseguir chamar a atenção do cliente em potencial e impulsionar as vendas, ou seja, é um marketing de relacionamento comercial.

Uma ação mais específica de trade marketing, além de deixar o produto em destaque, envolve a degustação de um item. Por exemplo, se uma marca de refrigerante acaba de lançar um novo sabor, ela coloca um promoter e um espaço chamativo com amostras para os clientes de um supermercado.

Com essa ação as pessoas conhecem o produto, mesmo que já possuam algum relacionamento com a marca. Como a degustação ocorre no ponto de venda, é natural surgir o interesse em levar o item para casa.

E não é apenas nas lojas físicas que a estratégia é adotada. Nas redes sociais e demais meios online também é possível fazer trade marketing, com o uso de tráfego pago, criação de conteúdo, montagem de site e e-commerce, tudo isso aliado com uma ação no meio offline.

Uma pesquisa realizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional), em 2018, afirma que 83% dos entrevistados acredita que o promotor de vendas tem um forte peso nos pontos de venda

O mesmo estudo mostra que, no meio digital, a tecnologia tem um forte peso para determinar a escolha de uma agência especializada em trade marketing, além, é claro, de outros itens que são inegociáveis, como a capacidade da agência e a entrega de resultados.

E por que o marketing para varejo é tão importante? O consumidor de hoje é cada vez mais exigente e transita facilmente entre os diferentes canais, sem contar o aumento da concorrência, que não se restringe exclusivamente aos canais presenciais. 

Assim, quando são investidas em estratégias de trade marketing é possível criar uma conexão direta com o branding e fortalecer a marca. O resultado disso? Aumento das vendas e um maior alcance do cliente em potencial.

o que o trade marketing faz

Qual é a diferença entre trade marketing e marketing de produtos?

Há quem confunda marketing de produto com trade marketing, porém, são duas técnicas diferentes. 

A primeira promove a venda de produtos ou serviços, ou seja, faz uma ponte de comunicação com o consumidor final. Já a segunda é um pouco mais complexa e envolve o relacionamento comercial e no ponto de venda.

É como se o trade marketing deixasse o marketing de produto ainda melhor, afinal, vai melhorar a apresentação do produto, trabalhar com ações promocionais, parcerias e outras questões que deem certo destaque para a marca.

Para facilitar o entendimento, visualize esses dois exemplos: 

  • Em uma ação feita por uma empresa de trade marketing, uma marca de pães de alho monta uma ilha promocional em um supermercado, com display personalizado, degustação gratuita e materiais de PDV (ponto de venda) chamativos para incentivar a compra imediata. O objetivo é aumentar as vendas no ponto de venda, impactar o consumidor no varejo e chamar a atenção para o produto, gerar a compra naquele momento;
  • Em uma ação de marketing de produto, uma empresa de smartphones lança um novo aparelho e cria uma campanha publicitária destacando as inovações do produto, como câmera de alta definição, modelo flip e bateria de longa duração, com comerciais, posts nas redes sociais e vídeos demonstrativos. A ideia é chamar a atenção e gerar o desejo de compra, mas não necessariamente imediato.

O Trade Marketing ainda é de importância para as empresas atualmente?

O trade marketing é essencial para garantir que o produto chegue ao consumidor no momento certo, ou seja, ele é, sim, importante para as empresas. A ideia é diferenciar as marcas e potencializar as vendas, mostrar para o cliente (seja no meio online ou físico) que aquele item foi pensado para ele.

O resultado de todo o processo é o fortalecimento da marca (branding), respostas mais rápidas às mudanças do mercado, otimização dos investimentos e melhor alinhamento com os canais de distribuição.

trade marketing no marketing digital

Hoje, com o cenário cada vez mais competitivo, abrir mão de ações como o merchandising é quase como não existir – e dar espaço para que a concorrência leve o cliente com mais facilidade.

Como a transformação digital tem impactado as estratégias de Trade Marketing, especialmente em termos de canais de venda e distribuição?

O meio digital já vinha conquistando seu espaço há um tempo, porém, após a pandemia vivida entre nos anos de 2020 e 2021, comprar online se tornou ainda mais interessante para o consumidor.

Se antes as estratégias de trade marketing eram focadas no offline, agora a ideia é usar a tecnologia para ações mais precisas e integrar canais físicos e digitais com o omnichannel.

Campanhas personalizadas, uso de dados para otimizar a tomada de decisão, programas de fidelidade e a compra unificada são alguns exemplos, sem contar o surgimento de novos canais de venda como os e-commerces, os marketplaces e até mesmo as redes sociais.

trade marketing no varejo

Automação e uso de IA no Trade Marketing

A inteligência artificial também é usada no trade marketing. Ela pode atuar na análise de dados, otimização dos processos e na melhoria de experiências do cliente. 

A ideia é acelerar o processo, afinal, a IA pode interpretar um grande volume de dados em pouco tempo e apresentar tendências, performance e até informações sobre o comportamento do consumidor.

Também ajuda a reduzir erros, além de monitorar estoques, ajustar campanhas automaticamente, acompanhar resultados e até mesmo equipes no ponto de venda. Por fim, a melhoria da experiência é tida com recursos como chatbot, que dão início ao atendimento, realidade aumentada e reconhecimento facial.

Dentre as IAs mais utilizadas para o trade marketing estão: Notion, Neoway e Agendor.

Além do Trade Marketing, o que posso complementar na estratégia?

Por mais que seja essencial investir em estratégias no ponto de venda, é preciso pensar em formas de potencializar os resultados. Algumas sugestões a serem aplicadas incluem:

  • Marketing digital: fortalece a presença da marca no meio digital por meio de SEO, ADS, redes sociais e parcerias com influenciadores. A ideia é que, quando o consumidor chega no ponto de venda, já tenha um conhecimento (e simpatia) da marca e por isso a coloque como uma das primeiras opções;
  • Branding e rebranding: criação ou recriação da identidade de marca e percepção de valor, diferenciando da concorrência;
  • Co-Marketing e parcerias: realização de parcerias com influenciadores ou varejistas, com o intuito de ampliar o alcance;
  • Tecnologia no ponto de venda: uso de QR Codes, realidade aumentada ou de totens interativos;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social: posicionar a marca com foco em práticas ESG (environmental, social and governance), já que hoje têm muito peso na decisão de compra do cliente.

Branding e identidade visual

Quando o digital é trabalhado em conjunto com o trade marketing, a tendência é obter um retorno positivo das ações realizadas no ponto de venda. Conheça dois cases de sucesso de branding e identidade visual realizados pela agência Tupiniquim:

ARC Engenharia 

A empresa do ramo de engenharia precisava de uma marca e identidade visual que refletissem os valores da empresa, o primeiro desafio aceito pela Tupiniquim. Em seguida, foi feito também um site profissional e o uso de estratégias para gerar tráfego, com anúncios no Google Ads. 

Depois que todo o material foi desenvolvido, o público-alvo passou a enxergar a empresa como mais profissional e séria.

Madeli

O projeto de branding para o restaurante e café Madeli incluiu desde o desenvolvimento de um nome marcante até elementos que estivessem relacionados com a marca, como aromas, madeira e especiarias.

Os resultados do projeto foram uma alta identificação do público-alvo com a marca, o aumento do valor da marca percebido e forte diferenciação da concorrência.

A Exploração de Redes Sociais nesse cenário

As redes sociais fortalecem as estratégias de marketing e aumentam o engajamento do público, o que pode levá-lo para o ponto de venda com a decisão de compra em mente. 

É neste espaço que as marcas transmitem sua identidade, valores e diferenciais de forma contínua e direta. Ao criar conteúdos alinhados com o posicionamento da empresa — como campanhas criativas, histórias inspiradoras e conteúdos educativos — a marca se torna mais reconhecida e relevante no dia a dia do consumidor.

Além disso, o engajamento ajuda a construir uma comunidade em torno da marca. Quanto mais as pessoas se identificam, curtem e compartilham as informações postadas no Instagram, Facebook e outras redes, maior é o alcance orgânico. 

Quando o intuito é direcionar para o ponto de venda e criar algo diretamente vinculado ao trade marketing, o uso de anúncios segmentados e geolocalizados, links diretos para produtos e promoções exclusivas são estratégias eficazes para transformar seguidores em compradores.

Um exemplo é preparar um cupom exclusivo para as redes sociais, válido por 24h, por exemplo. Se envolve uma livraria, o consumidor que apresenta esse cupom na loja pode ganhar um livro de mesmo valor na compra de outro. A ideia é que beneficie o consumidor e o atraia para a loja física (ou e-commerce).

Por fim, parcerias com influenciadores podem ser úteis nas estratégias de redes sociais. Eles podem receber produtos e até serem convidados para visitar a loja e apresentar o espaço, mostrando aos seus seguidores itens que seriam parte de sua rotina e recomendando a marca.

Potencialize suas ações de trade marketing com estratégias digitais

O trade marketing é uma estratégia essencial para empresas que possuem um intermediário e trabalham com canais de venda. É a forma como conseguem destacar seu produto e convencer o cliente a tomar uma decisão de forma mais rápida, ou seja, impulsiona o seu negócio.

Quando integrado com estratégias digitais, como o uso das redes sociais, SEO e um site bem construído, além do branding para reforçar o peso da marca, as ações de marketing de relacionamento comercial realizadas ganham mais peso e chamam a atenção do público-alvo antes mesmo que ele chegue ao ponto de venda.

E em um mundo onde as pessoas estão sempre conectadas e tudo começa no meio digital, integrar os meios online e offline é essencial para se destacar dos concorrentes.

Quer potencializar suas ações de trade marketing com estratégias digitais que realmente entregam resultados? Fale com nossa agência especializada em marketing digital e transforme sua presença no mercado!

Dúvidas Frequentes sobre Trade Marketing

1 - O trade marketing é indicado para todas as empresas?

Não. Ele é mais indicado para empresas que dependem de intermediários para vender seus produtos, como uma marca de leite que precisa do supermercado como ponto de venda ou remédios que precisam da farmácia para expor seus produtos.

2 - Como medir os resultados das ações de trade marketing?

Os resultados das ações de trade marketing são medidos por meio de KPIs específicos como: vendas no PDV (ponto de venda), vendas para o varejista, marketshare no PDV, engajamento do consumidor no PDV e ROI (retorno sobre o investimento).

3 - Quais ferramentas digitais ajudam no trade marketing?

Várias ferramentas digitais podem contribuir nas ações de trade marketing, porém, as mais importantes incluem as redes sociais, plataformas de gestão, geolocalização, CRM (Customer Relationship Management), BI (Business Intelligence) e SFA (Sales Force Automation)

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Icone do WhatsApp