fbpx Skip to main content

Como melhorar a experiência de marca para seus clientes? Quer ter uma marca de sucesso? 

Você sabe o que significa experiência de marca? Independentemente da área de atuação da sua empresa, ter uma marca bem trabalhada se torna um pré-requisito para você considerar o seu negócio um sucesso. Assista o vídeo com as dicas do Rodrigo Gomes fundador da Agência Tupiniquim em parceria com a SumUp e leia nosso passo-a-passo para construir uma marca de sucesso!

Vamos começar com um exercício mental bem simples: se nós te pedíssemos para pensar nas cores vermelho e amarelo, qual empresa viria na sua cabeça? Grandes chances de você ter visualizado o McDonald’s por alguns segundos na sua cabeça, certo? Isso se dá ao fato de que o McDonald’s possui uma identidade forte e é uma referência para seus clientes. Você deve almejar o “status de referência” para sua empresa também – e deve trabalhar em cima disso. 

Elementos como nome, logo, paleta de cores e textos impactam na visão do seu cliente a respeito da sua empresa, e todos esses elementos devem ser aprimorados para condizer com a mensagem que a sua empresa quer passar. 

Você já parou para analisar como é a marca de seus concorrentes? Pense: o que torna a sua empresa diferente deles? Por que seus consumidores deveriam dar atenção para o seu produto ou serviço? É onde você deve começar a pensar sobre o conceito conhecido como “experiência de marca”. E ela é a junção de todos os fatores que citamos acima com outros aspectos. 

Hoje, vamos falar sobre como a experiência de marca pode fortalecer ou até mesmo manchar uma empresa (mas não queremos isso, certo?). 

Essas dicas são válidas tanto para quem está começando a sua empresa agora ou para quem já tem uma empresa e precisa melhorar! Pegue sua caneta e anote nossas dicas! 

Você precisa entender o conceito de peças de comunicação e de experiência de marca 

Provavelmente você já deve ter alguma experiência com peças de comunicação, seja através de cartões de visita, cartazes ou páginas na internet. É a parte mais visual da sua marca e que serve como ponte para o cliente. As peças de comunicação constroem a identidade da sua marca, é como você quer que o público a veja. 

A identidade é responsável por grande parte do impacto causado no cliente, já que uma empresa bem apresentada causa uma impressão mais profissional e séria. No entanto, o ponto em que suas energias devem ser focadas à princípio é na experiência de marca. 

A experiência está relacionada ao contato que o público teve com a sua marca e constrói a imagem da sua empresa. A apresentação da sua empresa pode ser a mais impecável possível, mas se a experiência do consumidor não for boa, a imagem que o público terá será negativa. 

Vamos para um exemplo prático: 

Você decide ir até o shopping center da sua região e vê uma nova unidade de uma grande franquia de lojas. Ao chegar na loja, você é mal atendido pelo vendedor. Com certeza você não irá sair de lá dizendo que “o vendedor de tal loja é péssimo”, e sim que “o atendimento de tal loja é péssimo”. 

Percebe a diferença? Você transfere toda a experiência negativa que teve com um funcionário para a loja, deturpando totalmente a imagem da rede para você. Agora aplique isso para outros clientes e você terá o conceito de experiência de marca. 

Se a sua empresa vende roupas e no site e redes sociais existem apenas fotos mal tiradas, borradas e de má qualidade, o cliente irá pensar a mesma coisa do seu produto. Tudo o que você comunica para o consumidor é transmitido de volta para o produto. 

Um restaurante com cardápio sujo e rasgado terá uma péssima imagem para a clientela. A imagem que a sua empresa possui é construída pela experiência da marca. 

A apresentação das peças de comunicação faz diferença 

É super importante que as peças de comunicação da sua empresa transmitam a mesma qualidade que você oferece no seu serviço ou produto. 

Não importa o tamanho do seu negócio, um logotipo, um cartão de visitas ou um site bem estruturado pode ajudar você a transmitir mais credibilidade, além de facilitar para que outras pessoas se identifiquem com sua marca. 

Para a construção de boas peças de comunicação e uma identidade visual sem erros, você pode contar com a Tupiniquim!

Sua empresa precisa demonstrar unidade na comunicação 

Vamos a mais um cenário: você tem uma casa de bolos e seu logo utiliza as cores marrom e vermelho. É interessante que você mantenha esse padrão nos demais itens de comunicação que serão entregues para o público, como embalagens, cartão de visitas, site e panfletos. 

Isso ajuda para que você consiga se diferenciar da concorrência, já que sua marca será reforçada na mente dos clientes e será lembrada com mais facilidade.

Bolo de chocolate - experiência de marca

O sucesso está em mostrar a essência da marca

Vamos lá, é hora de valorizar o seu produto/serviço.  Digamos que essa mesma casa de bolos anuncie que vende “bolo de chocolate por R$ 30”. Parece bem sem graça e desinteressante, certo? 

Agora, e se o anúncio mostrasse os diferenciais do produto? Colocando em evidência tudo o que agrega valor ao bolo, o anúncio chamaria muito mais a atenção do público. Um “bolo de chocolate belga, com cenouras orgânicas, feito com farinha de amêndoa, sem glúten e produzido artesanalmente, por apenas R$ 30” parece mais atraente para você? Pois bem, para o público também será. 

Ao mostrar os diferenciais do produto, o valor fica parecendo até uma pechincha. Procure apresentar os pontos fortes em todos os materiais e o público reconhecerá a sua empresa pela boa experiência de marca que tiveram com ela. Qual é o “chocolate belga” do seu negócio? 

Não me preparei para investir em uma boa experiência de marca, como eu devo proceder? 

E se você está preocupado com o custo relacionado à uma boa marca, não se desespere. É claro que qualidade tem um custo, mas se você está começando agora o seu negócio e ele ainda não engrenou, existem ferramentas que podem ajudar a construir uma boa comunicação. Dê os primeiros passos e conforme sua empresa crescer, o ideal é contratar profissionais experientes para cuidar da identidade dela – a Tupiniquim pode dar vida nova à marca da sua empresa. 

Não se esqueça que a chave para o sucesso é transmitir os diferenciais com clareza. Com essas dicas, você já sabe o que precisa melhorar para oferecer uma boa experiência de marca para seus consumidores. 

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
3 exemplos de anúncios que aplicam os Gatilhos Mentais 4 tipos de correspondência de palavras-chave 4 dicas para escolher palavras-chave no Google Ads 4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding 5 benefícios do Rebranding Mídia Kit para as 3 principais redes sociais 6 passos para criar um Mídia Kit