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Quer melhorar o posicionamento dos seus vídeos nos resultados de busca, mas não sabe como? Veja as nossas dicas de otimização SEO para YouTube!

O YouTube, maior plataforma de vídeos da internet, foi criado em fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal.

Ao longo dos seus 17 anos de existência, a plataforma passou por muitas mudanças e reinventou o modo como as pessoas assistiam vídeos na internet.

As suas principais transformações começaram em 2006, quando a empresa Google comprou o YouTube, o que o tornou não só o maior canal de vídeos, mas o segundo maior buscador da internet, ficando atrás apenas do próprio Google.

Com as suas modificações, não só de recursos, mas também visuais, o YouTube se transformou em um gigante, fazendo com que mais pessoas e marcas tivessem interesse em estar nessa plataforma. Além de ter se tornado uma ferramenta de marketing digital potente.

Ao ver que cada vez mais a disponibilidade de vídeos se tornava maior, o YouTube percebeu que precisava organizar e entregar os conteúdos conforme as buscas dos usuários e usuárias, melhorando, assim, a experiência deles na plataforma.

Para isso, o YouTube passou a considerar as estratégias de otimização para posicionar no ranking os melhores vídeos de acordo com cada busca.

Essas estratégias são conhecidas como SEO para YouTube. E é sobre elas que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para aprender como otimizar os seus vídeos e deixá-los mais bem posicionados nos resultados de pesquisa do YouTube.

O que você vai aprender sobre SEO para YouTube:

O que é SEO para YouTube?

Antes de falarmos o que é SEO para YouTube, você precisa entender o que é o SEO e para que serve.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para o mecanismo ou motor de busca. Ou seja, é um conjunto de técnicas que serve para otimizar sites e outras páginas da internet para os buscadores, como Google e Bing. 

Quando falamos de otimização de sites para o mecanismo de busca, logo pensamos no Google. Isso porque, ele é um dos buscadores mais famosos e mais utilizados no mundo.

No entanto, as estratégias de SEO não são exploradas apenas em buscadores como o Google. Elas podem e devem ser utilizadas em outros motores de busca de imagens ou vídeos, como o YouTube.

Os algoritmos do YouTube funcionam exatamente como os do Google. Ou seja, os conteúdos passam pelo processo de rastreamento, indexação e ranqueamento para que os resultados mais relevantes apareçam para os usuários.

E o que fazer para que os seus conteúdos sejam bem classificados e dignos de aparecer nas primeiras posições do ranking? Mais adiante vamos ver isso com detalhes, mas os seus vídeos devem atender alguns critérios, desde a produção e design dos vídeos, até questões de programação.

Resumindo, SEO para YouTube são técnicas e estratégias utilizadas para entregar para as pessoas exatamente o conteúdo que elas procuram. Dessa forma, é imprescindível que os seus vídeos e o seu canal estejam bem otimizados, para que o YouTube entenda que o seu conteúdo tem relevância e merece destaque.

Vale lembrar que o YouTube e o Google fazem parte da mesma empresa. Sendo assim, quando alguém pesquisar no Google, o buscador apresentará conteúdos em vídeos também.

Observe o exemplo a seguir

Portanto, quando estiver fazendo a otimização dos seus vídeos lembre-se que você não estará competindo por um bom posicionamento apenas na plataforma YouTube, mas também no próprio Google.

7 Técnicas de Otimização SEO para YouTube

Chegou o momento de aprender as melhores técnicas de otimização SEO para YouTube e aumentar as suas chances de ranqueamento.

Para ranquear um conteúdo, o YouTube também leva em consideração a quantidade de comentários e curtidas. Sendo assim, quanto mais engajamento o seu canal tiver, mais oportunidades você terá. 

1. Defina a palavra-chave

Escolher a palavra-chave correta é essencial para o ranqueamento dos seus vídeos. Afinal de contas, é através dela que os algoritmos do YouTube compreendem qual o tema principal do vídeo e fazem com que as pessoas o encontrem com mais facilidade.

Além disso, é muito importante definir a palavra-chave para usá-la no título, nas tags e na descrição do vídeo.

Mas, antes disso, é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao assunto do vídeo para alcançar o resultado esperado.

Para fazer isso com assertividade, você pode usar a função de autocompletar no campo de busca do próprio YouTube, ferramentas de SEO para palavras-chave como Ubersuggest, analisar as palavras-chave dos seus concorrentes mais bem sucedidos e avaliar os termos mais utilizados que fizeram as pessoas chegarem nos seus vídeos.

Para finalizar, você pode usar o Keyword Everywhere, que é uma extensão gratuita do Google que mostra métricas precisas, volume de palavras-chave e CPC mensal em vários sites como o Google, YouTube, Amazon, Google Analytics, Google Search Console e muitos outros.

2. Crie um bom título para o seu vídeo

Um título bem otimizado não dispensa de forma alguma o uso da palavra-chave. Por isso, reforçamos aqui o quão importante é ter uma boa palavra-chave para ser inserida no título do seu vídeo.

Opte por usar correspondências exatas de palavras-chave no título para que o seu CTR (taxa de cliques) venha ser significativo.

Evite criar títulos muito longos. Seja conciso, objetivo e não ultrapasse 50 caracteres para garantir que os seus vídeos tenham o melhor desempenho.

Utilize também técnicas de gatilhos mentais para despertar a curiosidade e o interesse dos usuários e usuárias em clicar no seu vídeo. Esses recursos podem ser utilizados, por exemplo, na thumbnail (capa) do vídeo.

3. Use tags no vídeo

O uso de tags no YouTube é um fator muito importante para o SEO. As tags são como se fossem um complemento da sua palavra-chave principal. Através delas, o YouTube pode identificar o assunto do vídeo e sugerir outros relacionados ou similares.

Uma opção para conseguir boas tags é analisar as dos seus concorrentes que estão falando sobre o mesmo assunto que você. Além disso, você também pode escolher uma única tag para colocar em todos os seus vídeos.

Por exemplo, se você é uma agência de SEO e produz conteúdos relacionados a isso, é possível utilizar a tag “SEO” ou “otimização SEO” como um padrão para os seus vídeos, além de utilizar outras tags complementares.

Não exagere na quantidade de tags. O ideal é usar de 6 a 8 palavras para não confundir o algoritmo em relação ao seu conteúdo.

4. Crie descrições cativantes

A descrição também é um fator muito importante para a otimização SEO do seu vídeo. Se no título você precisa ser direto e objetivo, na descrição você pode aproveitar para dar informações detalhadas sobre o seu conteúdo.

Você tem até 5000 caracteres para preencher. Descreva as informações mais importantes no início do texto, já que só uma parte dele aparece nos resultados de busca.

Utilize esse campo para adicionar call to actions (chamadas para ação), sugerindo outros vídeos, convidando as pessoas a se inscreverem no canal, baixarem um material rico ou até mesmo para acessarem as suas redes sociais.

É possível também incluir hashtag, mas tome cuidado com o excesso. Não use mais do que 15.

Ah! É importante ressaltar que a descrição é considerada na hora de ranquear o seu vídeo. Sendo assim, além de fazer descrições persuasivas, é preciso inserir a palavra-chave para que o YouTube identifique do que se trata o seu vídeo.

5. Adicione legendas e transcrições nos vídeos

É recomendável adicionar legendas nos vídeos por dois motivos: gerar acessibilidade para quem possui deficiência auditiva e para que os robôs do YouTube consigam ler o seu conteúdo.

Talvez você não saiba, mas os algoritmos do YouTube não conseguem ler imagens e vídeos. Por isso que é tão importante adicionar legendas para que a plataforma impulsione os seus vídeos.

O próprio YouTube disponibiliza o recurso de transcrição, porém nem sempre ele capta o áudio com perfeição. Sendo assim, você pode fazer esse procedimento manualmente, mas se optar por fazer transcrições automáticas, faça uma revisão para conferir se está tudo certo.

6. Edite o nome do seu arquivo

Antes de publicar o seu vídeo na plataforma, renomeie o nome do arquivo. Essa é uma prática muito simples e pode até parecer boba, mas faz toda a diferença para as estratégias de SEO.

Muitas vezes você pode salvar o arquivo com nomes aleatórios, como “versãofinal.mp4”. Porém, o nome do arquivo também é um fator considerável para que o YouTube identifique do que se trata o seu conteúdo.

Portanto, crie um nome descritivo utilizando a sua palavra-chave. Por exemplo, “passo-a-passo-de-como-fazer-seo-para-youtube.mp4” ou “o-que-e-seo.mp4”.

7. Duração do vídeo

O YouTube é um espaço que pode ser aproveitado para produzir conteúdos mais longos e aprofundados. Um vídeo com menos de 2 minutos não costuma ser bem-visto pela plataforma, o que pode impactar diretamente no posicionamento.

Geralmente, as primeiras posições são compostas por vídeos com duração média de 10 minutos ou mais. No entanto, não precisa se prender a isso, o mais importante é que você entregue um conteúdo útil e de qualidade para a audiência.

Afinal, do que adianta ter um conteúdo longo, só de enrolações e que não soluciona o problema de quem está assistindo, não é mesmo?

Essas estimativas de duração servem apenas para dar um norte, o que vale mesmo é a relevância do seu vídeo.

Dicas para melhorar o desempenho do seu canal

Para aperfeiçoar ainda os vídeos do seu canal no YouTube, trouxemos algumas dicas interessantes para te ajudar a se destacar da concorrência e tornar a experiência da sua audiência muito melhor. Vamos às dicas:

Compartilhe os seus vídeos

Hoje, um dos formatos de conteúdos mais consumidos são os vídeos, seja através do YouTube ou até mesmo pelas redes sociais.

Então, ao publicar o seu vídeo no YouTube, reaproveite o conteúdo para transformá-lo em outros formatos e compartilhá-lo nas suas redes sociais, no e-mail e até mesmo no WhatsApp.

Existe uma infinidade de opções de formatos que você pode utilizar, tais como: GIF, memes, teasers interessantes do vídeo para publicar no Instagram ou Facebook. Vale também gravar, e publicar o making of do seu vídeo.

Algumas opções bastante utilizadas são aqueles vídeos quadrados com legendas, que geralmente as pessoas colocam os erros de gravações, juntamente com algumas partes do vídeo para ele ficar mais descontraído.

Todos esses formatos podem ser utilizados para instigar e despertar a curiosidade da audiência em assistir o vídeo completo no seu canal do YouTube.

Crie playlists para os vídeos

As playlists são práticas que também melhoram a experiência do usuário, além de deixar o seu canal muito mais atrativo.

Isso porque, a partir delas, é possível compilar vídeos da mesma série ou vídeos similares, fazendo com que o usuário e usuária tenham uma continuidade de conteúdo do interesse deles.

Esse recurso de playlist é excelente para quem já tem muitos vídeos publicados no YouTube.

Faça lives (transmissões ao vivo)

Tanto nas redes sociais, quanto no YouTube as lives ganharam uma força muito significativa, principalmente depois da pandemia de Covid-19.

As transmissões ao vivo são excelentes opções para gerar engajamento, já que você pode responder às perguntas da audiência em tempo real e as pessoas podem interagir umas com as outras através do chat.

O melhor é que a live pode ficar salva no seu canal. Sendo assim, não se preocupe se no momento da transmissão não tiver um público gigante assistindo. Afinal, esse conteúdo poderá atingir outras pessoas posteriormente.

Otimize os vídeos do seu canal!

Os conteúdos em vídeos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, seja pelas redes sociais, aplicativos, YouTube ou qualquer outro canal que seja compatível com esse formato.

Agora que você já sabe como fazer SEO para YouTube, não deixe de otimizar os seus vídeos e o seu canal. Assim como na otimização de sites, a otimização para o YouTube garante que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca.

Como vimos neste artigo, as estratégias de SEO são um conjunto de técnicas que precisam ser trabalhadas juntas para alcançar o melhor resultado. Junto das estratégias de otimização, é preciso produzir conteúdo de qualidade e que agregue valor para a sua audiência.

Dessa forma, você melhora a experiência dos usuários e ainda aumenta a sua autoridade dentro do seu nicho. 

Se você está pensando em começar a produzir vídeos para o YouTube ou melhorar o posicionamento do seu canal nos buscadores, faça uma consultoria de SEO com a Tupiniquim, que há mais de 10 anos vem se dedicando a elevar o tráfego orgânico de diversas empresas.

Curtiu o artigo? Aproveite e compartilhe com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

O que é SEO para YouTube?

SEO para YouTube são técnicas e estratégias utilizadas para entregar para as pessoas exatamente o conteúdo que elas procuram.

Como fazer SEO para YouTube?

Para fazer SEO para YouTube, é preciso seguir alguns passos básicos. Veja:

  1. Defina a palavra-chave
  2. Crie um bom título para o seu vídeo
  3. Use tags no vídeo
  4. Crie descrições cativantes
  5. Adicione legendas e transcrições nos vídeos
  6. Edite o nome do seu arquivo
  7. Duração do vídeo

Como melhorar o desempenho do meu canal?

Além das estratégias de SEO, como o uso de palavras-chave em campos específicos, o compartilhamento de vídeos nas redes sociais, as playlists de vídeos do YouTube e as transmissões ao vivo são ótimas opções para melhorar o desempenho do seu canal.

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