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Ainda se perguntando se vale a pena ou não investir em marketing digital? Tire suas dúvidas e inseguranças neste artigo, e saiba por que você deve começar esse investimento ainda hoje.

Aqui na Tupiniquim, estamos sempre reforçando a importância das vendas para qualquer negócio se manter saudável e próspero. Afinal, sem vender, não há como sobreviver por muito tempo no mercado.

A partir disso, um dos grandes desafios de qualquer empresa passa a ser o de como se manter sempre presente na mente de seus consumidores como a melhor opção na hora de realizar uma compra.

É aí que o marketing entra. É ele quem irá ajudar a divulgar o que sua empresa tem de melhor, atraindo a atenção do seu público e convencendo-o a escolher o seu produto ou serviço, através de diversas estratégias.

Se, até uns anos atrás, o marketing tradicional — que faz uso das mídias clássicas, como rádio, TV, Outdoors, mídia impressa, etc.— era o mais procurado, o marketing digital é o que mais cresce aos olhos de grandes, médias e pequenas empresas atualmente.

Mas, afinal, por que investir em marketing digital? Como isso pode ajudar a sua empresa a crescer e ganhar uma posição diferenciada entre a concorrência? É o que vamos ajudar você a entender melhor neste post. Vem com a gente!

O que você vai ler sobre por que investir em Marketing Digital:

Marketing Digital: Como Funciona?

Muitos de nós conseguem se lembrar do tempo em que o marketing digital estava apenas começando a ganhar relevância. O mundo avançou bastante desde então e, atualmente, já somos mais de 4,6 bilhões de pessoas conectadas à internet, o que significa quase 60% da população mundial. E essa estatística só tende a aumentar.

Outro dado que chama a atenção é o número de horas que as pessoas gastam online. Um estudo global recente revelou que usuários entre 16 a 64 anos, em média, ficam conectados diariamente por 6 horas 58 minutos. No Brasil, esse número chega a 10 horas e 19 minutos.

E o que tais dados significam para as marcas? Com tantas pessoas online todos os dias e por tantas horas, seja para pesquisar conteúdos, para trabalhar ou para se distrair, é preciso que elas, as marcas, estejam conectadas também. Afinal, usuários da internet são também consumidores.

Mas, se estamos falando de internet, como a forma de publicidade tradicional poderia se encaixar nesse ambiente digital? Sabemos, até pelos dados apresentados, que se trata de um espaço que oferece muitas oportunidades para as empresas de variados nichos e tamanhos. Então, que estratégias utilizar para explorar essas possibilidades?

A resposta para isso está no marketing digital, que é todo o marketing que é feito nos meios digitais, com o objetivo de promover produtos ou serviços de uma marca, aumentando sua reputação, reconhecimento e visibilidade.

Considerando o dinamismo da internet e do meio digital como um todo, o marketing digital oferece inúmeros caminhos que uma empresa pode seguir para se promover. Dependendo do seu público, do seu nicho no mercado e do posicionamento da sua empresa, algumas estratégias podem ser mais eficazes que outras.

Além dessa versatilidade, o marketing digital também tem como característica importante a mensuração de resultados. Através das métricas e KPIs, as empresas possuem controle total de suas ações e campanhas, o que ajuda a minimizar os riscos e a maximizar resultados de acordo com a estratégia.

Estratégias de Marketing Digital

Não importa o modelo de negócio da sua empresa, seja ela B2B, B2C ou ainda B2B2C, existe uma gama de estratégias de marketing digital que podem ser eficazes para os seus objetivos. Veja as principais delas a seguir.

Inbound Marketing

Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração”, é uma metodologia que visa colocar o usuário ou consumidor no centro das atenções para que, dessa forma, a empresa desenvolva uma comunicação mais humana, pautada em oferecer soluções que levam ao sucesso não somente dela, mas de seu cliente.

Com base nisso, o Inbound Marketing trabalha com três etapas fundamentais: atrair (criação de conteúdo e técnicas de SEO), engajar (ampliação da comunicação entre empresa e cliente) e encantar (pesquisas de satisfação e fidelização do cliente).

Juntos, esses três elementos têm o objetivo de atrair organicamente a atenção do público consumidor, respeitando seu momento na jornada de compra, e oferecendo conteúdo que atenda às suas necessidades em cada etapa do funil de vendas.

Marketing de Conteúdo

Falar em oferecer conteúdo no marketing digital é falar em Marketing de Conteúdo. Essa estratégia está diretamente ligada com a etapa do “atrair” do Inbound Marketing.

O Marketing de Conteúdo leva em consideração que as pessoas consumidoras nem sempre estão prontas para a compra, e que muitas vezes é preciso educá-las melhor sobre o seu produto ou serviço. Mais que isso, é trazer informações agregadoras para elas, que vão além do que você vende.

Se, por exemplo, você possui uma loja de roupas sociais femininas, que tal ter um blog que explore assuntos de empoderamento feminino no ambiente de trabalho? Oferecer conteúdos que fazem parte do universo do que você vende e que, acima de tudo, são relevantes para a sua persona e público-alvo, é Marketing de Conteúdo.

Ou seja, o conteúdo ajuda a divulgar a sua marca de forma que ela tenha algum impacto na vida de seus consumidores, não sendo atrelada somente ao produto ou serviço que ela vende, mas ao benefício que ela traz à vida de quem compra dela.

Consultoria de SEO

SEO (Search Engine Optimization), também chamado de Otimização para os Mecanismos de Busca, consiste em um conjunto de técnicas para otimizar sites para que eles possam ser identificados mais facilmente pelos motores de busca, como Google ou Bing.

A consultoria de SEO, portanto, procura avaliar os elementos de SEO On-Page (programação, elementos visuais, imagens, etc.), de SEO Off-Page (backlinks) e de conteúdo de determinado site. A partir dessa análise, ações são realizadas para melhorar o desempenho do site para que ele chegue na primeira posição das SERPs (páginas de resultados).

Obviamente, a utilização das técnicas de SEO se aplicam para sites e blogs. E quando falamos disso, tocamos também no assunto de criação de sites e utilização de CMSs (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) tais como o WordPress, a mais utilizada no mundo justamente por possuir diversos recursos que facilitam a otimização, entre outros benefícios.

Lembre-se que ter um site vai muito além de apenas ser uma forma de contato entre sua empresa e seus clientes. É por isso que SEO também envolve o conteúdo. Quanto melhor é a experiência que você oferece dentro do seu site, mais chances ele tem de ser bem ranqueado nos buscadores.

Branding

Branding, também chamado de gestão de marca, é a estratégia responsável por tudo que diz respeito à marca, desde sua identidade visual, até o posicionamento dela no mercado.

Também é o Branding que se preocupa em garantir que as pessoas tenham um bom relacionamento com a marca, através de boas experiências. Afinal, mesmo que você tenha concorrentes que ofereçam os mesmos produtos ou serviços, sua marca é única e, portanto, um dos seus grandes diferenciais.

Através de ações de Brand Awareness (consciência de marca), é possível melhorar a reputação da marca e torná-la memorável não somente para quem já é cliente dela, como também para quem ainda não é.

Redes Sociais

Como o nome já indica, as redes sociais, no contexto da internet, são ambientes desenvolvidos para estimular a conexão entre pessoas. Por conta disso, apesar de cada uma delas funcionar de forma diferente uma da outra, ainda assim o ponto alto delas é o entretenimento.

Por isso mesmo, em um mundo cada vez mais conectado como o nosso, é nas redes sociais que boa parte das pessoas passam seu tempo na internet. Como o marketing digital poderia ficar fora dessa, não é mesmo?

O Marketing de Conteúdo para as redes sociais acaba sendo umas das melhores estratégias para esse ambiente, principalmente quando se trata de aumentar o brand awareness e estreitar o relacionamento entre marca e público-alvo.

Além disso, outras estratégias envolvendo as redes sociais, tais como o User-Generated Content (conteúdo gerado pelo usuário) e o Marketing de Influência, são excelentes para alcançar um público mais segmentado e mais engajado com a marca.

As redes sociais também possuem suas próprias plataformas de anúncios como Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, etc, que podem ser utilizadas para impulsionar conteúdo e veicular anúncios patrocinados.

Tráfego Pago

Existem dois tipos de tráfegos que o marketing digital trabalha: orgânico e pago. Os dois são igualmente importantes e devem fazer parte das estratégias de qualquer empresa que queira se desenvolver na internet.

Quando falamos em técnicas de SEO e criação de conteúdo pensado na pessoa usuária, estamos automaticamente nos referindo ao fluxo de visitantes que queremos atrair para o nosso site ou blog por via orgânica. Ou seja, de forma gratuita e espontânea.

Já quando focamos em campanhas de performance, é tráfego pago que queremos gerar. Em outras palavras, fazemos uso de plataformas como o Google Ads e Facebook Ads para veiculação de anúncios.

Você pode contratar o serviço de uma agência de Google Ads especialista, ou pode criar suas próprias campanhas de anúncios por lá, mas o mais importante é garantir que todos os resultados sejam avaliados para que melhorias sejam feitas sempre que necessário.

Investir em tráfego pago é um dos caminhos essenciais para sua empresa permanecer competitiva no mercado, além de ser uma estratégia eficaz para melhorar o seu ROI (retorno sobre investimento), alcançar mais público e ter resultados a curto prazo.

Por que o Marketing Digital é importante?

Agora que já resumimos algumas das principais estratégias, vamos falar um pouco sobre os motivos que justificam começar a investir em marketing digital hoje mesmo e por que isso é tão importante, caso você ainda não esteja fazendo isso.

Maior Alcance

Qualquer forma de marketing tradicional será limitante no que diz respeito ao alcance de público. Um comercial na TV, na rádio ou em um outdoor, só irá impactar um grupo restrito de pessoas.

Com o marketing digital, vamos além das nossas fronteiras, já que essa é uma das principais características da internet. Se sua empresa tem capacidade para isso, promovê-la através do Brasil e do mundo é mais que possível, é um fato.

Alcance de Público Segmentado

Comparando novamente com as mídias tradicionais, outro fator limitante está na diversidade do público que se alcança.

É possível definir alguns grupos específicos de público-alvo que assistem a um determinado programa na TV, por exemplo, e assim veicular anúncios voltados para aquele horário. Mas quantas pessoas impactadas por eles estão de fato interessadas no que a marca está divulgando? A resposta não é exata.

O marketing digital trabalha essencialmente com dados que ajudam as empresas a promover seus produtos ou serviços para o público que mais faz sentido para elas e que possuem as maiores chances de converter alguma ação.

Resultados mensuráveis

Outra característica fundamental do marketing digital é a capacidade de mensuração de resultados de suas estratégias.

Com ferramentas gratuitas como o Google Analytics, é possível entender melhor quem é seu público, de quais regiões são essas pessoas, faixa etária, idioma e diversos outros dados valiosos que contribuem para a elaboração de um planejamento de marketing eficaz e que traz resultados reais para a sua empresa.

Aumento do uso de mobile

Não dá para negar a importância dos nossos dispositivos móveis em nosso dia a dia, dá? No mundo todo, já somos mais de 5 bilhões de usuários de celulares, e esse número vai continuar crescendo cada vez mais.

Com nossos celulares, fazemos pesquisa, assistimos aulas e séries, nos entretemos nas redes sociais e, claro, fazemos compras. Não é por acaso que buscadores como o Google valorizam mais as marcas que se preocupam em otimizar seus sites para versões mobile.

Através dos dispositivos, as marcas conseguem estar presentes na vida de seus consumidores o tempo todo, seja por meio de aplicativos próprios ou através de campanhas específicas para esse tipo de dispositivo.

Maior engajamento com o público

Acabou-se o tempo em que o marketing era uma via de mão única, onde o público não tinha voz e apenas ouvia o que as marcas tinham a dizer.

E no fim das contas, ver o público participando, compartilhando e trocando experiências entre si sobre as marcas passou a ser algo extremamente positivo de um jeito ou de outro.

Afinal de contas, ter a visão das pessoas que usam o seu produto ou serviço de fato, ajuda não só a melhorar o que você oferece, como também a explorar outras oportunidades de negócio.

Investimento flexível

Com certeza, esse é um dos maiores atrativos do marketing digital. Muitas pessoas se enganam ao pensar que é preciso rios de dinheiro para investir ou que isso é coisa que somente grandes empresas podem bancar.

Elas não poderiam estar mais erradas. Como você viu até aqui, existem diversas estratégias que podem ser trabalhadas no meio digital, e muitas delas exigem um investimento mínimo para serem postas em ação.

Parece pouco? Vamos dar mais alguns motivos para você começar a investir ainda hoje em marketing digital. E o mais importante: com quem.

7 Motivos para Investir em Marketing Digital com a Tupiniquim

Falando em investir em marketing digital, existem várias formas que você pode fazer isso. Afinal, como dissemos anteriormente, essa é uma área versátil e que todas as empresas, sejam elas formadas de uma só pessoa ou de muitas, podem ter acesso.

Você pode contratar profissionais especialistas na área e desenvolver um departamento focado no marketing da sua empresa, como é o que fazemos aqui na Tupiniquim.

Ou você também pode terceirizar esse serviço e buscar o auxílio de uma agência de marketing digital, que vai ter a estrutura necessária para que você comece a investir imediatamente.

Para ajudar você nessa decisão, separamos 7 motivos pelos quais vale a pena investir em marketing digital com a agência Tupiniquim. Confira!

1. Experiência e Know-how

Somos uma agência de marketing digital que está há 11 anos no mercado. E desde então, acumulamos muita experiência, não somente com os resultados obtidos com nossos clientes, como com os nossos próprios.

E esse é um conhecimento que não guardamos apenas para nós. Gostamos de compartilhá-lo com nossos clientes e até mesmo para quem não é ainda, através de nosso blog e redes sociais.

2. Resultados comprovados

Desde que iniciamos no mercado, trabalhamos com mais de 400 clientes, oferecendo sempre os melhores resultados para que essas empresas não somente atingissem suas metas naquele momento, mas que conseguissem manter seu crescimento ao longo de suas existências.

Por isso, durante todos esses anos, reunimos cases de sucesso e depoimentos de empresários e empresárias que obtiveram grandes resultados em marketing digital conosco. Uma realidade que se mantém nos dias de hoje.

3. Foco em vendas

Aqui na Tupiniquim, temos muito claro o que as vendas significam para um negócio. Afinal, são elas que alimentam e ajudam a manter a “máquina girando”.

Por isso mesmo, ao conversar com nossos clientes e entender seus objetivos no mercado em que atuam, traçamos sempre as melhores estratégias que visam trazer resultados reais e que impactam, de fato, a empresa.

4. Walk the talk

Walk the Talk” é uma expressão em inglês que nós abraçamos aqui na Tupiniquim. Faz parte da metodologia Walking the Talk da britânica especialista em cultura organizacional, Carolyn Taylor, que diz respeito a colocar em prática aquilo que se diz.

Isso significa que as estratégias de marketing digital que utilizamos para promover o trabalho da Tupiniquim são as mesmas que indicamos para os nossos clientes. Afinal, se sabemos o que nos traz resultados, por que não utilizar esse mesmo conhecimento para buscar os das empresas que buscam o nosso auxílio?

Por isso mesmo, compartilhamos nossas estratégias sem rodeios. Pois sabemos que o nosso sucesso só existe se, antes de mais nada, nossos clientes também conseguem ser bem sucedidos.

5. Metodologia

A transparência é algo que valorizamos até mesmo internamente. Com nossos clientes, agimos da mesma forma.

Nossa metodologia consiste em atuar como parceiros das empresas que buscam nosso auxílio, sempre mantendo clareza na comunicação. Através de cronogramas, elas ficam sabendo exatamente o que está sendo feito e por que está sendo feito.

Também nos esforçamos em entender exatamente o que a sua empresa deseja alcançar, mostrando sempre os melhores caminhos, diminuindo riscos e aumentando as chances de sucesso.

6. Melhoria contínua

A Tupiniquim é feita de pessoas que estão constantemente buscando se desenvolver mais como profissionais, pois sabemos que o marketing digital não está estagnado no tempo.

Novas tecnologias, estratégias e conceitos surgem a todo momento. Sabendo disso, vamos atrás de novos conhecimentos para nos mantermos atualizados e alinhados com as expectativas dos nossos clientes. Buscamos a melhoria contínua da equipe.

7. Visão do todo

Ninguém gosta de uma experiência incompleta, certo? A Tupiniquim preza por analisar os problemas de nossos clientes olhando pelo todo, justamente porque sabemos que a solução, muitas vezes, não depende de apenas um ponto.

Por exemplo, se o objetivo envolve melhorar o tráfego do seu site, vamos avaliar juntamente com você qual é o seu processo de vendas, o design do seu site, a programação, estratégias de copywriting e a experiência geral que você oferece aos seus visitantes. A partir disso, oferecemos uma solução que engloba todos os pontos que merecem atenção, evitando que reste “algo por fazer”.

Somente assim, olhando para o todo e solucionando o todo, é que poderemos oferecer as melhores experiências para os nossos clientes.

Em busca do seu sucesso

Se ainda está restando alguma dúvida sobre por que investir em marketing digital, convidamos você a se perguntar o seguinte: “eu acredito no meu negócio, no meu produto ou serviço?

Se sua resposta para essa pergunta for sim, então para a de investir em marketing digital também é. Afinal de contas, vale a pena investir em qualquer coisa que não acreditamos? Provavelmente não.

A Tupiniquim é uma agência de marketing digital que acredita no papel das empresas na sociedade, não somente a partir da perspectiva dos clientes que precisam delas, mas também de todos os colaboradores e colaboradoras que atuam nelas.

Por isso mesmo, acreditamos que vale a pena investir em marketing digital. Pois só assim, sua empresa continuará crescendo e gerando resultados contínuos.

Queremos fazer parte disso! Que tal começar a investir em marketing digital hoje mesmo? Vem conversar com a gente, trocar ideias e traçar planos objetivos para o sucesso do seu negócio.

E se curtiu o artigo, aproveite para compartilhar com aquelas pessoas que ainda não começaram a investir em marketing digital.

Dúvidas Frequentes

Por que investir em marketing digital?

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing digital é feito através dos meios digitais. Com isso, é possível alcançar mais público, diminuir os riscos, traçar estratégias apropriadas para cada objetivo, mensurar dados e planejar com mais eficiência.

Como funciona o marketing digital?

O marketing digital é bastante versátil. Existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática de acordo com o perfil de cada negócio, entre elas estão: inbound marketing, marketing de conteúdo, branding, consultoria de SEO, tráfego pago e redes sociais.

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