O que é e como calcular o ROI?

ROI

Sigla em inglês para Return Over Investment que, se traduzida para o português, significa Retorno sobre o Investimento.  Mostra a quantidade de ganhos em termos percentuais sobre o investimento ou valor investido em algo.

O que é ROI?

Basta subtrair o número de receitas pelo custo, dividindo  o valor obtido pelo custo e multiplicando-o por 100.

Como calcular o ROI?

ROI = receita – custo ÷ custo x 100

Utilizando a fórmula

O que são os custos?

Estão relacionados a todos os gastos que a empresa teve ao fazer investimento em uma campanha. 

O que são  as receitas?

São os valores arrecadados ou que entram no caixa da empresa por conta das vendas.

Exemplo de como calcular o ROI 

ROI

Links patrocinados

Suponhamos que uma empresa tenha investido 10 mil em links patrocinados no Google, resultando em 25 mil em vendas.

Receita= 25 mil Custo inicial= 10 mil Substituindo na fórmula: ROI = 25 – 10 ÷ 10 x 100= 150% Isso quer dizer que, a cada 1 real investido, houve um retorno de R$ 1,50.

Aplicando a  fórmula de ROI

Quer saber mais sobre como calcular o ROI?

Acesse o nosso blog e  veja o artigo completo!