PLANEJAMENTO
É um processo para definir os canais, a programação e os formatos pelos quais o conteúdo de mídia será veiculado, buscando atingir resultados mais promissores em termos de engajamento com consumidores e seguidores, além de melhor retorno sobre o investimento (ROI) da empresa.
Avalie o market share para identificar as fragilidades da empresa e as oportunidades que possam agregar para a realização de suas metas.
Entender o que os seus concorrentes fazem de certo e errado pode servir de referência para as suas próprias estratégias e planos de ação.
Idade, gênero, profissão, desejos, costumes pessoais, localização geográfica e poder aquisitivo são dados que auxiliam na formação do público-alvo da sua empresa.
Identificar onde o seu público-alvo está presente, determinará em quais mídias você deverá dedicar seus esforços.
Inclua no cronograma os meios que serão utilizados, os conteúdos que serão divulgados e o período de tempo, incluindo datas e horários.
Estabelecer os locais em que suas ações devem ser destinadas aumentam as possibilidades de sucesso e evitam custos desnecessários.
Inclua ações de Branding em seu plano de mídia para melhorar o posicionamento da marca da sua empresa e a forma como ela se comunica com seu público.
É essencial para trabalhar com os recursos disponíveis e usá-los ao máximo e com sabedoria, além de conseguir determinar em quais mídias pagas poderá investir.
Importante para nortear grande parte do planejamento de mídia, desde as escolhas dos canais, até o tipo de conteúdo que será veiculado.
Dependendo da campanha que você quer rodar e da velocidade dos resultados que quer atingir, mídias pagas como o Google Ads e o Facebook Ads são excelentes opções.
Utilize os dados coletados sobre o mercado, a concorrência e sobre o seu público-alvo para desenvolver conteúdos que façam sentido para quem irá consumi-los.
Para concluir o seu plano de mídia, inclua os indicadores que devem ser avaliados para medir os resultados das suas ações publicitárias e de marketing.