12 passos para fazer o seu Plano de Mídia

PLANEJAMENTO

É um processo para definir os canais, a programação e os formatos pelos quais o conteúdo de mídia será veiculado, buscando atingir resultados mais promissores em termos de engajamento com consumidores e seguidores, além de melhor retorno sobre o investimento (ROI) da empresa.

O que é Plano  de Mídia?

Análise de Mercado

Avalie o market share para identificar as fragilidades da empresa e as oportunidades  que possam agregar para a  realização de suas metas.

Avaliação de Concorrência

Entender o que os seus concorrentes fazem de certo e errado pode servir de referência para as suas próprias estratégias e planos de ação. 

Definição de Público-alvo

Idade, gênero, profissão, desejos, costumes pessoais, localização geográfica e poder aquisitivo são dados que auxiliam na formação  do público-alvo da sua empresa.

Escolha das mídias

Identificar onde o seu público-alvo está presente, determinará em quais mídias você deverá dedicar seus esforços.

Cronograma de Mídia

Inclua no cronograma os meios que serão utilizados, os conteúdos que serão divulgados e o período de tempo, incluindo datas e horários.

Locais de Veiculação

Estabelecer os locais em  que suas ações devem ser destinadas aumentam as possibilidades de sucesso e  evitam custos desnecessários.

Gestão da Marca

Inclua ações de Branding em seu plano de mídia para melhorar o posicionamento da marca da sua empresa e a forma como ela se comunica com seu público.

Definição de Orçamento

É essencial para trabalhar com os recursos disponíveis e usá-los ao máximo e com sabedoria, além de conseguir determinar em quais mídias pagas poderá investir.

Estabelecimento  de Objetivos

Importante para nortear  grande parte do planejamento de mídia, desde as escolhas dos  canais, até o tipo de conteúdo  que será veiculado. 

Utilização de  Mídias Pagas

Dependendo da campanha que você quer rodar e da velocidade dos resultados que quer atingir, mídias pagas como o Google Ads e o Facebook Ads são excelentes opções.

Criação de conteúdo

Utilize os dados coletados sobre o mercado, a concorrência e sobre o  seu público-alvo para desenvolver conteúdos que façam sentido para quem irá consumi-los.

Definição de KPIs

Para concluir o seu plano de  mídia, inclua os indicadores que  devem ser avaliados para medir  os resultados das suas ações  publicitárias e de marketing.

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