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Sua empresa ainda não possui um projeto de branding estruturado por especialistas? Isso pode fazer com que ela perca espaço no mercado.

Você sabe nos responder qual é o valor da sua marca?

Não estamos nos referindo ao valor financeiro dela, mas sim ao que ela significa – para a sua empresa, para o público e também para os concorrentes.

O projeto de branding é responsável por externalizar o que a sua empresa deseja passar para o público-alvo. Isso impactará diretamente na relação que você construirá com seus futuros clientes e, consequentemente, na percepção que a persona interessada nos seus serviços terá da sua empresa.

Separamos algumas ideias de projeto de branding para que você se inspire e entenda qual é a real importância do investimento na identidade da sua marca. Então, dê uma olhada nos casos que vamos apresentar a seguir!

O que é Branding?

Antes de começarmos, pode ser que você não saiba exatamente sobre o que é branding ou tudo o que ele engloba. Se for o caso, sem problemas. Nós explicaremos agora para você.

Podemos dizer que o branding é a forma como a sua empresa se mostra para o resto das pessoas, somado com a impressão que as pessoas possuem da sua empresa.

Por mais simplista que pareça, o branding engloba diversos aspectos de uma empresa: desde a sua identidade visual, passando pelo atendimento e sendo afetado até mesmo pela qualidade dos serviços ou produtos entregues.

No final das contas, é como se toda a criação, a gestão e o posicionamento da marca formassem o branding da empresa. Se você já escutou de alguém que “o branding diz tudo sobre uma empresa”, saiba que essa não é uma afirmação tão absurda quanto parece.

Se o conceito de um projeto de branding ainda não estiver claro o suficiente para você, acesse o nosso post sobre o que é Branding e porque ele é tão importante para o seu negócio.

Nessa leitura você encontrará todas as informações que precisa para entender a definição de branding e aprenderá a identificar quais são os fatores principais que definem um branding bem construído. O conteúdo desse artigo será útil para entender os exemplos que citaremos aqui. Então, dê uma passada por lá antes de continuar esse post!

Quais são os maiores desafios de um projeto de branding?

A criação de um projeto de branding pode definir o futuro de uma empresa. É uma afirmação um tanto quanto pesada, certo? Por mais intensa que pareça, a frase ilustra bem o poder que um posicionamento de marca pode ter.

Da mesma forma que um projeto de branding bem construído pode posicionar uma marca entre os líderes do segmento, um projeto de branding feito sem cuidados e com uma qualidade aquém pode afundar uma empresa.

Fazer com que uma empresa seja reconhecida no mercado depende de inúmeros fatores, mas grande parte deles têm a ver com o branding. Possuir um logo bonito é só a ponta do iceberg.

O maior desafio que encontramos em um projeto de branding é também o primeiro com o qual nós iremos nos deparar: como transmitir a missão e os valores da empresa através da identidade visual?

É um processo que pode parecer abstrato para quem não é da área de Design ou Comunicação, mas faz todo o sentido dentro dos conceitos de marketing.

Há simbologias que podem ser utilizadas para fazer com que a persona entenda o que a marca deseja passar, mesmo que de maneira subliminar.

Esse processo deve ser acompanhado de outros fatores, que determinam os outros desafios. Você já consumiu de uma marca que possui uma apresentação impecável, mas deixa a desejar na qualidade dos produtos ou no atendimento? É uma situação um tanto quanto desagradável, certo? Esse tipo de interação pode fazer com que o público passe a optar pelos concorrentes.

Por isso, cabe às empresas dar continuidade à segunda etapa do projeto de branding: o posicionamento da marca. A gestão da empresa precisa transmitir através da comunicação e dos serviços os valores pelos quais desejam ser reconhecidos.

Estudar quais as sensações que uma marca causa no público, qual é o envolvimento dele com a marca e o que o cliente espera da marca mostra para a equipe de branding qual é o caminho a ser seguido e o que precisa ser construído ao longo do projeto.

Mais do que “dar uma cara nova” para a marca, o maior desafio de um projeto de branding está em como fazer com que o novo projeto agregue valor para a empresa – e se esse valor será percebido pelos stakeholders e pelo público que ainda não faz parte desse grupo.

Agora que já entendemos qual é o conceito de um projeto de branding e para que ele serve, vamos te mostrar alguns de nossos cases. Como uma agência de marketing digital especialista em Branding, temos muitos exemplos para compartilhar. E nada melhor do que mostrar na prática como esse processo ocorre, certo? Acompanhe!

Projeto de Branding para restaurante e café: Madeli

O cheiro do café logo pela manhã é uma das sensações mais únicas que existem e está diretamente associado à memória afetiva de cada um. Independentemente do fato de você tomar o café ou não, ele possui um significado forte na cabeça de todos nós. Esse foi o nosso ponto de partida ao criar o projeto de branding do Madeli, um restaurante e café localizado em Guarulhos, São Paulo.

O Madeli é um café que possui como missão resgatar essas memórias afetivas ao proporcionar um espaço que reúna as pessoas em volta da mesa, seja aconchegante e proporcione momentos simples, mas de alegria genuína para quem frequenta. A correria que encontramos nos outros ambientes do dia a dia não se encaixa aqui.

Nosso desafio ao criar o projeto do Madeli envolvia o naming, a criação de logo, uma identidade visual completa e o projeto de branding como um todo. Para fazer isso, nos baseamos nos pilares da marca: as relações verdadeiramente humanas, o carinho na hora de montar cada prato e a modernização de um modelo tradicional ao qual estamos acostumados.

Para desenvolver o nome “Madeli”, nos baseamos em elementos simples que encontramos nas cozinhas mais tradicionais do Brasil: a madeira, o aroma, a delicadeza no preparo, as especiarias e as delícias resultantes do processo. A sonoridade da palavra “Madeli” foi projetada para transmitir esses elementos.

Na criação do logotipo, decidimos unir a delicadeza do conceito com a força das relações humanas. Você pode observar que a letra M (de Madeli) forma um coração, que representa os laços que são fortalecidos dentro do restaurante. Da mesma forma que esses momentos ornam a nossa vida, uma moldura delicada acompanha o símbolo, finalizando o logo.

O projeto de branding para restaurante e café foi essencial para o posicionamento do Madeli, que acabou se diferenciando da concorrência regional e conta com um público muito mais fiel agora. Você pode ver mais sobre esse projeto de branding nas imagens da galeria.

Projeto de Branding para startup: Almaroma

Os valores de uma empresa são percebidos pelo público, como afirmamos anteriormente. Existem empresas que possuem valores sociais fortes, como as que utilizam seus serviços como uma ferramenta para a inclusão. Esse trabalho de inclusão ocorre das mais diferentes formas possíveis. É o que chamamos de setor 2.5.

Fomos os responsáveis pela criação do projeto de branding da Almaroma, uma startup que nasceu com a ideia de incluir de maneira real as pessoas especiais no mercado de trabalho.

Como a Almaroma faz isso? Através de um café móvel com bike foods, os criadores do projeto encontraram uma maneira de entregar produtos de qualidade feitos por seus colaboradores, com a missão de quebrar preconceitos.

Aqui, nos foi incumbida a missão de criar um nome para a startup, um novo logo, estruturar a identidade visual, o site e todo o resto do projeto de branding.

O nome “Almaroma” surgiu da junção das palavras que formam a essência da startup: alma + aroma + amor. O nome possui uma sonoridade forte e de fácil assimilação, o que é ótimo para fixar na mente das pessoas que toparem com um dos bike foods na rua.

O novo logo da startup deixa claro qual é o propósito que prevalece para a Almaroma: o amor. O coração foi estilizado para combinar com a tipografia e para relembrar a fumaça que sai das xícaras de café que são entregues para os clientes.

Na identidade visual, você pode observar as cores relacionadas aos grãos de café. Acompanhado do jogo de cores, estão os traços que simbolizam a fumaça do café e que resolvemos adotar como o padrão da marca.

Através desse projeto de branding para startup, nós conseguimos fazer com que a Almaroma entregue mais do que produtos para seus clientes. Há uma troca genuína ali contribuindo para a sociedade.

Você pode entender mais sobre esse projeto no vídeo e na galeria acima.

Projeto de Branding para advogado: Taís Santos

Um advogado é um profissional que deve inspirar confiança na sua cartela de clientes. É essa confiança que será a base para toda a relação entre as partes. Um projeto de branding para advogado deve ajudar a construir uma imagem sólida para que os novos clientes já se sintam impactados o suficiente para entenderem que podem confiar no advogado que ficará responsável por atendê-los.

A advogada Taís Santos possui mais de uma década de experiência na área de direito previdenciário e acidentário e lida diariamente com pessoas nas mais diversas situações possíveis. Naturalmente, a marca e o conceito do branding da Taís Santos precisavam ser tão sólidos quanto a relação que ela constrói com essas pessoas.

Nosso desafio aqui foi criar uma marca que refletisse a seriedade necessária, mas sem se tornar formal demais e que fizesse com que o escritório se destacasse em relação aos seus concorrentes mais tradicionalistas. Optamos pela utilização de cores mais sóbrias para a criação dos materiais e desenvolvemos toda a papelaria de apoio, site e demais materiais de comunicação que são utilizados no dia a dia do escritório.

Veja mais imagens desse projeto de branding para advogado na galeria acima.

Projeto de Branding para engenharia: ARC Engenharia

Se apresentar como uma empresa que entrega soluções modernas sem ter uma identidade visual que externalize inovação fará com que os clientes não deem crédito à sua empresa tanto quanto deveriam.

Com a ideia de tornar a comunicação com os clientes mais sólida e melhorar a relação com todos os stakeholders, a ARC Engenharia entrou em contato com a Tupiniquim para desenvolver o seu projeto de branding.

O nosso primeiro desafio foi entender como as soluções da ARC se diferenciavam das demais empresas de engenharia e sistemas elétricos para poder saber como deveríamos construir a marca deles.

Nosso projeto de branding para engenharia se estendeu até a criação de um site e outros materiais para conversão. O resultado desse estudo sobre inovação você pode conferir na galeria acima e em nossos cases de sucesso.

Projeto de Branding para contabilidade: Fator Contábil

Escritórios de contabilidade lidam com uma parte delicada que é fundamental das outras empresas: o financeiro. Para que possam se destacar nesse ramo, precisam passar uma imagem que de credibilidade.

A Fator Contábil é uma empresa com décadas de experiência e possui um longo histórico de confiança com seus clientes.

O nosso maior desafio ao fazer um projeto de branding para contabilidade foi justamente manter a seriedade dessa marca, construir uma imagem sólida e modernizar o conceito que já existia, para melhorar a experiência dos clientes que mantém contato com a empresa.

A nova identidade visual dessa empresa se estendeu para outros projetos, como sites institucionais, blogs e até mesmo materiais para redes sociais. Hoje, os clientes possuem uma percepção muito maior sobre o peso que é associado ao nome dessa empresa.

Dê uma olhada no resultado do projeto para a Fator Contábil na galeria acima.

Projeto de Branding para agência de turismo: Konyn

As viagens que fazemos tornam-se lembranças agradáveis e leves em nossa memória. É esse o sentimento que prevalece desses momentos e é o sentimento que a Konyn proporciona para seus clientes.

A Konyn é uma agência de viagens e turismo moderna e que preza pela qualidade das parcerias feitas para poder entregar as melhores viagens possíveis para quem fechar um pacote com a empresa.

Em um projeto de branding para agência de turismo, nosso maior desafio foi entender como criar uma marca que seja sólida, possua elementos que remetam ao lazer e às viagens, mas ainda sim seja moderna e leve.

A aplicação desses materiais na interação com os clientes e parceiros tornou a comunicação da Konyn mais unificada e deu margem para um posicionamento mais firme da marca. O projeto se estendeu até a criação de um site. Confira algumas imagens do projeto de branding para a agência de turismo Konyn na galeria acima.

Projeto de Branding para agência de recursos humanos: Electi Serviços

A Electi Serviços é uma empresa que atua desde 2003 no mercado de recursos humanos e trade marketing e contribui para o desenvolvimento não só de empresas e profissionais, mas principalmente de relações humanas.

Essa proximidade com as relações humanas é o que dá a característica de adaptabilidade para a Electi, que está sempre procurando novas formas de gerar valor humano para os clientes que atendem.

Para nós, o desafio consistiu em dar uma cara mais moderna para a agência, que refletisse o DNA da empresa e os pilares que a sustentam.

O logo foi criado com diferentes versões para serem utilizadas nas áreas em que atendem – se adaptando da mesma forma que a Electi faz. Nele, você encontra elementos relacionados com os serviços da empresa e com o principal agente das relações que a Electi intermedia: as pessoas.

O projeto de branding para agência de recursos humanos e trade marketing pode ser conferido na galeria acima.

Projeto de Branding para mecânica automotiva: Shoptire

Segurança é assunto sério em todas as áreas, mas quando estamos nos referindo à segurança no trânsito, o tópico se torna mais importante ainda. Por isso, poder contar com uma mecânica automotiva de confiança é algo que todo dono de veículo deseja.

A Shoptire é uma oficina veicular com mais de 20 anos de mercado e que possuem a missão de se tornarem verdadeiros parceiros dos proprietários, amparando-os em todos os momentos de necessidade.

A marca da Shoptire foi desenvolvida pensando em maneiras de transmitir a seriedade que o assunto precisa ter. O forte contraste entre o preto e o amarelo reforçam essa sensação enquanto conseguem captar a atenção do público-alvo.

O novo branding da Shoptire pode ser encontrado tanto nos materiais de comunicação da empresa, quanto no site. Confira o resultado desse projeto de branding para mecânica automotiva na galeria acima.

Projeto de Branding para programação e softwares: Neokon

Quando estamos falando da área de tecnologia, as maiores preocupações sempre são a agilidade dos processos e a entrega de soluções consistentes. As empresas dessa área se preocupam em ter formas mais concretas de se apresentar para seus clientes.

A Neokon é uma empresa do setor B2B que desenvolve soluções digitais para outras empresas através da programação de softwares em nuvem, além de oferecer soluções como a criação de sites, e-commerce e mais.

Dados valiosos são confiados à Neokon pelos seus clientes, o que norteou o nosso desafio: criar um branding que seja objetivo, sólido e moderno.

Assim, nasceu o projeto de branding para programação e softwares que você pode conferir na galeria acima.

Por que fazer o seu projeto de branding com a Tupiniquim?

Uma identidade forte é o primeiro passo para que a sua empresa conquiste os clientes, mas para isso você precisará contar com especialistas na hora da criação.

Como citamos anteriormente, um projeto de branding fraco pode prejudicar a imagem da empresa e comprometer todas as oportunidades futuras que ela terá.

A Tupiniquim é uma agência de branding com mais de 10 anos de experiência na criação de marcas e projetos de identidade visual e pode ser a parceira que a sua empresa precisa para se destacar da concorrência.

Através do projeto de branding desenvolvido por nós, sua empresa poderá ser reconhecida como uma referência no setor com maior facilidade e terá um valor muito maior percebido pelo público.

Dê uma olhada em nossos cases de sucesso e veja a diferença que um bom branding faz para as empresas.

Hoje, se você possui uma marca que transmite claramente os valores da empresa, há 64% mais de chances de que os clientes confiem na sua empresa. Além disso, é realidade que 48% das pessoas levam em consideração o branding da empresa antes de fazer uma compra.

Sua marca ainda não se apresenta como deveria e você sente que ela pode ser melhorada? Entre em contato com a Tupiniquim! Podemos começar agora mesmo o desenvolvimento de um novo projeto de branding para você.

Gostou desse post? Aproveite e compartilhe!

Dúvidas Frequentes

Qual é o objetivo de um projeto de branding?

O branding envolve todo o posicionamento, gerenciamento e o relacionamento da marca com o público. Ele deve ser planejado para que a identidade seja reconhecida e os objetivos sejam atingidos.

Um projeto de branding é caro?

O valor total do projeto costuma depender das aplicações que serão feitas com a marca. No entanto, é comprovado que unificar a identidade visual da marca e investir em um projeto de branding traz um aumento de 23% na lucratividade para as marcas.

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