Apresentação Comercial e Comunicação Institucional

A gigante Microsoft Corporation é uma empresa de softwares, computadores e outros produtos eletrônicos que dispensa apresentações.

Com escritórios de vendas no mundo todo, inclusive no Brasil, a empresa oferece suas soluções de tecnologia para diversos setores, como automotivo, finanças, educação, saúde, público, entre outros.

Entre seus produtos mais populares estão o sistema Windows e o Office, sendo este último um pacote de aplicativos como Word, Outlook, PowerPoint, OneDrive e Excel, que é frequentemente utilizado tanto por indivíduos quanto por empresas.

Quais eram os maiores desafios da Microsoft?

Ao fazer suas apresentações comerciais, a equipe de vendas para os setores público e de saúde da Microsoft percebeu que suas ações para vendas não estavam gerando os resultados esperados.

As apresentações para as pessoas responsáveis pela gestão e tomadas de decisão não eram eficientes o suficiente para convencê-las de que a solução oferecida pela Microsoft atendia aos interesses das empresas.

A partir daí, a Tupiniquim identificou que a equipe de vendas da Microsoft não abordava um elemento crucial em suas apresentações: quais os benefícios que as empresas teriam se comprassem a solução oferecida?

Além disso, o material apresentado durante as reuniões era carregado de textos e pobres em elementos visuais que pudessem facilitar a compreensão pela audiência.

Não havia problemas com os produtos ofertados, mas sim com a forma que eles eram apresentados ao público-alvo.

Nossa solução

Após compreender as principais dificuldades da equipe de vendas da Microsoft, a Tupiniquim começou a traçar uma nova estratégia para as apresentações comerciais da empresa.

Através da metodologia de Spin Selling, que leva em conta os 4 pilares Solução, Problema, Implicação e Necessidade, a apresentação e todo o discurso de vendas foram reformulados para se adequarem a essa metodologia, que é bastante utilizada por empresas B2B.

O formato da apresentação passou a ser mais objetivo, claro e focado em demonstrar as vantagens que a empresa teria a partir das soluções e funcionalidades que os produtos da Microsoft poderiam oferecer.

Para evidenciar isso, a Tupiniquim também modificou o design do material gráfico utilizado nas apresentações, que ficou com textos mais sucintos e com mais imagens e outros elementos visuais que auxiliassem na compreensão e engajamento da audiência.

Resultados do projeto

microsoft aumento considerável de vendas

Aumento considerável de vendas

microsoft melhoria na percepção do produto

Melhoria na percepção do produto

microsoft facilidade para a equipe de vendas

Facilidade para a equipe de vendas

Apresentação que convence

Fazer apresentações profissionais objetivas e que tragam bons resultados pode ser um grande desafio para as empresas, principalmente as de modelo B2B.

Ter o conhecimento profundo do que é o produto ou serviço ofertado é fundamental.

Mas ao fazer as apresentações comerciais para as outras empresas, não basta focar no que a sua empresa oferece, mas no que ela pode contribuir para resolver as dores do seu potencial cliente.

Com isso em mente, a Tupiniquim transformou a apresentação e a comunicação visual da equipe de vendas da Microsoft, o que contribuiu não somente para que clientes entendessem melhor os benefícios dos produtos, como também auxiliou a equipe de vendas a se expressar de forma mais eficiente.

Se identificou com as dores da equipe de vendas da Microsoft? Entre em contato com a Tupiniquim e transforme suas apresentações profissionais para conquistar mais clientes para o seu negócio.

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