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Leia o artigo completo e saiba quem são os profissionais mais relevantes do marketing digital no Brasil para você acompanhar e expandir seu conhecimento sobre estratégias digitais para o crescimento da sua empresa.

Quantos minutos você já passou na internet apenas no dia de hoje? Muitos, né? E provavelmente passará muitos minutos mais porque é assim que vivemos hoje em dia: conectados o tempo (quase) todo.

Em meio ao mar de conteúdos feitos para atrair nossa atenção, a noção de tempo se torna relativa e, quando damos conta, passamos horas rolando o feed de redes sociais (como o TikTok), curtindo fotos, assistindo a vídeos, publicando postagens, fazendo pesquisas no Google etc.

A facilidade de acessar a internet aumenta a cada dia, principalmente via dispositivos móveis. Não importa se estamos em casa, no transporte ou no trabalho. A quantidade de pessoas distraídas em seus celulares é muito grande. Usamos toda essa conectividade para nos comunicar, expressar, entreter, trabalhar e estudar.

Além de todo o conteúdo gerado para entretenimento, a internet é uma poderosíssima ferramenta para quem quer aprender qualquer tipo de assunto e expandir o conhecimento acessando uma infinidade de fontes e cursos.

A Agência de Marketing Digital Tupiniquim acredita na força da internet para nos ajudar a buscar informações que podem melhorar não só a nossa vida pessoal, mas também nossa experiência profissional por meio de exemplos e estratégias eficientes para impulsionar carreiras e empresas na web.

É por isso que elaboramos uma lista com 10 nomes relevantes para você acompanhar na internet e que são referências para o mercado brasileiro de marketing digital em áreas diversas como o marketing de conteúdo, otimização para mecanismos de busca (SEO), tráfego pago etc.

Além disso, também preparamos uma lista com 4 cursos gratuitos sobre as diferentes áreas do marketing digital para você se aprofundar ainda mais no tema e conhecer todo o potencial das táticas usadas para impulsionar o alcance de profissionais e de negócios na internet. Boa leitura e bons estudos!

Qual a importância do marketing digital na atualidade?

Uma empresa deve estar onde o seu público-alvo está. No passado, isso significava ter que investir muito dinheiro em outdoors, panfletos distribuídos pelas ruas e publicidade exibida na televisão, no rádio e em veículos de mídia impressa, como jornais e revistas.

No entanto, o avanço da tecnologia mudou o foco da divulgação das marcas e facilitou as formas de alcançar os clientes potenciais. Isso porque uma empresa não precisa mais se limitar à publicidade tradicional ou ao horário comercial para manter contato com as pessoas. Um negócio pode ter um site em WordPress e ser encontrado 24 horas por dia no Google, por exemplo.

Além disso, o marketing digital possui uma série de técnicas e estratégias para aumentar ainda mais o número de pessoas que conhecem a sua empresa. Seja publicando anúncios no Google ou criando conteúdo para informar o público sobre as soluções que um negócio oferece, as táticas de marketing digital têm sido usadas amplamente por empresas em todo o mundo.

Isso também significa que o número de profissionais que se dedicam ao marketing digital explodiu nos últimos anos, provando a grande demanda por esses profissionais qualificados para aumentar as vendas de marcas por meio da internet.

Não é à toa que, segundo uma pesquisa, 94% das empresas consultadas afirmaram fazer uso das estratégias de marketing digital para alavancar suas vendas e o reconhecimento de suas marcas no ambiente digital e 95% delas reconheceram que há espaço para intensificar a aplicação de estratégias on-line em seus processos de marketing.

Toda essa procura por esses serviços de marketing digital exige que o mercado esteja pronto para absorvê-la. Aqui na Agência Tupiniquim, por exemplo, contamos com grandes profissionais e equipes com as mais diferentes especializações: campanhas de anúncios no Google, produção de conteúdo, consultoria de branding e de SEO, entre outros serviços.

10 profissionais de marketing digital para você seguir

Como vimos, a grande demanda pelos serviços de marketing digital fez com que surgissem muitos profissionais na área. Alguns deles se destacam por suas experiências e talentos para implementar as melhores táticas para fazer empresas crescerem na internet.

Veja uma lista com 10 nomes que valem a pena acompanhar para entender melhor a rotina de profissionais de marketing digital e o que eles têm a oferecer seja para a sua empresa, seja para a sua carreira.

1. André Siqueira

Um dos fundadores da RD Station (também conhecida como Resultados Digitais), André Siqueira é conhecido por ajudar empresas a entenderem, colocarem em prática e realizarem melhorias na tática de captação de clientes.

Um dos nomes da Forbes Under30 em 2019 e eleito o profissional do ano na área de Inbound Marketing pelo Prêmio Digitalks em 2016, 2017 e 2018, o empreendedor também escreveu o livro Máquina de Aquisição de Clientes em que dá dicas sobre o mercado e como aumentar a base de consumidores e as vendas de um negócio.

2. Camila Porto

Atualmente, empresas dos mais diferentes portes e segmentos reconhecem a importância de usar as redes sociais para interagir com os usuários e divulgar seus produtos e serviços. E uma das maiores defensoras das mídias sociais como impulsionadoras de negócios é Camila Porto.

A catarinense é autora do livro Facebook Marketing: Como Gerar Negócios na Maior Rede Social do Mundo e ministra treinamentos que explicam como implementar a estratégia de social selling para alavancar as vendas a partir de redes sociais, especialmente no Facebook.

3. Eleonora Diniz

Monitorar as métricas e resultados obtidos por meio das estratégias de marketing digital é tão importante quanto criar conteúdo e otimizar o caminho digital percorrido pela sua empresa até chegar aos potenciais clientes.

Por isso, recomendamos que você conheça e acompanhe Eleonora Diniz, que é especialista em Google Analytics e que usa essa ferramenta para colocar em prática o seguinte lema: “transformar dados em informação e informação em inteligência”.

4. Fabio Ricotta

O empreendedor que ajudou a fundar a Agência Mestre atua no mercado de marketing digital há mais de 10 anos e é conhecido por suas palestras e cursos como, por exemplo, o de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), que mostra como aumentar a visibilidade de uma página on-line em buscadores, como o Google.

Em seu canal no YouTube, Fabio tem mais de 35 mil inscritos que consomem conteúdos criados por ele sobre negócios, vendas, relacionamento com clientes e outros tópicos relacionados ao marketing digital.

5. Liliane Ferrari

Liliane Ferrari é uma estrategista de marketing conhecida por dar dicas para criação de conteúdo para redes sociais, sendo especializada no Pinterest, que é uma mídia social para quem busca inspirações e referências visuais.

A profissional também fala sobre usar essa rede social para gerar tráfego orgânico e qualificado para e-commerces, além de ser fundadora da primeira agência brasileira dedicada ao Pinterest, a Pinterest Expert.

6. Martha Gabriel

Um dos nomes mais experientes em estratégias digitais para negócios, Martha Gabriel é um ícone no tema inovação digital e autora de livros como Marketing na Era Digital e Educar: A Evolução Digital na Educação.

A grande relevância de Martha Gabriel para o marketing digital pode ser comprovada pela inclusão de seu nome em listas como a dos Top 100 Professores Experts Em Tecnologia No Mundo (Online Universities) e a dos 50 Profissionais Mais Inovadores do Mundo Digital Brasileiro (Revista ProXXIma).

7. Pedro Sobral

Considerado um dos maiores especialistas em tráfego pago, Pedro Sobral já gerenciou campanhas com investimentos de milhões de reais em anúncios on-line e, atualmente, ministra cursos e cria conteúdo para ensinar a dominar plataformas de publicidade como, por exemplo, o Facebook Ads.

Pedro tem um canal no YouTube com mais de 500 mil inscritos em que posta vídeos que vão te mostrar como desenvolver anúncios com foco em conversão de leads (ou clientes potenciais) em clientes reais, como segmentar o público-alvo, entre outros tópicos relevantes para quem gerencia tráfego.

8. Rafael Albertoni

Autointitulado o “primeiro copywriter do Brasil”, Rafael Albertoni é um dos profissionais mais experientes e respeitados no Brasil quando o assunto é copywriting, isto é, uma técnica de escrita persuasiva para incentivar pessoas a tomarem uma decisão (como fechar uma compra) ou realizarem uma ação (como baixar um e-book).

Rafael também dá cursos que te ensinam a elaborar textos com foco em conversão de clientes por meio de e-mails marketing, postagens em redes sociais, sites, anúncios e outros formatos que atraem e convencem as pessoas a comprarem um produto ou contratarem um serviço.

9. Ricardo Silvestre

Ricardo Silvestre é CEO e fundador da Black Influence, a principal agência brasileira de marketing de influência com foco em influenciadores e criadores de conteúdo negros.

A diversidade é uma pauta que ganha cada vez mais importância e relevância dentro e fora da internet e é essencial que as marcas pensem e implementem ações que reflitam o compromisso de inclusão, representação e comunicação com públicos de vivências e origens diversas.

10. Victor Peçanha

Quando se fala em marketing de conteúdo, um dos principais nomes que vem à cabeça é o do cofundador da Rock Content: Victor Peçanha. Formado em Comunicação Social pela UFMG, Peçanha escreve artigos, grava vídeos e dá palestras sobre estratégias e tendências para empresas crescerem no ambiente digital.

Além disso, o mineiro é autor do livro Obrigado pelo Marketing, em que mostra o caminho das pedras para implementar uma tática eficiente de marketing de conteúdo para atrair o público-alvo e convertê-lo em clientela.

4 cursos gratuitos para você aprender mais sobre marketing digital

Quer conhecer um pouco mais sobre o mercado e a área de atuação dos profissionais que listamos acima? Que tal fazer cursos on-line relacionados às estratégias de marketing digital? É uma ótima maneira de usar a internet de forma mais produtiva e, de quebra, dar um upgrade no seu currículo.

Veja 4 cursos que selecionamos para você expandir seus conhecimentos sobre o marketing digital (e o melhor: sem precisar colocar a mão no bolso).

1. Tráfego Pago

Quer aprender sobre os tipos de anúncios criados para promover um negócio on-line? Então, aproveite os cursos gratuitos disponibilizados pela Meta (grupo que engloba gigantes da internet como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp).

No curso “Comece a anunciar na sua Página” da Meta Blueprint, você fica sabendo como criar e posicionar publicidade digital e ficar por dentro das técnicas usadas para elaboração e edição de materiais criativos que captem a atenção do público-alvo.

2. Marketing de Conteúdo

A tolerância do público a propagandas diretas que interrompem seu entretenimento, trabalho ou estudos é cada vez menor. Por isso, empresas têm apostado cada vez mais na produção de conteúdo útil, informativo e relevante para solucionar problemas e responder dúvidas das pessoas na internet e, assim, criar um relacionamento com elas.

Para entender melhor o assunto, faça o curso on-line e gratuito sobre Marketing de Conteúdo da Rock University e aprenda não só a criar conteúdo, mas também a estruturar o público-alvo que o consumirá e a estabelecer os indicadores de performance (KPI) que te ajudarão a monitorar o alcance do material produzido.

3. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

A Mirago possui um curso chamado SEO Básico que é ideal para quem está dando os primeiros passos no universo da otimização do alcance orgânico de sites, blogs e páginas on-line em geral em sites de buscas, principalmente no Google.

O curso pode ser feito sem custos e te oferece 7 horas de videoaulas sobre elementos de SEO como o uso de palavras-chave, a indexação de páginas e o ranqueamento de sites entre os resultados de pesquisas feitas por usuários em buscadores na internet.

4. Marketing Digital em Geral

Para desenvolver uma noção geral sobre o que é e quais as possibilidades que o marketing digital oferece para impulsionar um negócio no ambiente digital, recomendamos o curso grátis sobre Marketing Digital da Coursera em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Você vai ficar por dentro de conceitos importantes para o marketing digital como, por exemplo, o funil de vendas, a taxa de retorno sobre investimento (ROI) e testes AB para monitorar e melhorar os resultados de campanhas de anúncios em plataformas de publicidade on-line como o Google Ads e o Facebook Ads.

Use o marketing digital a favor da sua empresa!

Neste artigo, você aprendeu que o crescente uso da internet pelas pessoas acabou atraindo também a atenção de empresas interessadas em ofertar e vender seus produtos e serviços aos usuários de redes sociais, sites e buscadores.

Você também viu que grande parte dos negócios já está implementando estratégias de marketing digital para aumentar o reconhecimento de suas marcas e o alcance de seus perfis em mídias sociais e de seus sites próprios entre o público-alvo.

Recomendamos fortemente que você acompanhe os profissionais que mencionamos, além de fazer os cursos recomendados, para, assim, comprovar que a internet veio para ficar e que as empresas que querem crescer precisam fazer uso dela para alavancar seus resultados.

Se tiver alguma dúvida sobre como o seu negócio pode evoluir a partir das técnicas de marketing digital, entre em contato conosco e faremos um diagnóstico do perfil do seu negócio e de como ele pode aumentar a base de clientes e o número de conversões de vendas.

Fale com a Tupiniquim para entender os serviços de marketing digital que prestamos há mais de 10 anos para várias empresas que decidiram melhorar seus resultados usando a internet como aliada!

Se você achou este artigo interessante, compartilhe o link com outras pessoas que também se interessam pelo assunto!

Dúvidas Frequentes

Como o marketing digital pode ajudar a sua empresa?

O marketing digital possui uma série de técnicas e estratégias para aumentar ainda mais o número de pessoas que conhecem a sua empresa. Seja publicando anúncios no Google ou criando conteúdo para informar o público sobre as soluções que um negócio oferece, as táticas de marketing digital têm sido usadas amplamente por empresas em todo o mundo.

Quais são os melhores profissionais do marketing digital para seguir?

  1. André Siqueira;
  2. Camila Porto;
  3. Eleonora Diniz;
  4. Fabio Ricotta;
  5. Liliane Ferrari;
  6. Martha Gabriel;
  7. Pedro Sobral;
  8. Rafael Albertoni;
  9. Ricardo Silvestre;
  10. Victor Peçanha.

Onde fazer cursos gratuitos e on-line sobre marketing digital?

  1. Meta Blueprint;
  2. Rock University;
  3. Mirago;
  4. Coursera.

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