fbpx
Já ouviu falar na metodologia do 5W2H? Descubra neste post como aplicar esse conceito que é muito utilizado pelas empresas!

O plano de ação 5W2H é uma das metodologias mais populares do mundo no que diz respeito à gestão. Este método coleta informações para entender todo o cenário, sem omitir elementos relevantes, usando uma série de perguntas para isso.

Uma empresa de projetos de automação industrial precisa estabelecer um ritmo adequado para as diversas atividades que produz. Pensando nisso, é importante definir uma metodologia que simplifique o plano de ação para ela.

Qualquer negócio nos dias de hoje precisa de um plano de ação para se manter no mercado.

Isso significa que as ações a serem executadas pela empresa devem ser planejadas, os responsáveis por cada ação apontados, sendo o gestor responsável por estar a frente de tudo isso.

Seja na criação ou na reestruturação de uma empresa, todos os gestores eventualmente passam pela necessidade de utilizar este processo, e para que tudo funcione de forma mais apropriada, foram criadas metodologias para facilitar a utilização.

Navegue e saiba mais sobre 5W2H

Afinal, o que é 5W2H?

Esta sigla um tanto incomum é, na verdade, um checklist de diversas atividades que devem ser desenvolvidas por todas as pessoas envolvidas em um projeto.

O 5W2H se trata das iniciais em inglês de sete diretrizes diferentes que ajudam a eliminar qualquer dúvida que possa surgir durante uma atividade em particular. A fração da sigla 5W significa:

  • What (o que?);
  • Why (porque?);
  • Where (onde?);
  • When (quando?);
  • Who (quem?).

Já para a fração 2H, o significado é How (como?) e How much (quanto?), respectivamente.

Ao responder à todas as perguntas da metodologia, você terá um panorama geral do projeto que permitirá compreender cada um dos passos necessários para atingir seu objetivo.

O 5W2H ajuda principalmente na execução e no controle de tarefas, o que acaba gerando uma forte economia de recursos e de tempo.

Isso porque com todos os papéis definidos em um projeto, é mais fácil cada pessoa começar a produzir sem deixar margem para dúvidas.

Pense em uma empresa de motoboy, por exemplo. É possível aplicar a metodologia em qualquer uma das áreas de atuação dela, desde a administração até o operacional, definindo os papéis de cada colaborador e como tomar novas ações.

Esse resultado extrapola a economia de tempo e dinheiro, tornando a equipe mais coesa e o trabalho mais fluido, fazendo seu time de colaboradores se sentirem mais valorizados e parte de algo maior.

Como aplicar o 5W2H?

Você pode aplicar a metodologia em diversas atividades que se relacionem com sua empresa.

Desde a contratação de um novo funcionário ao início de um novo projeto, responder essas questões permitirá que você consiga identificar cada um dos detalhes que podem ser importantes na elaboração de uma estratégia.

Apesar de parecer simples, os questionamentos podem acabar tendo respostas mais complicadas do que você imagina, e todos devem ser respondidos para uma melhor compreensão do panorama que deve ser alcançado com a ação em questão.

Uma empresa que aluga sala de reunião, por exemplo, pode usufruir do 5W2H para compreender as melhores formas de interagir com seu público-alvo.

Com o tempo, entretanto, a metodologia acabará se tornando natural para você, que começará a fazer espontaneamente as perguntas quando tiver alguma dúvida com relação a uma atividade.

A metodologia pode até mesmo ultrapassar o âmbito empresarial e ajudar em sua vida pessoal.

Quando você for organizar uma festa com familiares e amigos, por exemplo, pode usar as questões para definir o que será feito e quem se tornará responsável por que etapa da festa.

O princípio da 5W2H é a eficiência, podendo ser aplicada em qualquer área empresarial. Ela também não se restringe a grandes empresas: estabelecimentos de todos os portes podem se beneficiar com os questionamentos surgidos pela metodologia.

A simplicidade de atuação do 5W2H acaba o tornando uma excelente estratégia de plano de ação, principalmente porque praticamente não há custos ao fazer a análise.

Isso permite que diversos profissionais consigam realizar seus próprios questionamentos e que o gestor tenha mais opiniões para identificar.

É possível até mesmo usar a metodologia para a criação de um catálogo de empresas para aplicar da melhor forma possível as atividades de seus colaboradores.

Além disso, o 5W2H permite um melhor gerenciamento de projetos e recursos, uma vez que a economia de tempo gerada pela atribuição correta de papéis e atividades acaba melhorando a cultura organizacional da empresa.

Pensando nisso, é importante ter em mente que só os questionamentos da 5W2H não tem força. É necessário ainda aplicar a metodologia, buscar os resultados desejados e incentivar sua equipe de trabalho para ser líder em seu ramo de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder