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Você conhece o plugin do WooCommerce? Hoje, vamos te mostrar como abrir um e-commerce em WordPress pode ser mais fácil do que parece!

Seja conversando com nossos clientes ou em todos os nossos outros posts do blog, nós da Tupiniquim sempre citamos a importância de se criar um site em WordPress para a sua empresa.

A recomendação é para que a sua empresa exista online, requisito que é fundamental para qualquer negócio que deseje prosperar nos dias de hoje. No entanto, existe mais um passo que pode ser dado para que a sua empresa seja um verdadeiro sucesso na internet: a criação de um e-commerce.

Se você adotou nossas outras dicas e criou o seu site em WordPress, fica fácil aprender a como criar uma loja virtual. Através de um plugin chamado WooCommerce, você conseguirá dar vida ao seu e-commerce e poderá vender seus produtos na internet de maneira totalmente segura.

O WooCommerce é um plugin fácil de se usar e é indicado para todos aqueles que desejam gerenciar o seu próprio comércio eletrônico sem maiores preocupações.

Anote as nossas dicas, pois neste post você irá aprender tudo o que precisa para utilizar o WooCommerce – então, continue a leitura!

Navegue e aprenda a criar uma loja virtual em um site em WordPress com o WooCommerce

O que é o WooCommerce?

Antes de saber utilizar, é preciso conhecer a ferramenta. Por isso, vamos lá: o WooCommerce é um plugin que pode ser utilizado no WordPress com o intuito de criar uma loja virtual.

Ele é um plugin de código aberto e que teve o seu início em 2017. Atualmente, é um dos plugins mais utilizados pelos sites em WordPress.

Originalmente era conhecido como WooThemes e foi desenvolvido por Mark Forrester, Magnus Jepson e Adii Pienaar em 2007. Como o nome sugere, a sua versão anterior focava somente em temas para o WordPress.

Após alguns anos (mais precisamente em 2011), os desenvolvedores decidiram dar luz ao seu primeiro plugin. É aí que nasce o WooCommerce. Desde então, o plugin ganhou cada vez mais espaço e se tornou um dos mais baixados pelo WordPress, com mais de 100 milhões de downloads feitos.

Hoje, o plugin pertence à Automattic, desenvolvedora do próprio WordPress, que fez a aquisição do plugin em 2015.

Agora fica a dúvida: o que faz do WooCommerce um dos plugins mais baixados de todos os tempos? Isso fica bem claro quando nós olhamos para as suas funcionalidades.

O que o WooCommerce faz?

O que destaca o WooCommerce como o melhor plugin para se criar uma loja virtual no seu site em WordPress é a facilidade com que o usuário pode gerenciar essa loja.

De maneira simples e rápida, você pode fazer o cadastro de produtos, definir diversas formas de pagamento, programar descontos, fazer o acompanhamento de pedidos, emitir relatórios, definir fretes, gerenciar o seu estoque e criar promoções exclusivas.

Quais são as principais funcionalidades do WooCommerce?

Listamos abaixo algumas das características que definem o WooCommerce como o número um do mercado. Confira:

O WooCommerce é um plugin de código aberto

Assim como o WordPress, o WooCommerce é um programa de código aberto. Isso permite que você consiga customizar a sua loja com extensões e outros recursos que sejam compatíveis com o WooCommerce.

Possibilidade de reservas

Caso você esteja vendendo produtos que necessitam de reserva, pode ficar despreocupado, pois o WooCommerce possui funções que permitem que os clientes vejam o que está disponível e façam as reservas de maneira totalmente automatizada. Isso facilita bastante na hora de vender ingressos para uma apresentação, por exemplo.

Loja em redes sociais

Você quer utilizar sua conta no Facebook para realizar a venda dos seus produtos? Sem problemas!

O WooCommerce faz a integração entre a sua loja virtual e sua rede social e permite que os usuários façam as compras sem nenhum tipo de complicação.

Sistema de assinaturas

Seus serviços são cobrados periodicamente? Com o WooCommerce, você consegue configurar a data de repetição dos pagamentos para os usuários do serviço.

Relatórios completos

O WooCommerce é uma ferramenta mais do que completa em suas funções, oferecendo relatórios repletos de informações necessárias para que você faça uma gestão mais eficiente da sua loja.

Nos relatórios você tem a sua disposição informações como o número de vendas, a média de gasto do público, quantos produtos cada cliente comprou e o desempenho mensal da sua loja.

Cadastramento facilitado de produtos e serviços

Com o WooCommerce, você conseguirá cadastrar tudo o que a sua empresa oferece de maneira super prática.

Os produtos podem ser alterados livremente e até mesmo excluídos de acordo com o que os gestores desejam deixar disponível na loja.

Em casos de promoção ou algo parecido, é possível fazer com que um ou mais produtos fiquem em evidência na loja.

Promoções e descontos exclusivos

Como dito no item acima, o WooCommerce permite que descontos sejam aplicados a qualquer momento pelos administradores da loja.

Caso você decida fazer uma promoção exclusiva para um produto, destaque-o na primeira página da loja e o divulgue para que seus clientes não percam a oportunidade de adquirir o seu produto.

Diferentes formas de pagamento são aceitas

Como entramos no assunto de descontos e compras, nada mais justo do que deixar claro que o WooCommerce é um dos plugins mais completos quando entramos no assunto de formas de pagamento.

Seu público prefere o pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário? Utilizam carteiras digitais ou transferência? Seja qual for o meio de pagamento, ele encontrará uma opção dentro do WooCommerce.

Resgate de clientes e acompanhamento

Um dos maiores problemas que o gesto de uma loja online precisa lidar é com o índice de “carrinho abandonado”. Ele diz respeito aos clientes que chegaram a adicionar os produtos no carrinho, mas não finalizaram o processo de compra.

Com o WooCommerce, é possível disparar mensagens direcionadas para cada um desses clientes que optaram por abandonar o carrinho.

Caso os clientes finalizem os pedidos, dentro do painel do WooCommerce é possível fazer o acompanhamento do status do pedido e interagir com cada cliente até o momento de entrega (ou após).

Quais são os benefícios de se utilizar o WooCommerce?

Agora que você já sabe tudo o que o WooCommerce pode fazer por você e sua loja virtual, que tal falarmos do porquê de o WooCommerce ser a melhor escolha para você que quer abrir uma loja virtual?

Fácil de utilizar

O WooCommerce não exige que o usuário tenha experiência em programação ou seja um expert da criação de sites.

Para aproveitar as funcionalidades do WooCommerce, basta que você possua alguma familiaridade com o WordPress – o que não é difícil, já que temos este guia completo sobre o WordPress para você!

Atualizações constantes

Assim como o WordPress, o WooCommerce recebe atualizações periodicamente, que fazem com que o plugin seja considerado um dos mais seguros no mercado atual.

O fato de o WooCommerce ser um plugin de código aberto também contribui para que ele seja um dos plugins com o maior número de funcionalidades, sem que as novas funções comprometam a segurança.

SEO

Por ser um plugin desenvolvido para WordPress, o WooCommerce conta com uma maior adaptabilidade quando o assunto são motores de busca, o que permite que a sua loja se destaque entre os primeiros resultados de buscas no Google ou em outros buscadores com facilidade.

Não sabe o que é SEO? Dá uma lida neste post aqui!

Acessibilidade

O WooCommerce é um plugin totalmente gratuito e pode ser instalado por qualquer um que deseje dar início nas vendas pela internet. É isso mesmo, você não precisa pagar nada para poder vender online.

Quer ver alguns casos de lojas que se beneficiaram da utilização do WooCommerce? No site deles tem algumas histórias que você pode ler!

Plataforma reconhecida pelos desenvolvedores

Uma das maiores vantagens em se contar com o WooCommerce é exatamente o fato de ele ser o plugin de vendas mais utilizado pelos sites em WordPress.

O que isso significa para o usuário? Que caso ele precise de ajuda especializada para gerenciar a sua loja, será super tranquilo encontrar uma agência especializada na criação de sites em WordPress e na utilização do WooCommerce – e advinha? A Agência Tupiniquim se enquadra exatamente neste cenário!

Como instalar o WooCommerce no seu site em WordPress

Se interessou pelos benefícios do WooCommerce e deseja utilizá-lo para criar uma loja virtual? Pois fique tranquilo, já que a instalação é fácil de ser feita!

Para instalar o WooCommerce:

  • Primeiro, você deve abrir o painel do seu site em WordPress;
  • Lá, entre na aba de “Plugins” e vá na opção de “adicionar novo”;
  • Procure por WooCommerce;
  • Basta fazer a instalação e ativar o plugin para que os recursos estejam disponíveis para você utilizar no seu site.

Pronto! Agora, que tal aprender a como configurar o WooCommerce?

Primeiros passos com o WooCommerce

Após a instalação do plugin, você deve realizar mais algumas configurações para que o WooCommerce seja ativado e a sua loja seja criada.

O WooCommerce oferecerá a opção de você utilizar o Assistente de Instalação nativo deles. Recomendamos que você fala uso dele.

Com este assistente, a configuração da sua loja será dividida em alguns passos, como página, estoque, opções de envio e pagamentos.

1.      Page Setup, as opções de página

Aqui, o WooCommerce irá sugerir a criação de páginas específicas para que a sua loja funciona perfeitamente. São essas páginas: uma loja, um carrinho, o checkout e a conta dos clientes. Você pode fazer o gerenciamento dessas páginas no seu painel.

De maneira simplificada, você terá todas as páginas necessárias para o funcionamento de uma loja virtual.

2.      Store Local Setup, as opções de loja

Nesta etapa, é onde você dirá para o WooCommerce em qual país a sua loja reside, qual a moeda utilizada por você e seus clientes e quais são as medidas utilizadas para fazer a medição de características como o peso dos produtos e o tamanho.

3.      Shopping e Tax, as opções de envio e impostos

Qual é o tipo de produto que você venderá para seus clientes? Aqui, você irá marcar se você faz a venda de produtos físicos.

Caso não seja o que a sua empresa oferece, basta deixar a opção desmarcada. Se a sua empresa vende produtos virtuais ou presta serviços, isso se aplica também.

A segunda opção diz respeito aos impostos. Se a sua empresa for quem arca com os impostos, basta marcar a opção.

4.      Payments, as opções de pagamento

Agora é hora de escolher quais serão os métodos de pagamento que ficarão disponíveis para seus clientes na hora de finalizar a compra.

Você já fez as configurações iniciais do seu WooCommerce e está pronto para colocar a sua loja virtual a disposição do público. Só que para vender, faltam os produtos, certo? É agora que vamos te ensinar a cadastrá-los.

Como cadastrar produtos no WooCommerce?

Para que o cadastro dos produtos seja feito da maneira correta, você precisa entender de quais formas você pode cadastrar os produtos no seu site. Dê uma olhada:

As categorias de produtos facilitam o trabalho de “separar” os produtos que são expostos na sua loja virtual. Você é livre para criar quantas categorias achar necessário. Utilize-as para facilitar a navegação de seus clientes.

Os atributos são informações que você disponibiliza para que seja feita a filtragem dos produtos. Dessa forma, você pode fazer com que os clientes possam pesquisar por produtos com atributos parecidos. Se um produto que você vende é de determinada cor ou tamanho, o cliente pode pesquisar por similares.

No WooCommerce é possível definir quais são os tipos de produtos que você vende na sua loja. São eles:

  • Os produtos agrupados, que são como se fossem “kits”;
  • Os produtos que são disponibilizados via download para o cliente;
  • Os produtos externos, que são vendidos em outros lugares;
  • Os produtos simples, que não possuem dificuldade de envio;
  • Os produtos variáveis, que são com características não definidas;
  • Os produtos virtuais, que não serão entregues fixamente para o cliente.

Adicionar os novos produtos não é tarefa difícil, basta apenas um pouco de familiaridade com a interface do WooCommerce e do WordPress. Confira no tutorial abaixo como adicionar um novo produto no WooComerce:

No painel principal do WooCommerce, vá na opção Produtos e clique em Criar o seu primeiro produto.

Com o produto criado, basta que você insira as informações referentes ao nome do produto e as suas características principais no campo de descrição.

Abaixo, você verá que existem algumas abas dentro do menu de “Product Data” ou “Dados do produto”. É aqui onde você definirá o tipo de produto que ele é.

A primeira seção é a General/Geral, onde você define o preço do produto e pode agendar promoções.

A seção de Inventory/Inventário é o lugar onde você irá inserir as informações referentes ao número de identificação do produto e se ele está em estoque.

Em Shipping/Envio, você colocará as informações a respeito do tamanho dos itens que serão enviados.

No Linked Products/Produtos relacionados você pode colocar informações a respeito de produtos similares que os seus clientes podem gostar.

Em Attributes/Atributos você consegue colocar as diferentes variações dos produtos, como modelos diferentes ou cores diferentes, por exemplo.

Por fim, em Advanced/Avançado é possível configurar uma mensagem para seu cliente após a compra e se você irá permitir que sejam feitas avaliações da compra ou não.

Produtos diferentes pedem configurações diferentes

Lembra que citamos os tipos de produto mais acima no post? Pois bem, alguns tipos de produtos fazem com que sejam necessárias algumas alterações nos campos citados no tópico anterior.

Produtos agrupados são criados em forma de grupos (como o nome sugere). Quando você selecionar este tipo de produto, será necessário a adição de outro produto para que o grupo seja criado.

Para produtos vendidos em outros sites, será pedido que você cole o endereço URL do site original do produto.

Quando o produto for variável, novas opções irão surgir: você pode selecionar o produto e defini-lo como um produto virtual ou transferível (via download). Se o seu produto for do tipo que se faz download, basta habilitar a opção e fornecer o caminho para o download do arquivo.

Como fazer uma boa gestão do WooCommerce

Agora que já vimos como fazer o cadastro dos produtos no WooCommerce, é hora de ver como você pode fazer o gerenciamento correto das funções do plugin. Vamos ver os menus disponíveis:

Pedidos

Como o nome deixa claro, aqui é onde você poderá acompanhar os pedidos feitos em sua loja virtual.

Nessa página, você consegue ver todos os dados dos clientes que fizeram pedidos e ainda pode atualizar o status do pedido.

Clientes

Nesta aba você conseguirá conferir quem são os usuários que fizeram compras no seu site e ainda pode consultar informações como:

  • E-mail do cliente;
  • Qual foi a última atividade dele;
  • Pedidos ativos;
  • De onde ele é;
  • O quanto foi gasto;
  • Endereço e mais.

Cupons

Os cupons são descontos aplicados pelos clientes na hora de fechar o carrinho e podem ser adicionados livremente por você a qualquer momento.

Relatórios

Com os relatórios, você pode acompanhar o desempenho da sua loja virtual e tomar atitudes mais assertivas a partir de dados reais.

Basta que você aplique os filtros necessários de data e se você quer relatórios referentes aos pedidos, clientes ou estoque.

Configurações

Aqui, você poderá fazer alterações de diversos tipos, como o endereço da loja, a moeda utilizada, as zonas de entrega, formas de pagamento e até mesmo pode configurar e-mails automáticos que serão enviados para os seus clientes a partir de determinados tipos de ação.

Status

Na parte de Status, você pode ver se está tudo ok com os servidores da sua loja virtual. Além disso, você conta com diversas informações de segurança a respeito da segurança da sua loja e pode inclusive gerar relatórios específicos.

Você também conta com funções como limpeza de cache e outras mais que podem ajudar no gerenciamento da loja.

Extensões

As extensões são funcionalidades que podem tornar a experiência com o WooCommerce algo melhor ainda.

É como se você pagasse por funcionalidades fora do pacote básico e que irão elevar a sua loja para um nível superior.

Cada extensão irá acrescentar de maneira diferente na sua loja. Portanto, vale a pena ficar pesquisando e ver se há alguma extensão que seja benéfica para o seu tipo de negócio.

Não é difícil utilizar o WooCommerce – e agora que você sabe como, é hora de criar a sua loja virtual no seu site em WordPress!

Esperamos que com esse guia você tenha entendido o funcionamento de um dos melhores plugins disponíveis no mercado: o WooCommerce.

Com ele, é possível tornar realidade o sonho de ter a sua própria loja, sem pagar nenhuma taxa adicional. Basta que você possua um site em WordPress para que a sua loja esteja pronta para ser acessada pelo público.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito do gerenciamento de um e-commerce e queira ajuda especializada, não hesite e nos mande uma mensagem. A Tupiniquim é uma agência de Marketing Digital com mais de 10 anos de experiência no mercado e será a sua maior aliada na criação da sua nova loja – vamos conversar sobre a criação do seu site em WordPress com uma loja virtual do WooCommerce?

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