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Saiba como organizar e impulsionar o alcance do conteúdo do seu site ou blog entre o seu público-alvo na internet.

Nos dias de hoje, ter um site ou blog é quase uma obrigação para qualquer empresa ou profissional que queira estar presente na internet. Porém, criar conteúdo para um site ou blog não é o suficiente para garantir que ele seja visto pelo seu público-alvo.

É necessário que o conteúdo seja otimizado para mecanismos de busca, como o Google, para torná-lo mais relevante e acessível para os usuários. Essa otimização para motores de busca, também conhecida como SEO, é formada por um conjunto de técnicas que visam melhorar a visibilidade de um site ou blog nos resultados de busca orgânica.

O destaque na primeira página do Google e de outros buscadores é importante, porque é lá que a maioria dos usuários realiza suas pesquisas e onde se concentra a maior parte do tráfego orgânico da web. Portanto, é essencial criar conteúdo que tenha boa avaliação dos algoritmos dos sites de busca, a fim de atrair mais visitantes para o seu site ou blog e gerar mais negócios.

Além disso, o conteúdo otimizado para mecanismos de busca pode trazer outros benefícios para o seu site ou blog. Ao aparecer na primeira página do Google e de outros sites de pesquisa, o conteúdo da página passa a ter mais credibilidade e autoridade perante o seu público-alvo, aumentando assim a reputação on-line da sua marca.

Sabendo disso, a Agência de SEO Tupiniquim preparou este artigo sobre um assunto que vai facilitar o seu planejamento de conteúdo e ajudar a impulsionar o posicionamento do site ou blog da sua empresa no Google. Leia o post completo e entenda o que é, como estruturar e quais as vantagens de um Topic Cluster para a sua estratégia de SEO.

O que você vai ler sobre Topic Cluster:

O que é topic cluster?

Topic Cluster (em português: “Conjunto de Tópicos”) é uma estratégia de otimização de conteúdo para mecanismos de busca (SEO) que envolve a criação de uma rede de páginas interligadas em um site, cada uma abordando um assunto específico em profundidade e com links internos que apontam para outras páginas dentro do mesmo cluster.

Em outras palavras, um topic cluster é composto por um grupo de páginas que abordam um tema central ou “pillar page”, que é uma página ampla e abrangente que oferece uma visão geral do tema e inclui links para outras páginas mais específicas e detalhadas que se aprofundam em subtópicos relacionados. Essas páginas de assuntos secundários, por sua vez, também incluem links de volta para a página central.

Essa estratégia ajuda a criar uma estrutura de conteúdo organizada e coerente, que é valorizada pelos algoritmos dos mecanismos de busca, e ajuda a aumentar a visibilidade do seu site para usuários interessados em um assunto específico.

Além disso, a interligação entre as páginas do cluster de tópicos também ajuda a distribuir o “link juice” (ou participação de um link no ranqueamento) do site de forma mais eficiente, aumentando a autoridade e a relevância do site como um todo.

Por exemplo, no blog da Tupiniquim, você encontra um post que te explica o que é SEO de forma geral e também outros artigos relacionados aos subtemas do tópico otimização para mecanismos de busca, como, por exemplo, link building, SEO on page e off page, entre outros posts que abordam esse assunto de forma mais aprofundada e que contêm links para a página central.

5 vantagens que um topic cluster traz para o site da sua empresa

Um topic cluster é uma tática especialmente eficaz para empresas que usam o marketing de conteúdo para conseguir relevância e destaque em sites de pesquisas (como o Google e o Bing).

Conheça 5 vantagens que o agrupamento de assuntos oferece para o conteúdo desenvolvido para o site do seu negócio:

1. Melhora o SEO

Ao agrupar conteúdos relacionados a um tópico específico, o site aumenta sua autoridade em relação a esse assunto, o que pode ajudar a melhorar a posição dele entre os resultados dos motores de busca. Além disso, o uso de links internos entre as páginas do cluster impulsiona a relevância do site como um todo junto aos algoritmos dos buscadores.

2. Ajuda a orientar a jornada dos usuários

Com o desenvolvimento de um topic cluster para o endereço eletrônico ou blog da sua marca, é possível conduzir a jornada dos usuários dentro do site, oferecendo uma experiência de navegação mais fluida e intuitiva, além de a sua empresa demonstrar conhecimento e experiência sobre o tema central pesquisado pelos usuários.

3. Aumenta o engajamento

Ao oferecer uma experiência de navegação positiva, o site consegue alavancar o engajamento dos visitantes que buscam um determinado conteúdo nele, resultando em uma maior retenção de usuários e aumentando a probabilidade de conversões de vendas de produtos ou serviços.

4. Facilita a criação e a manutenção de conteúdo

Um topic cluster também possibilita identificar lacunas no conteúdo existente e priorizar a criação de novos conteúdos que atendam às necessidades do público-alvo. Além disso, a atualização e a manutenção do conteúdo são facilitadas, uma vez que todas as páginas do cluster estão interligadas.

5. Permite uma abordagem abrangente do tópico central

Usando um conjunto de tópicos para abordar um tema de maneira mais aprofundada, você consegue cobrir diferentes aspectos e nuances sobre o assunto. Isso solidifica a autoridade do site em relação ao tópico, além de proporcionar uma experiência mais completa e satisfatória para o entendimento dos usuários.

Como criar e estruturar um topic cluster em 7 passos?

Agora, vamos aprender a organizar o conteúdo que você produz para melhorar a visibilidade do seu site ou blog nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores?

Coloque em prática essa estratégia que envolve a criação de conteúdo interconectado em torno de um tópico principal e veja o site do seu negócio escalar posições no ranqueamento orgânico dos sites de pesquisa.

Para estruturar um topic cluster, siga os 7 passos abaixo:

1. Escolha um tópico principal

Selecione um assunto amplo que seja relevante para o seu público-alvo e para o seu negócio. Esse tópico deve ser o tema central do seu topic cluster. Por exemplo: o assunto principal do blog da Tupiniquim é o marketing digital.

2. Crie uma pillar page

Agora, desenvolva a página que será o pilar fundamental do seu topic cluster. Essa página deve ser a mais completa e detalhada sobre o tópico principal, contendo informações relevantes e links para outras páginas do cluster.

3. Identifique subtópicos

O próximo passo é pesquisar temas relacionados ao tópico principal. Esses subtópicos devem ser mais específicos e ter conteúdo detalhado e informativo. No blog da Tupiniquim, por exemplo, desdobramos o assunto marketing digital em vários outros subtemas: marketing de conteúdo, tráfego pago, SEO, entre outras possibilidades.

4. Produza conteúdo para os subtópicos

Elabore textos para cada subtema pesquisado e selecionado. Essas subpáginas devem ser interconectadas por meio de links para a pillar page e outras páginas do cluster. Em geral, a página central focará em explicar “o que é” o assunto, enquanto as páginas dos subtemas girarão ao redor de aprofundamentos do tipo “como fazer” e similares.

5. Otimize as páginas do cluster

Melhore todas as páginas do cluster para os mecanismos de busca, incluindo palavras-chave relevantes, meta descriptions, tags de título e outras técnicas de SEO On Page, que objetivam deixar claro para os algoritmos dos buscadores do que se trata o conteúdo produzido pela sua marca.

6. Faça link building interno

Agora, insira links entre as páginas do cluster. Essa interconexão entre as páginas ajudará a melhorar a autoridade do site e a aumentar a relevância do cluster para os mecanismos de busca.

7. Atualize regularmente

Para fechar, mantenha o topic cluster atualizado com novo conteúdo, informações e atualizações relevantes. Dessa forma, você conserva a autoridade do grupo de tópicos e melhora a posição do site do seu negócio nos resultados de pesquisa dos buscadores.

Como mensurar o desempenho de um topic cluster?

Acompanhar os resultados gerados pelo topic cluster estruturado é essencial para avaliar a eficácia da estratégia de conteúdo e de otimização para mecanismos de busca (SEO) do site do seu negócio.

Monitorando algumas métricas, você consegue checar o desempenho do seu topic cluster e ajustar a sua estratégia de conteúdo e de SEO para melhorar os números alcançados e atingir os seus objetivos de marketing digital.

Veja abaixo uma lista com 3 métricas para você acompanhar os resultados do topic cluster do seu site ou blog:

1. Tráfego orgânico

É importante verificar o tráfego orgânico (isto é, espontâneo e gratuito) que o site da sua empresa recebe. Isso ajuda a avaliar se o seu topic cluster está atraindo visitantes e se a sua estratégia de conteúdo e de SEO está funcionando.

2. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição indica quantas pessoas acessaram uma página e saíram do site sem interagir com outras páginas. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que o conteúdo não está atendendo às expectativas dos usuários ou que as possibilidades de links internos não estão sendo usadas com eficiência.

3. Posicionamento no ranking de pesquisa

De tempos em tempos, dê um google no tópico central ou em algum subtema. Monitorando a colocação do seu site no ranking de buscas orgânicas, você consegue analisar se o seu topic cluster está tendo um impacto positivo nas classificações de pesquisa.

Impulsione o posicionamento do seu site no Google

Neste post, você aprendeu que a criação de um topic cluster é uma excelente tática de SEO e de conteúdo para aumentar a visibilidade de um site ou blog nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores.

Como você viu, essa estratégia envolve a criação de conteúdo interconectado em torno de um tópico principal, com o objetivo de impulsionar a relevância do site e melhorar sua posição no ranqueamento dos resultados de pesquisas orgânicas feitas pelos usuários.

Além disso, a estruturação do conteúdo em topic clusters pode melhorar a experiência dos usuários, já que os visitantes têm acesso a informações completas e organizadas sobre um determinado assunto. Isso também contribui para que eles passem mais tempo no site da sua marca e criem uma relação de confiança com ela, além de conhecer os produtos ou serviços que ela oferece.

No entanto, para que essa tática de SEO e de conteúdo seja eficaz, é importante seguir alguns passos chave, como a escolha de um tópico principal relevante, a criação de uma pillar page, a identificação de subtópicos, a otimização das páginas do cluster para motores de busca e a atualização regular dos textos.

A Agência Tupiniquim sabe que ter uma estratégia de marketing digital é crucial para as empresas que desejam maximizar a presença on-line e alcançar resultados melhores entre o público-alvo delas. Por isso, há mais de 10 anos, criamos e implementamos estratégias de SEO e de marketing de conteúdo para negócios dos mais variados setores de atuação.

Entre em contato conosco e conheça esses e outros serviços de marketing digital que farão a sua empresa converter mais clientes e vendas na internet!

Se você achou este post interessante, compartilhe o link dele com quem também quer mais destaque no ambiente on-line!

Dúvidas Frequentes

O que é topic cluster?

Topic Cluster (em português: “Conjunto de Tópicos”) é uma estratégia de otimização de conteúdo para mecanismos de busca (SEO) que envolve a criação de uma rede de páginas interligadas em um site, cada uma abordando um assunto específico em profundidade e com links internos que apontam para outras páginas dentro do mesmo cluster.

Quais são as 5 vantagens que um topic cluster traz para o site de uma empresa?

  1. Melhora o SEO;
  2. Ajuda a orientar a jornada dos usuários;
  3. Aumenta o engajamento;
  4. Facilita a criação e a manutenção de conteúdo;
  5. Permite uma abordagem abrangente do tópico central.

Como criar e estruturar um topic cluster em 7 passos?

  1. Escolha um tópico principal;
  2. Crie uma pillar page;
  3. Identifique subtópicos;
  4. Produza conteúdo para os subtópicos;
  5. Otimize as páginas do cluster;
  6. Faça link building interno;
  7. Atualize regularmente.

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