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Quer mais destaque, vendas e clientes para a sua empresa? Então, você precisa ter um site institucional. Leia o artigo e saiba mais!

Atualizado em 21 de junho de 2024

Nos dias de hoje, ter uma presença digital é fundamental para qualquer negócio que deseja ser bem-sucedido. 

Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 97% das pessoas buscam informações on-line antes de efetuar uma compra em lojas físicas. O número mostra a necessidade de apresentar seus produtos ou serviços virtualmente de maneira atrativa e inteligente.

Um site institucional funciona como uma vitrine virtual, onde a empresa apresenta informações importantes de forma clara e objetiva. Ele também é uma ferramenta valiosa para se comunicar com os clientes e promover a marca. 

Sem um endereço on-line, as corporações correm o risco de serem ignoradas pelos seus leads (ou clientes em potencial), visto que os buscadores, como o Google ou Bing, são grandes responsáveis pelas pesquisas dos compradores e possíveis aquisições. Isso resulta em perda de vendas e oportunidades de negócios

Além disso, com a crescente concorrência no mercado, se destacar em sua área de atuação é muito importante. Ter um site é uma forma assertiva de fazer isso, uma vez que a maioria dos consumidores esperam que as empresas estejam presentes no ambiente digital.

A Agência de Marketing Digital Tupiniquim sabe que um site na internet é uma necessidade para qualquer negócio que pretende impulsionar sua visibilidade no ramo e aumentar sua oportunidade de vendas.

Por isso, vamos te apresentar neste post o conceito de site institucional e mostrar todos os benefícios que um bom endereço on-line pode oferecer para a sua corporação. Acompanhe!

O que é um site institucional?

Um site institucional é um conjunto de páginas on-line que representa uma organização, negócio, instituição ou marca na Internet. 

Ele é projetado para fornecer informações detalhadas sobre a empresa e suas atividades, incluindo sua história, missão, produtos ou serviços oferecidos, equipe, clientes e outros aspectos relevantes.

Geralmente, um site institucional é utilizado para estabelecer uma presença no meio virtual, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a instituição, seus valores e sua cultura. 

Ele é uma ferramenta importante de comunicação, ajudando a fortalecer a imagem da marca e a construir um relacionamento com clientes potenciais, parceiros e stakeholders.

Em relação ao design, seus projetos podem variar de simples a complexos, dependendo das necessidades e objetivos das organizações.

O ideal é que esses endereços virtuais tenham uma aparência profissional e bem desenvolvida, com elementos visuais atraentes, como fotos e vídeos, além de oferecerem uma boa experiência de navegação aos visitantes.

8  motivos para a sua empresa ter um site institucional

Quando uma empresa não está presente na internet, ela simplesmente não existe para uma infinidade de usuários que poderiam ser convertidos em clientes. Apostar na participação on-line funciona como um ponto central onde compradores atuais e potenciais podem conhecer melhor tanto a empresa, quanto seus produtos e serviços. 

A seguir, apresentamos oito motivos que demonstram a importância de investir em um site institucional:

1. Presença on-line

Hoje em dia, a maioria das pessoas utilizam a internet para procurar informações sobre empresas e seus produtos ou serviços. Então, ter um site institucional é uma maneira de estabelecer uma presença on-line e um relacionamento com quem pesquisa sobre seus produtos ou serviços oferecidos.

Estar presente na web significa que sua empresa pode ser encontrada por clientes potenciais a qualquer momento.

2. Credibilidade

Um endereço eletrônico bem projetado e atualizado transmite uma imagem profissional e confiável para os visitantes.Isso pode ajudar a aumentar a credibilidade da marca entre o seu público-alvo, mostrando que sua empresa é séria e comprometida com a qualidade. 

A primeira impressão conta muito, e pensar em uma construção bem desenvolvida pode fazer toda a diferença.

3. Informações completas

Um site institucional permite que o seu negócio forneça informações completas sobre a sua história, valores, equipe, produtos ou serviços, além de detalhes de contato e outros dados importantes. A prática melhora a transparência da marca e oferece uma sensação de segurança para os usuários.

4. Marketing digital

Um endereço na internet pode ser usado como uma poderosa ferramenta de marketing digital. Sua empresa pode alcançar novos compradores por meio de estratégias como SEO (otimização para motores de busca), anúncios, marketing de conteúdo e postagens em redes sociais.

5. Relacionamento com clientes

Se a sua marca tiver um site institucional, ele pode ser usado para manter um relacionamento duradouro com clientes, fornecendo informações úteis, como notícias, dicas, novidades, lançamentos e atualizações, além de funcionar como um canal de contato para que os consumidores interajam com a sua empresa.

6. Fortalecimento da marca

Um site institucional ajuda a consolidar a imagem da marca e a diferenciá-la da concorrência.

Através de uma estratégia de brand awareness (consciência de marca), é possível aumentar o reconhecimento entre o público-alvo. Um endereço bem estruturado e alinhado com a identidade visual proposta pode reforçar a percepção de valor e qualidade.

7. Expandir os canais de venda

Além de vender diretamente através do site, você pode integrar plataformas de marketplace ou sistemas de vendas on-line, ampliando ainda mais seus canais de distribuição e abrangendo diferentes compradores que preferem realizar aquisições por meio de diferentes segmentos.

8. Acesso global

Os potenciais visitantes podem acessar a página institucional do seu negócio de qualquer lugar do mundo. Isso permite que sua empresa alcance um público global, mesmo que não possua filiais físicas em outras cidades, estados ou países. 

A internet elimina barreiras geográficas, ampliando significativamente o alcance da sua marca. 

Quais são as 9 seções essenciais de um site institucional?

As seções essenciais de um site institucional podem variar dependendo do tipo de empresa e o objetivo do site, mas geralmente é recomendado que o endereço virtual contenha as seguintes 9 seções:

1. Página inicial

A página inicial é a primeira impressão que os visitantes têm ao acessar o site.

Ela deve ser atraente, organizada e fácil de navegar. Essa seção inicial precisa apresentar informações resumidas sobre a empresa, destacar os principais produtos ou serviços oferecidos e, sempre que possível, incluir uma chamada para ação que direcione os visitantes para as páginas relevantes do site.

2. Sobre nós

Nessa seção do site institucional, é importante apresentar a história da empresa, sua missão, valores e visão. É uma oportunidade para humanizar a marca, mostrando quem são as pessoas por trás dela e qual é o propósito dos fundadores. 

3. Produtos ou serviços

É fundamental apresentar os produtos ou serviços oferecidos, detalhando as características e benefícios de cada um deles. Se o seu negócio produzir vários produtos ou serviços, é importante organizá-los em categorias ou seções separadas.

Organize as informações de forma clara e concisa, incluindo descrições, imagens ou vídeos dos produtos, especificações técnicas, benefícios e diferenciais em relação à concorrência.

4. Equipe

É recomendável apresentar os membros das equipes que trabalham na empresa, suas funções e experiências. Isso ajuda a construir credibilidade e transmite uma imagem mais profissional e confiável, como também humaniza ainda mais a sua corporação.

5. Contato

Essencial para facilitar a comunicação direta com os visitantes. Deve incluir informações de contato como perfis em redes sociais, telefone, e-mail e formulários.Integrar um mapa interativo também pode ser útil para orientar os clientes até sua localização física, se houver.

6. Blog

 O blog é uma seção importante em um site institucional, porque ele permite que a empresa publique conteúdo relevante e atraente para os visitantes. Isso ajuda a atrair tráfego para o site e pode ajudar a estabelecer a empresa como uma autoridade em seu setor.

7. Depoimentos

Testemunhos de clientes satisfeitos funcionam como um gatilho mental de prova social e ajudam a construir confiança e credibilidade em relação a marca.

Inclua depoimentos em uma seção separada ou em outras seções relevantes do seu site e busque destacar os benefícios e resultados positivos obtidos a partir do seu negócio.

8. Política de privacidade

Embora muitas vezes negligenciada, esta seção é fundamental para estabelecer transparência e conformidade legal. 

Por isso, é  importante incluir uma política de privacidade no seu site institucional para informar aos visitantes como é coletado, armazenado e utilizado as informações pessoais dos usuários.

9. Cases de sucesso

A inclusão de cases de sucesso demonstra a eficácia dos seus produtos ou serviços através de exemplos reais. 

Apresentar estudos de caso detalhados mostra como sua empresa resolveu problemas específicos para compradores anteriores, construindo credibilidade e fornecendo provas concretas de sua competência e valor. Isso pode ajudar a convencer novos clientes de que sua empresa é a escolha certa para atender às necessidades deles.

6 dicas para melhorar a experiência de usuários em um site institucional

Quando a sua empresa investe na criação de um site institucional, o objetivo é que os visitantes explorem pelo maior tempo possível as páginas on-line, conhecendo melhor a marca e seus serviços. 

Para que isso aconteça, siga as 6 dicas abaixo e ofereça uma boa experiência de navegação aos usuários da página institucional do seu negócio:

1. Mantenha um padrão

Certifique-se de que a estrutura e a identidade visual do site institucional permaneçam consistentes em todas as páginas. Isso inclui o layout, a tipografia, a paleta de cores e os elementos de design.

2. Use imagens de alta qualidade

Imagens em alta resolução são essenciais para um site institucional transmitir profissionalismo. Portanto, escolha elementos visuais que representem a sua empresa e a sua marca de forma clara e concisa.

3. Priorize a navegação intuitiva

A navegação do seu site deve ser fácil e intuitiva para que os visitantes possam encontrar as informações que procuram sem dificuldade. Para isso, use um menu de navegação objetivo e organizado e assegure que o conteúdo esteja categorizado.

4. Destaque as informações mais importantes

Identifique as informações mais relevantes que você deseja que os visitantes do site institucional visualizem e destaque-as de forma clara e atraente. Isso ajuda a garantir que os dados mais importantes sejam facilmente acessíveis.

5. Tenha um site responsivo

Com um grande número de usuários acessando a internet por meio de dispositivos móveis, é indispensável que o site do seu negócio seja responsivo e se adapte automaticamente a diferentes tamanhos de tela, como smartphones e tablets.

6. Otimize a performance

De acordo com o relatório anual de 2022 da CX Trends, a cada três pessoas que decidiram fazer uma compra on-line, duas desistiram por conta de uma experiência ruim e, entre os principais motivos, a reclamação persistiu com sites lentos.

Os visitantes esperam que um site carregue rapidamente, e a falta desta otimização pode ocasionar em taxas de abandono elevadas, prejudicando a sua reputação on-line e a conversão de visitantes em clientes. 

Por isso, procure aplicar constantemente estratégias que garantam uma boa experiência de usuário.

Exemplos de empresas que investiram em site institucional

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Universidade do Livro (Unesp)

A iniciativa faz parte da Fundação Editora da Unesp e está no mercado desde 1999. Em um primeiro momento, seu endereço na web contava com um layout antigo e funcionalidades limitadas.

Por isso, a Agência Tupiniquim apostou na otimização da plataforma e em ferramentas de automação de marketing para criar páginas a partir de um design responsivo e uma experiência totalmente acessível para englobar os diferentes públicos que englobam a Universidade.

mockup saraiva1

Clínica Saraiva

Fundada em 1999, a Saraiva é uma clínica de cirurgia plástica, tratamentos odontológicos, Dental Spa e estética. Mesmo que o negócio atue em diversos segmentos clínicos, seu site não conseguia demonstrar aos possíveis clientes todo o potencial que a própria clínica apresenta.

Dessa maneira, ao aprimorar a identidade visual e torná-lo mais intuitivo, destacando os diferenciais e a qualidade do serviço prestado, a Clínica Saraiva conseguiu aumentar sua assertividade no ramo e se conectar diretamente com suas personas.

site profissional para contabilidade

Contar

Escritório de contabilidade fundado em 1976 com foco em postos de combustíveis, clínicas médicas e comércios. A partir do diagnóstico realizado pelos profissionais da Agência, a Tupiniquim notou que poderia modernizar o site institucional, sem deixar de lado todo o histórico e a tradição da empresa. 

Para isso, utilizou elementos que traduzem a inovação e se destacou por meio de posicionamento adequado para os dias atuais. As mudanças foram assertivas e contribuíram diretamente para o aumento da visibilidade on-line.

Amplie o alcance da sua empresa na internet com um site institucional

Neste post, você aprendeu que um site institucional é uma ferramenta muito importante para a presença on-line de uma empresa. Com o avanço tecnológico e a grande quantidade de consumidores que acessam a internet, ter um endereço digital se tornou indispensável para as marcas que querem se destacar no mercado. 

Isso porque se este canal de comunicação for bem projetado e informativo, é uma forma muito eficaz de atrair clientes e promover o negócio.

Uma das principais vantagens de apostar no desenvolvimento de um endereço on-line é que ele permite que as empresas se comuniquem de forma eficiente, visto que as informações sobre os produtos ou serviços da marca podem ser facilmente acessadas por qualquer indivíduo conectado à internet e a qualquer momento.

Um site fornece informações sobre o histórico e valores da empresa, o que contribui para a construção da imagem da mesma e a criação de um sentimento de confiança entre os consumidores.

Outra vantagem é que ele pode ajudar o seu negócio a se destacar entre a concorrência. Quando um consumidor pesquisa sobre um determinado produto ou serviço, lembre-se que a primeira impressão é formada pelo seu site. 

Além disso, o endereço virtual pode ser usado como uma ferramenta de marketing digital. Por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ele pode aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google, o que aumenta a sua visibilidade e resulta em mais vendas. 

Também é possível compartilhar conteúdo interessante e relevante sobre a empresa, gerando autoridade e confiança. Assim, seu negócio pode alcançar um público global e se tornar conhecido em diferentes cidades, estados e países.

Conte com a experiência dos profissionais da Agência Tupiniquim para o desenvolvimento de seu site institucional. 

Há mais de 10 anos no mercado, podemos modernizar a comunicação do seu endereço on-line atual ou desenvolver um projeto do zero, focado nos seus principais objetivos, seja a atração de personas, até o alcance de novos públicos e mercados.  

Entre em contato conosco para desenvolvermos um site ou landing page para a sua empresa aumentar a visibilidade e o número de conversões.

Dúvidas Frequentes

O que é um site institucional?

Um site institucional é um conjunto de páginas on-line que representa uma organização, empresa, instituição ou marca na Internet. Ele é projetado para fornecer informações sobre a empresa e suas atividades, como, por exemplo, sua história, missão, valores, produtos ou serviços oferecidos, equipe, clientes e outros aspectos relevantes.

Quais são os 8 motivos para a sua empresa ter um site institucional?

  1. Presença on-line;
  2. Credibilidade;
  3. Informações completas;
  4. Marketing digital;
  5. Relacionamento com clientes;
  6. Fortalecimento da marca;
  7. Expandir os canais de venda;
  8. Acesso global.

Quais são as seções essenciais de um site institucional?

  1. Página inicial;
  2. Sobre nós;
  3. Produtos ou serviços;
  4. Equipe;
  5. Contato;
  6. Blog;
  7. Depoimentos;
  8. Política de privacidade.
  9. Cases de sucesso.

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