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Você já ouviu falar de cultura organizacional? Descubra mais sobre esse ponto essencial para o crescimento das empresas neste post!

Em geral, nós passamos a maior parte do dia em nossos trabalhos, e por isso, o ambiente no qual estamos inseridos tem o poder de influenciar o nosso comportamento. Algumas empresas já acordaram e entenderam que precisam mudar a cultura interna para conseguir mais resultados.

Em nosso blog já falamos sobre como o marketing digital é importante para garantir o futuro das empresas no mercado atual. Hoje, queremos falar de outro ponto importante para ser pensado pela sua empresa a longo prazo: a cultura organizacional.

A cultura organizacional é um dos principais pontos que difere uma empresa pequena das grandes corporações. Ter uma cultura forte e bem consolidada é uma vantagem competitiva para o seu negócio.

É por meio dela que todos os projetos devem ser alinhados. Mas, como ter uma cultura consolidada? Por onde começar? Descubra nesse post!

Navegue e descubra do que se trata a cultura organizacional

O que é Cultura Organizacional?

A cultura organizacional é a soma de crenças, valores, hábitos e comportamentos que uma empresa possui. Em outras palavras, é identidade da empresa.

Cada empresa possui seu propósito, sua maneira de ver e interagir com o mundo. Geralmente, essas características surgem junto com o fundador, mas podem ser moldadas com o tempo.

Você pode observar que grandes empresas possuem uma cultura organizacional bem definida, que pode ser facilmente percebida por seus colaboradores e até mesmo em seus produtos/serviços.

Como a sua empresa é?

Você já entendeu que a cultura organizacional é a identidade da empresa, mas você conhece as características da sua empresa? Acontece que apesar da identidade nascer com o fundador, ela precisa ser repensada e avaliada para que continue fazendo sentido.

Outro ponto é que cada negócio possui sua própria cultura. Sabe aquela empresa que você tanto admira a cultura e a forma como ela se comporta? Então, esqueça ela nesse momento.

Apesar de terem negócios que são referências quanto à cultura, cada uma possui a sua, e é perca de tempo tentar encaixar as características de outra empresa na sua organização.

É a mesma coisa que usar os óculos de outra pessoa. Não vai dar certo, cada um possui um grau diferente, entende? Saber como sua empresa funciona e quais são as características em comum que todos os colaboradores possuem, são fundamentais para criar uma cultura que seja coerente.

Defina a missão, a visão e os valores

O primeiro passo para a criação da cultura organizacional, e que deve ser realizada no início de todo negócio, é a definição de missão, visão e valores.

Missão

A missão é o motivo pela qual sua empresa existe. Por que ela foi criada? Quais são suas responsabilidades?

Visão

Já a visão, é onde o seu negócio deseja alcançar. Qual é a ambição dela?

Valores

Os valores são os princípios da sua empresa. No que ela acredita? Quais são as suas convicções? Para facilitar a compreensão, vamos supor que a empresa seja uma clínica odontológica que oferece plano odonto empresa e individual.

Sua missão pode ser transformar vidas por meio do acesso à tratamentos modernos para manter a saúde bucal saudável.

A visão pode ser reconhecida como referência em plano empresarial odontológico e excelência em atendimentos.

Por fim, os valores: realizar atendimentos humanizados, utilizar as melhores tecnologias para proporcionar um sorriso saudável e aumentar a autoestima do paciente.

Defini-los é essencial para exposição do negócio. Quando realizada da forma correta, além de trazer um propósito e norte para as ações da empresa, elas podem ajudar o seu negócio a se destacar em relação a concorrência. Uma empresa com uma cultura bem definida acaba se conceituando no mercado.

Vestindo a camisa da empresa

Possuir uma empresa com uma cultura organizacional forte não significa apenas definir sua missão, visão e valores, colocá-las em um site institucional e pronto. É preciso colocá-la em prática todos os dias, fazer com que a essência esteja presente em todas as reuniões, contratações e nas demais tarefas.

Pense em uma estratégia de endomarketing para melhorar a comunicação e o engajamento.

Se trata de fazer com que o colaborador faça parte e adote essas características para si. Afinal, a empresa é a soma de todos que compõem. Mas como fazer isso?

Preparamos algumas dicas para engajar seus colaboradores a implementar a cultura da empresa em todas as suas ações. Confira:

Melhore a comunicação interna

Promova o relacionamento entre gestores e colaboradores, assim como interação entre as equipes.  O relacionamento é um excelente motor para a troca de conhecimento e possui grande influência para mudanças de comportamento.

Sempre que possível, promova a cultura do Feedback. Apesar de muitos terem medos, crie um ambiente seguro onde todos podem ouvir e ser ouvido, apontar defeitos e qualidades, mas também receber.

Crie estratégias que permita a interação de seus colaboradores. Se possível, crie ambientes que promova o diálogo.

Disponibilize ambientes descontraídos com mesas, jogos, entre outras ações que permitam a conexão entre os colaboradores. Além disso, comemore datas festivas ou metas batidas.

Sabemos que essas ações exigem investimentos, mas são esses investimentos que vão melhorar a comunicação e disseminarão a cultura organizacional em sua empresa.

Aumente autoestima do profissional

Outro ponto muito importante e que é uma ferramenta excelente para motivar as equipes é o reconhecimento! Estar em uma empresa que enxerga o colaborador e o reconhece é excelente para gerar sentimento de pertencimento.

Acontece que muitas empresas dizem ter uma cultura forte, porém, possui diversos funcionários frustrados e desanimados. Isso pode ser fruto de diversos fatores, mas o principal é a baixa autoestima. Por isso, é fundamental investir em recursos que aumentarão a autoestima desse funcionário.

Esse investimento pode acontecer de diversas formas, seja por um bom salário, bonificação ou até mesmo a oferta de benefícios como: convênio dentário, convênio médico, vale transporte e etc.

Uma boa dica é investir em premiações, isso faz com o funcionário esteja em ambiente competitivo saudável que estimulará a sua produtividade.

Sabemos que para algumas empresas não é possível realizar altos investimentos. Mas não se preocupe, hoje é possível encontrar no mercado, empresas que oferecem benefícios que irão melhorar a qualidade de vida do seu colaborador com baixo custo como, por exemplo, um convênio odontológico empresarial.

Invista em treinamentos

Mesmo que sua empresa possua uma cultura bem consolidada e profissionais excelentes, o treinamento fortalecerá a cultura organizacional dentro das equipes.

O treinamento apresenta os pontos que precisam ser melhorados e retém a atenção para a valorização dos princípios e as boas práticas do negócio.

Veja no blog: O que é WordPress?

Cultura organizacional forte promove a produtividade!

É muito importante ter os valores bem definidos. Pois, quando estamos em um ambiente que reconhece seus funcionários, oferece uma qualidade de vida melhor e sabe exatamente para onde está indo, o trabalho de todos acaba flui muito melhor.

Ter uma equipe motivada, inspirada e com valores em comum é essencial para a competitividade e crescimento do seu negócio.

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