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Entenda quais são os benefícios que colocar em prática uma estratégia de cobranding pode trazer para o seu negócio

Em um mercado cada vez mais competitivo, é comum e esperado que as empresas busquem superar seus concorrentes. No entanto, em vez de enxergar a concorrência apenas como uma ameaça, as marcas podem se beneficiar trabalhando em parceria com concorrentes e até mesmo empresas de outros setores. Essa colaboração pode resultar em uma sinergia que ajuda ambos os negócios a alcançarem seus objetivos de negócios de maneira mais eficiente e efetiva.

Ao se unir a um outro negócio, a sua empresa pode obter acesso a uma base de clientes maior, ganhar vantagem competitiva, aproveitar recursos complementares e compartilhar custos, como pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Além disso, a parceria pode gerar oportunidades para a criação de novas ideias e inovações, bem como para a expansão para novos mercados.

Por exemplo, imagine que você possui uma loja de roupas e acessórios femininos. Ao se unir a um concorrente que oferece roupas masculinas, vocês podem trocar recursos, conhecimento e até mesmo espaço de loja, resultando em uma colaboração que beneficia ambas as empresas. Além disso, surgirão oportunidades para a criação de novos produtos, como uma linha de roupas unissex ou acessórios compartilhados.

Assim, é importante que as empresas sejam seletivas em relação aos seus parceiros de negócios e escolham aqueles que estejam alinhados aos seus objetivos de longo prazo. A colaboração deve ser mutuamente benéfica, com objetivos claros e uma estrutura clara de responsabilidades e benefícios. Quando bem planejada e executada, a união entre concorrentes ou empresas de outros setores pode ajudar a impulsionar o sucesso de ambas as marcas.

Por isso, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim te explica neste post o que é e como criar uma estratégia de cobranding para alcançar mais clientes potenciais e expandir o alcance da sua empresa no seu mercado de atuação (ou para além dele). Boa leitura!

O que você vai ler sobre cobranding:

O que é cobranding?

Cobranding é uma estratégia de marketing na qual duas ou mais marcas se unem para criar um produto ou serviço em conjunto. Essa colaboração permite que as empresas compartilhem seus recursos e competências para desenvolver um produto ou serviço que atenda aos interesses das marcas parceiras, ampliando assim a base de consumidores delas.

O objetivo do cobranding é criar uma oferta mais atraente e valiosa para os clientes do que qualquer uma das marcas poderia fazer sozinha. Geralmente, as empresas combinam suas habilidades para desenvolver itens com características únicas ou oferecer soluções de alto valor agregado para os clientes.

5 vantagens da estratégia de cobranding

Ao trabalhar em conjunto em uma estratégia de cobranding, as marcas podem alcançar novos clientes que não teriam sido alcançados de outra forma, o que pode levar a um aumento nas vendas e no faturamento das empresas participantes dessa tática.

Além dessa vantagem, existem algumas outras que o seu negócio pode obter com uma ação de cobranding. Conheça 5 delas:

1. Acesso a novos mercados

As empresas podem se beneficiar ao entrar em novos mercados através do cobranding, já que a presença de uma marca parceira pode ajudar a estabelecer uma presença mais forte em um mercado desconhecido e inexplorado.

2. Ampliação da base de clientes

Os negócios podem compartilhar suas bases de contatos e, ao fazê-lo, aumentar as suas próprias carteiras de clientes. Além disso, o cobranding pode ajudar as marcas a alcançarem clientes que de outra forma não teriam considerado seus produtos ou serviços no momento de uma compra.

3. Fortalecimento da imagem da marca

Ao se associarem, as empresas podem solidificar a imagem de suas marcas e torná-las mais atraentes para os seus públicos-alvo. Além de impulsionar o nível de brand awareness, o cobranding pode melhorar a percepção que as pessoas têm do valor e da qualidade dos seus produtos ou serviços.

4. Redução de custos

Colocar uma estratégia de cobranding em prática pode ajudar as marcas a reduzirem os custos de produção, distribuição e marketing, já que esses investimentos são compartilhados entre os negócios parceiros.

5. Aumento da competitividade

Ações de cobranding podem fazer com que as marcas se tornem mais competitivas em suas áreas de atuação. Isso porque a colaboração pode resultar na criação de um produto ou serviço único e de grande destaque no mercado e entre os consumidores.

Quais são as possibilidades para implementar uma ação de cobranding?

Em uma estratégia conjunta, é essencial que as marcas parceiras escolham a forma de cobranding que melhor se adapta aos seus objetivos de negócios e às necessidades dos seus públicos-alvo.

Veja 4 tipos de cobranding que empresas podem utilizar para criar produtos e serviços em parceria:

1. Cobranding de ingredientes

Esse tipo de branding associado acontece quando duas marcas se juntam para criar um produto usando ingredientes de ambas as marcas. Por exemplo, uma empresa de refrigerantes pode se juntar a uma marca de chicletes para desenvolver uma goma de mascar com o sabor da bebida ou vice-versa.

2. Cobranding de embalagens

Além de juntar ingredientes, também é possível que marcas se unam para criar uma embalagem única. A marca de sorvete Ben & Jerry’s e a marca de cerveja New Belgium Brewing, por exemplo, produziram um sorvete com sabor de cerveja, com a embalagem do produto incluindo os logotipos das duas empresas.

3. Cobranding de serviços

Dois negócios também podem colaborar para oferecer um serviço conjunto. Um exemplo disso é a união entre a companhia aérea Delta Airlines e o aplicativo Peloton, que resultou na criação de um serviço de meditação e relaxamento para controlar a ansiedade e o stress dos passageiros durante os voos.

4. Cobranding com celebridades

Por fim, uma empresa também pode se juntar a uma celebridade para criar um produto ou serviço com o nome do(a) artista. Por exemplo, a marca de bebidas alcoólicas Cîroc e o rapper Sean Combs (conhecido como “Diddy”) colaboraram para criar uma linha de vodcas com o nome do cantor.

7 passos para planejar e executar uma estratégia bem-sucedida de cobranding

Uma ação de cobranding de sucesso envolve uma colaboração sólida entre as marcas envolvidas e uma compreensão clara dos objetivos da parceria. Por isso, é preciso planejá-la com cuidado e executá-la com dedicação para obter os melhores resultados possíveis.

Quer saber qual é o passo a passo necessário para elaborar e colocar em prática a tática de cobranding? Então, siga os 7 passos abaixo que vão te ajudar a planejar e executar uma estratégia bem-sucedida de branding conjunto para a sua marca:

1. Identifique os objetivos

Comece estabelecendo os objetivos do seu negócio e como uma estratégia de cobranding pode te ajudar a alcançá-los. Por exemplo, você pode expandir a sua base de clientes, aumentar o reconhecimento da marca ou lançar um produto ou serviço inovador.

2. Busque uma parceria adequada

Escolha um negócio parceiro de cobranding que compartilhe os mesmos valores, objetivos e visão de negócios. Além disso, certifique-se de que a marca parceira tenha uma base de clientes semelhante à do seu negócio e uma boa reputação no mercado.

3. Determine a estratégia

Decida como as marcas serão combinadas. Como você viu, isso pode envolver a criação de um novo produto ou serviço conjunto, a combinação de embalagens ou a copromoção de produtos ou serviços existentes.

4. Defina a estrutura da parceria

Agora é o momento de determinar as responsabilidades de cada marca envolvida na parceria, incluindo as responsabilidades de marketing, distribuição e desenvolvimento de produtos ou serviços.

5. Desenvolva um plano conjunto de marketing digital

Crie um plano de marketing digital conjunto que inclua estratégias de publicidade, promoções e eventos on-line em redes sociais. É fundamental que o planejamento seja adaptado para atingir os objetivos da parceria e atrair a atenção do público-alvo na internet.

6. Implemente a estratégia

Execute o plano de marketing digital conjunto e monitore o progresso da parceria de cobranding. Esteja ciente de que pode ser necessário realizar pesquisas de satisfação e fazer ajustes no planejamento e na estratégia, ok?

7. Avalie os resultados

Após a implementação da estratégia de cobranding, é essencial que as equipes de marketing avaliem os resultados da parceria. Para isso, analise métricas como, por exemplo, o nível do aumento de vendas, o engajamento nas redes sociais e os feedbacks dos clientes. Isso ajudará você a avaliar se a estratégia foi bem-sucedida e se vale a pena repeti-la.

3 exemplos de parcerias de cobranding para te inspirar

Agora, vamos ver exemplos práticos de como empresas usaram ações de cobranding para impactar mais clientes em seus ramos e, até mesmo, em novos mercados? Veja 3 parcerias entre marcas bastante conhecidas do público brasileiro.

1. Havaianas + League of Legends (LOL)

Com o objetivo de explorar os interesses dos consumidores e fãs do universo dos jogos eletrônicos e do mundo geek, a Havaianas estabeleceu uma parceria com o game League of Legends (LOL) e lançou uma coleção de chinelos inspirados no jogo.

2. Starbucks + Spotify

A fim de criar um “ecossistema musical” inovador, a Starbucks e o Spotify se uniram em uma parceria de cobranding. Como parte dessa iniciativa, os clientes tiveram acesso a uma lista de reprodução de músicas (disponível no aplicativo da Starbucks) e puderam escolher as faixas que queriam ouvir enquanto estavam nas lojas da rede de cafeteria.

3. C&A + Pantone

Em 2021, a marca de moda C&A se uniu com a Pantone, a maior autoridade em cores no mundo, para lançar uma coleção de roupas com as cores do ano. A linha contou com diversas peças de roupas, como camisetas, shorts e moletons, nas cores da Pantone.

Use o cobranding a favor do seu negócio!

Como você leu neste artigo, o cobranding pode ser uma estratégia muito vantajosa para empresas que desejam crescer e se destacar em um mercado competitivo. Ao unir-se a outras marcas para oferecer produtos ou serviços conjuntos, é possível criar uma sinergia que ajuda a alcançar objetivos de negócios de maneira mais assertiva.

Entre as vantagens do cobranding, destacam-se o aumento das vendas, o acesso a novos mercados, a ampliação da base de clientes, o fortalecimento da imagem da marca, a redução de custos, além da melhoria da qualidade do produto ou serviço desenvolvido em parceria.

Você também viu aqui que, para implementar uma estratégia de cobranding com sucesso, é preciso selecionar um parceiro de negócios adequado e alinhado com os objetivos de longo prazo da sua empresa. É importante também definir claramente os objetivos da parceria, as responsabilidades de cada marca envolvida e a divisão de custos e benefícios.

É fundamental lembrar que o cobranding deve ser uma relação mutuamente benéfica e que envolve a criação de um produto ou serviço que beneficie ambas as empresas. Com uma estratégia de cobranding bem-sucedida, as marcas podem criar valor para os clientes, expandir suas bases de clientes e melhorar seus posicionamentos no mercado.

A Agência Tupiniquim é especialista na criação, na implementação e no monitoramento de estratégias de branding para dar identidade e personalidade às marcas de clientes dos mais variados setores. Que tal destacar a sua empresa da concorrência?

Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse e outros serviços de marketing digital da Tupiniquim!

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Dúvidas Frequentes

O que é cobranding?

Cobranding é uma estratégia de marketing na qual duas ou mais marcas se unem para criar um produto ou serviço em conjunto. Essa colaboração permite que as empresas compartilhem seus recursos e competências para desenvolver um produto ou serviço que atenda aos interesses das marcas parceiras, ampliando assim a base de consumidores delas.

Quais são as vantagens de uma estratégia de cobranding?

  1. Acesso a novos mercados;
  2. Ampliação da base de clientes;
  3. Fortalecimento da imagem da marca;
  4. Redução de custos;
  5. Aumento da competitividade.

Quais são os passos para planejar e executar uma estratégia bem-sucedida de cobranding?

  1. Identifique os objetivos;
  2. Busque uma parceria adequada;
  3. Determine a estratégia;
  4. Defina a estrutura da parceria;
  5. Desenvolva um plano conjunto de marketing digital;
  6. Implemente a estratégia;
  7. Avalie os resultados.

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