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Você sabe quais métricas devem não devem ser utilizadas como parâmetro para as suas ações? Descubra neste post!

Ter uma estratégia de marketing digital é essencial para que uma empresa consiga conquistar os seus objetivos de atuação na internet. Nesse processo, é interessante conhecer também as métricas de vaidade e quais delas precisam ser evitadas.

Possuir indicadores e métricas que ajudam a mensurar os resultados do seu negócio no mundo virtual é indispensável atualmente, pois eles podem ajudar a pautar cada uma das ações online que vão trazer o sucesso para a sua marca na internet.

No entanto, é preciso saber distinguir quais elementos presentes nessa mensuração são enquadradas nas métricas de vaidade, e que apesar de trazerem dados relevantes, podem não ser indicadas para momentos de tomada de decisão.

Nesse sentido, empresas de motoboy que já aplicam estratégias de marketing digital precisam saber distinguir quais indicadores podem ajudar na divulgação mais assertiva do negócio, conquistando o sucesso desejado.

Se você não conhece as métricas de vaidade, mas percebeu que esse tema é essencial para uma atuação adequada na internet, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o tema.

Navegue e saiba mais sobre as métricas de vaidade

O que são as métricas de vaidade?

Quando uma escola particular infantil decide investir na sua presença nas redes sociais, é muito comum que ela faça postagens que vão impactar pessoas e fazer com que elas tenham reações em relação ao conteúdo.

Na maioria dos casos, as ações realizadas pelos seguidores após o consumo de uma publicação na internet vão render uma métrica para a empresa, que poderá ser analisada para entender o perfil dos seus leitores e ajudar na elaboração de novas estratégias.

Porém, alguns desses indicadores podem não ter uma função prática e coerente na tomada de decisão das próximas campanhas do estabelecimento, e por isso são chamadas de métricas de vaidade. Alguns exemplos dessas métricas são:

  • Likes em postagens do Facebook;
  • Número de inscritos no YouTube;
  • Curtidas em vídeos;
  • Tamanho da lista de leads;
  • Entre outras.

Apesar dessas informações serem interessantes para mensurar o quanto a gravação áudio que se tornou um post nas redes sociais foi aprovada pelo público, ela pode não indicar qual foi o alcance da publicação no mundo virtual.

Dessa forma, uma campanha com maior investimento em anúncios patrocinados, por exemplo, não terá respaldo na métrica, o que limita o poder de tomada de decisão com base nesses dados.

Por que evitar as métricas de vaidade?

Para que as ações de marketing digital possam ser cada vez mais eficazes, é necessário entender o que agrada o público-alvo da sua marca, assim como entender o quanto uma determinada campanha converteu em clientes e os custos desse trabalho.

Assim, uma empresa que decide fazer publicidade para vender vinhos secos na internet, precisa saber como aplicar um funil de vendas de maneira adequada, assim como perceber, pelo número de visitantes, se há a necessidade de segmentar melhor os seus anúncios.

Ao visualizar o número de curtidas de uma postagem, por exemplo, o número pode ser interessante apenas para conhecimento dos gestores, mas ele não vai impactar no resultado de uma campanha.

Por isso, ao mesmo tempo em que é necessário conhecê-las para entender melhor as preferências do seu público, é preciso evitá-las durante os períodos em que é preciso elaborar e desenvolver novas frentes de atuação.

Qual a importância de conhecer essas métricas de vaidade?

Mesmo que as métricas de vaidade não devam ser consideradas no planejamento de estratégias de marketing digital, isso não significa que elas não sejam importantes para o seu negócio.

Afinal, grande parte das informações que serão usadas para a elaboração de conteúdos e para uma interação mais próxima com os seguidores pode ter base nessas métricas.

Quando se verifica que uma determinada postagem da sua rede social teve um maior número de curtidas do que outra, é possível entender o perfil dos clientes, assim como o que atrai mais a atenção deles e, por consequência, como engajá-los melhor no futuro.

O tamanho da lista de leads, por exemplo, pode mostrar o quanto a empresa continua crescendo, e quantas pessoas ela poderá atingir em uma determinada campanha de marketing.

Por isso, as métricas de vaidade possuem relevância para uma companhia, e devem ser aproveitadas para ações em paralelo às de marketing, o que auxiliará em processos internos, garantindo uma atuação mais direcionada nas redes.

Conhecer os indicadores do seu negócio é fundamental para o sucesso dele, e saber no que eles podem ajudar no dia a dia do seu estabelecimento é fundamental.

Sendo assim, não deixe de conhecer de perto as métricas de vaidade da sua empresa, e considere aplicá-las para melhorar ainda mais o seu conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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