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Quer saber como utilizar o marketing jurídico para alcançar mais clientes o obter mais resultados? Nesse artigo vamos te ensinar as melhores práticas de marketing digital para o seu escritório!

A internet é porta de entrada de clientes para muitos mercados. Porém, uma dúvida é muito comum: advogado pode usar a internet? Como fazer o marketing jurídico do meu escritório?

É importante entender que, independentemente do canal de marketing utilizado, não há nenhuma proibição de fazer marketing para profissionais do direito.

O que é proibido é fazer oferta.

Se olharmos para o universo do marketing digital jurídico – sabemos que oferta é apenas um pequeno pedaço de um processo muito maior.

Sendo assim, a resposta simples para essa pergunta é: sim, advogado pode usar a internet para aumentar sua carteira de clientes.

Nós queremos te entregar mais. Por isso, vamos te mostrar como um advogado pode usar a internet e fazer marketing digital jurídico.

Sabendo que você não pode ofertar, ainda assim, sobram muitas ferramentas disponíveis que você pode usar para promover seus serviços, utilizando outras atividades.

Aqui está um guia sobre ferramentas que um advogado pode usar online para aumentar sua carteira de clientes.

Navegue e saiba mais sobre o marketing jurídico

É advogado e busca serviços de marketing digital?
A Tupiniquim possui uma vasta experiência em Marketing Jurídico. Entregamos visibilidade, credibilidade e autoridade para o seu negócio! Vamos conversar sobre o seu projeto e levar a sua empresa para o próximo nível?
marketing jurídico

O que é marketing jurídico?

O Marketing Jurídico é um conjunto de estratégias de marketing que visam melhorar a vida do seu negócio, fidelizar e alcançar mais clientes, consolidar a imagem da empresa e obter resultados mais efetivos nas vendas.

Assim como qualquer outra empresa, um escritório de advocacia também precisar ter um planejamento e boas estratégias para estar bem colocado no mercado e estar à frente da concorrência.

É através do marketing jurídico que você vai conseguir mostrar da melhor forma quais os seus valores, propósitos, especialidades e a qualidade dos serviços que o seu negócio oferece. Com as estratégias de marketing digital em conjunto com estratégias de SEO para advogados, você atrai e conquista potenciais clientes produzindo conteúdos relevantes, além de se tornar uma figura de autoridade e uma referência no meio digital.

Tenha cautela na hora de divulgar os seus serviços, pois uma abordagem publicitária fora dos padrões do Código de Ética OAB (Ordem de Advogados do Brasil) pode prejudicar o seu negócio.

marketing digital para advogados

Por que marketing jurídico digital é importante?

Você precisa ter em mente que no marketing jurídico digital, você não pode produzir nenhum tipo de conteúdo ou material publicitário com o caráter de oferta.

O que pode ser feito é utilizar estratégias de marketing de conteúdo em veículos de comunicação para informar os seus leitores sobre os serviços que você presta e educá-los com materiais que abordam assuntos jurídicos (ensinaremos como fazer isso mais na frente).

Pensando nisso, separamos alguns pontos que mostram a importância de se investir no marketing digital jurídico.

Competitividade no mercado

Existem milhares de escritórios de advocacia no mercado e se você é um profissional de direito e quer entrar no mercado, vai ter que enfrentar essa competitividade.

Mas para você estar à frente dos seus concorrentes, precisa mostrar o que sabe fazer com competência e credibilidade. O marketing jurídico pode te ajudar a criar conteúdos que revelam os seus pontos fortes e despertam o interesse e a confiança do cliente em contratar os seus serviços.

Aumentar a visibilidade

O marketing digital jurídico permite que você esteja presente em vários veículos online, como o YouTube, redes sociais, Google e sites.

Marcar a sua presença nesses meios digitais com certeza irá elevar o seu negócio para outro nível. O fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas à internet aumenta as chances do seu negócio ter mais visibilidade, tráfego orgânico e pode gerar mais leads.

Fidelização do cliente

Não basta só focar em conquistar novos clientes. Como qualquer profissional, o advogado precisa fidelizar os seus clientes atuais.

Implementar estratégias de marketing jurídico digital ajuda os seus clientes a entenderem cada vez mais como funcionam os seus serviços. Aplicando essa estratégia da maneira correta, o seu público pode indicar os seus serviços para outras pessoas também. Mas, claro que o “boca a boca” ou o “quem indica”, não são suficientes.

Então, adotar as estratégias de marketing jurídico e SEO para advogados vai fazer você alcançar a persona adequada para a sua empresa.

Reconhecimento

O marketing jurídico ajuda na construção de autoridade e reputação. Em muitos outros artigos você com certeza já deve ter lido que para se tornar referência em determinado assunto é preciso produzir conteúdo relevante.

Mas o que define um conteúdo como relevante? Trata-se da capacidade de tirar dúvidas e mostrar as soluções para um problema. Ou seja, é um conteúdo do interesse do público-alvo, que pode ajudá-lo de alguma forma.

Assim, você passa confiança e credibilidade para os seus leitores e se torna um profissional cada vez mais renomado e reconhecido pela sua audiência.

advogada marketing jurídico

Marketing de conteúdo no marketing jurídico

Advogados já estão normalmente habituados com a ideia de produzir conteúdo como forma de divulgação. Então, aprender sobre o marketing de conteúdo é uma ótima opção para melhorar isso.

Criar um site para advogados bem elaborado, pensando na experiência do usuário e com um design responsivo é um dos meios mais poderosos para potencializar os resultados dos seus textos, tanto para os próprios buscadores, como para as pessoas que procuram os serviços que o seu escritório de advocacia oferece.

Ao ter um blog dentro do seu site, o ideal é que você defina uma frequência de publicações, publicando semanalmente pelo menos 1 artigo relevante sobre sua área de atuação.

Dessa forma, você não ficará refém da espera por publicações em revistas, jornais e periódicos da área jurídica.

Você pode simplesmente publicar seu conteúdo de acordo com a sua vontade, em um canal próprio, onde você é o editor-chefe e é quem decide o que vai e o que não vai ao ar.

O blog tem esse poder. O blog te dá um canal direto com sua audiência, potenciais clientes e outras pessoas que possam se interessar pelo tema do seu conteúdo.

marketing digital para advogados está ligado diretamente à produção de conteúdo. Quando você se torna um produtor de conteúdo, você aumenta as chances de ser encontrado no Google quando alguém procura pelo que você faz.

marketing para advogados

Redes sociais para advogados

Enquanto o site para o advogado é uma unanimidade no meio, muitos acabam se esquecendo das mídias sociais.

Elas apresentam um manancial de oportunidades para que advogados criem uma audiência qualificada, engajada, interessada e participativa.

As mídias sociais são ignoradas porque muitos profissionais acreditam que não podem utilizá-las como canal de marketing jurídico. Na verdade, eles podem sim.

Aqui estão algumas plataformas que o advogado pode usar para aumentar sua carteira de clientes:

Instagram

O Instagram pode ser utilizado para reforçar a credibilidade do advogado, executando algumas ações como:

  • Post no feed: no feed de notícias é possível compartilhar informações relevantes, notícias, novas leis, prazos, alterações de procedimentos e curiosidades;
  • Stories: nos stories é possível engajar com os usuários e seguidores, fazendo enquetes, abrindo caixas de perguntas para se relacionar com a audiência, postando vídeos curtos e informações relevantes sobre o dia a dia do advogado;
  • Lives: com lives você pode interagir com a sua audiência, respondendo perguntas e compartilhando conteúdo. Deixe as suas lives salvas no IGTV para que outras pessoas possam ver depois.

Facebook

Criar uma página profissional no Facebook é uma forma de promover o engajamento e interação com os usuários. Assim como no Instagram, você pode fazer publicações de notícias e compartilhar informações relacionadas ao Direito.

Além disso, é possível inserir a localidade do seu escritório e o link do seu site e fazer a descrição do se negócio. Os usuários podem fazer comentários e avaliações, com notas de 1 a 5. Essas ações são ótimas para saber o que as pessoas falam sobre o seu escritório e se elas indicam os seus serviços.

Use o Facebook Watch para compartilhar vídeos e lives, você também pode deixar as lives salvas para as pessoas acessarem quando quiserem.

LinkedIn

O LinkedIn é um espaço de total interação profissional e um meio de fazer networking com outros profissionais. Se você quer ter autoridade, reconhecimento, credibilidade e ser referência no setor jurídico, é indispensável a sua presença nessa rede social.

Essa plataforma vai servir como um portfólio profissional do advogado ou do escritório de advocacia. Nela você vai compartilhar os seus conhecimentos, as suas conquistas, as premiações, as certificações e as participação em eventos. É possível também divulgar vagas de emprego caso o seu escritório esteja contratando.

Como você pode ver, as mídias sociais são um canal com recursos ilimitados para criar uma audiência e estabelecer o relacionamento com ela para uma venda futura.

marketing digital jurídico

Marketing jurídico digital

Além das redes sociais, existem outros recursos no meio digital que podem ser explorados e que também geram bons resultados. Veja alguns exemplos:

Google: o Google é o maior buscador do mundo. E todas as pessoas que têm um negócio desejam ser encontradas nesse mecanismo de busca, não é mesmo?

Antes, é preciso entender como o Google funciona e quais são os fatores de ranqueamento que ele leva em consideração para classificar uma página.

Você também vai precisar usar técnicas de SEO para que o seu site tenha apareça entre os primeiros resultados de busca.

E-mail Marketing: se essa ferramenta for utilizada da forma correta, ela pode ser muito útil para o seu escritório de advocacia. Segmente e classifique o seu mailing (base de e-mails) para que a sua mensagem seja entregue para o público de interesse.

YouTube:  segundo algumas pesquisas, o Youtube já ultrapassou mais de 2 bilhões de acessos mensais, se tornando o protagonista entre as plataformas de vídeos e o segundo maior site de buscas da web, ficando atrás apenas do Google.

Com essas estatísticas, você pode ver que produzir vídeos para o Youtube traz muitas oportunidades de crescimento para o seu escritório.

Podcasts:  o podcast, assim como o rádio caracteriza-se pelo formato de áudio e é um dos formatos que mais cresce atualmente.

Para você se destacar no Podcast, recomendamos que você responda as dúvidas mais comuns da persona e faça entrevistas com profissionais de Direito de diversos setores, como empresarial, civil, trabalhista, ambiental e outros.

IGTV:  o IGTV também é uma ótima opção para compartilhar conteúdos, ideias, conhecimentos e fazer entrevistas em formato de vídeos. Inclusive você pode fazer lives e depois salvar no IGTV.

Anúncios e o marketing digital para advogados

Existem os recursos de anúncios para complementar a estratégia de marketing digital para advogados. Seja no Google Adwords, YouTube, ou nas mídias sociais, os anúncios permitem que você alcance ainda mais pessoas com interesses sobre a área do Direito.

Através dos anúncios, é possível aumentar sua presença online, alcançando pessoas onde não seria possível chegar com o marketing tradicional.

Os anúncios são ferramentas poderosas no marketing jurídico e colocam você em destaque no Google e nas mídias sociais, tornando seu conteúdo atraente para aqueles que ainda não conhecem o seu escritório e o seu trabalho.

Anúncios vão ajudar você a atrair visitantes para seu site e blog, seguidores para suas mídias sociais, aumentarão a sua audiência, a autoridade e o interesse das outras pessoas pelo que você faz. No meio disso tudo, você vai encontrar alguns clientes prontos para comprar seus serviços.

A vantagem dos anúncios é que eles trazem resultados imediatos para o seu escritório.

Dicas de marketing digital para advogados

Conheça nesse tópico algumas dicas que vão te ajudar com o marketing digital do seu negócio e irão aproximar as pessoas do seu escritório:

Cartão de visitas digital:  da mesma forma que cartões de visitas impressos são úteis para um estabelecimento físico, o cartão de visita digital também é. Você pode envia-lo para os seus clientes por qualquer mídia social e ainda inserir o link das suas redes sociais e site.

WhatsApp Business: esse é um meio de comunicação que mais te aproxima os clientes, fazendo com que eles tenham mais conforto e segurança para tirar dúvidas sobre algum serviço do seu escritório de advocacia.

Videoconferências: para quem trabalha com o home office, essa é uma ótima sugestão para realizar reuniões. Existem diversas ferramentas de videochamadas que facilitam a conversa com os seus clientes, como o Zoom e Google Meet. Uma grande vantagem é que várias pessoas podem participar da reunião.

Newsletter: é um método de marketing digital bastante utilizado por muitas empresas. Através do e-mail marketing, os seus clientes recebem o newsletter e ficam atualizados dos novos conteúdos do seu escritório.

Copywriting e Storytelling: essas são técnicas para deixar o seu conteúdo jurídico mais cativante e atrativo.

O Copywriting é o processo de produção de texto que envolve várias ações de marketing e vendas, como conteúdo de e-mail, site, e-book e anúncios, por exemplo. Antes de escrever, você precisa pensar qual o propósito da escrita, se é vender um produto, serviço ou até mesmo uma ideia.

Já o Storytelling é a capacidade de contar histórias, transmitir mensagens e ideias, construindo narrativas interessante para seus clientes.

Com esses dois conceitos atuando em conjunto nas suas estratégias, com toda certeza você vai produzir os melhores conteúdos jurídicos para sua audiência.

Logotipo e branding para advogados: a identidade visual de uma empresa diz muito sobre ela. Você já dever ter escutado a frase “A primeira impressão é a que fica”. A imagem da sua empresa é primeira coisa que as pessoas veem. Então, você precisa construir uma identidade forte para a marca.

Para isso você pode contratar uma agência de branding para te ajudar com o design e na construção de reputação do seu escritório.

Canais Jurídicos: existem alguns canais de comunicação específicos para advogados ou escritórios jurídicos, como o Jusbrasil, Jurídico Certo e o LinkLei. Neles, você pode criar o seu perfil profissional, se conectar com pessoas e prospectar mais clientes.

Um ponto importante a ser lembrado é que as suas estratégias de marketing jurídico precisam estar alinhadas com cada um desses canais.

Livros de Marketing Jurídico

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Existem vários autores que escrevem sobre o marketing jurídico. Hoje, trouxemos como referência 2 livros do escritor Alexandre Motta, para te ajudar nessa jornada do marketing jurídico digital. Veja:

O Guia Definitivo do Marketing Jurídico: o objetivo da obra é mostrar para os advogados como é possível lucrar com o seu escritório de advocacia. Mostrando a teoria e a prática de ferramentas que dão resultados para o seu negócio, além de apresentar para os profissionais da área como utilizar o marketing jurídico nos canais de comunicação atual de forma ética.

Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda: o livro tem como co-autor o Dr. Lucas do Santos Faria e o objetivo da obra é mostrar o olhar na advocacia por um profissional de marketing jurídico e a visão de um advogado profissional sobre o marketing jurídico. O livro também vai ensinar para advogados como fazer marketing na área jurídica de forma assertiva.

Se inspire: Veja o case de sucesso do Artuni Advogados, que tiveram um aumento mensal de 3.000% na aquisição de leads e conseguiram reduzir em 50% os gastos com anúncios.

Agora que você já sabe como um advogado pode usar a internet para aumentar sua carteira de clientes, que tal utilizar esse recurso a seu favor?

Em muitos segmentos de mercado, o marketing digital é necessário. É impossível ter resultados sem utilizá-lo, e na maioria das vezes, o mercado está saturado.

No caso do advogado, o marketing jurídico ainda é um diferencial. Muitos profissionais não utilizam por falta de conhecimento, por preconceito, por acreditarem que não podem ou porque não sabem como funciona.

Aproveite essa oportunidade e crie o seu plano de marketing digital. Saia na frente e esteja preparado para colher seus benefícios antes dos concorrentes.

Se você precisa de ajuda para criar uma boa estratégia de marketing jurídico e quer começar a vender mais, saiba que a Agência Tupiniquim possui uma ótima experiência com marketing jurídico e pode ser a solução dos seus problemas!

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Dúvidas Frequentes

Por que o SEO para advogados é importante?

O SEO para advogados te ajuda a produzir conteúdos úteis e relevantes para os seus potenciais clientes e otimiza o seu site para os mecanismos de busca, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados dos buscadores como o Google, Bing e Yahoo.

Quais os benefícios do marketing digital jurídico?

Atualmente, tudo o que procuramos é na internet, seja um produto ou empresa. Por isso, o marketing digital jurídico proporciona a vantagem do seu escritório ser encontrado na web no caso de alguém buscar por serviços de advocacia.

Quais redes sociais podem ser utilizadas para o marketing jurídico?

Um advogado profissional pode utilizar todas as redes sociais, desde que faça sentido para o negócio e para o público-alvo. As midas sociais mais populares para serem utilizadas são o Facebook, Instagram, LinkedIn e WhastApp.

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