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Você tem interesse em conhecer e se aprofundar no universo do marketing digital? Neste artigo, você encontrará os 10 melhores livros sobre marketing e mais 2 e-book gratuitos para você ler.

É muito comum, quando começamos um novo negócio, um empreendimento ou até mesmo um projeto dentro de uma empresa, buscarmos formas de colocar em prática aquilo que nos propomos a fazer, não é mesmo?

Desde que a internet ganhou força e muitas empresas começaram a migrar para o ambiente online, elas perceberam a importância do marketing digital e como as estratégias são muito promissoras para quem investe no mercado digital.

Isso porque, o marketing digital engloba um conjunto de técnicas e estratégias que são usadas para promover, impulsionar, divulgar e comercializar os seus produtos ou serviços através da internet, com o objetivo de conquistar mais clientes, aumentar as vendas, melhorar a sua rede de relacionamento e fortalecer a sua marca.

Ao longo dos anos, as pessoas mudaram seus comportamentos de consumo e passaram a ser mais exigentes, buscando informações sobre o que desejam comprar, se outras pessoas indicam o produto ou serviço e qual o relacionamento da marca com o público.

Por isso que dentro desse contexto, as estratégias de marketing digital se tornaram indispensáveis para qualquer negócio que almeja o sucesso.

Canais como sites, blogs e redes sociais, por exemplo, são excelentes opções para oferecer as informações que o seu público-alvo está procurando.

Diante de tudo isso que falamos até agora, fica claro o quanto você deve mergulhar nos assuntos que estão relacionados ao marketing digital, ainda mais sabendo que a internet é um ambiente muito concorrido.

Quer saber tudo sobre o marketing digital e se tornar expert no assunto? Confira esse conteúdo que preparamos especialmente para você com um compilado de livros e e-books.

Veja a lista com os melhores livros de marketing digital:

10 Livros de Marketing Digital para Você se Inspirar

Acompanhe a lista com os 10 melhores livros de marketing digital que você precisa conhecer, e que não podem faltar no seu repertório de leituras.

1. A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres

O livro “A Bíblia do Marketing Digital” foi escrito por Cláudio Torres. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, tem mestrado em Sistemas pela USP e é pós-graduado em Marketing na Suécia.

Além disso, Torres é fundador de alguns portais como o thedigitalenablers.com, que é um projeto voltado para estimular a cultura digital nos profissionais e empresas, e do torreslabs.com, que é um estúdio de desenvolvimento de videogames.

O autor escreveu a Bíblia do Marketing Digital baseando-se nos ensinamentos e aprendizados que adquiriu ao longo dos anos. Esse livro é uma segunda edição, em que Cláudio traz novas estratégias do marketing digital.

O livro aborda as principais ações, ferramentas e mídias presentes na web, ensinando os leitores a utilizarem a internet para implementar ações de marketing, comunicação e publicidade online para os seus negócios.

Esse livro é recomendado para diversos públicos, como empresários e executivos de pequenas, médias e grandes empresas, publicitários, profissionais de comunicação e marketing, e até para estudantes e professores de comunicação, marketing e publicidade.

2. Marketing 4.0 – Philip Kotler

Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, mais uma vez comprova o título que é dado a ele ao escrever “Marketing 4.0”.

No livro Marketing 1.0, ele aborda a transição do marketing orientado ao produto, enquanto a versão 2.0 é mais focada no consumidor, até chegar na edição 3.0, que é centrada em adotar e refletir valores humanos em produtos, serviços e culturas empresariais.

Juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital. O livro Marketing 4.0 mostra como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Afinal de contas, não foi só o marketing que teve grandes mudanças ao longo do tempo, mas toda a sociedade em sua forma de consumir produtos e serviços.

Sendo assim, o marketing digital deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada de compra que começa na apresentação da marca e termina na fidelização do cliente.

Por isso, o livro de Philip Kotler (Marketing 4.0) apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro, oferecendo as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

3. Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha

O best-seller “Obrigado pelo Marketing” foi escrito por Vitor Peçanha, um dos fundadores da Rock Content.

Neste livro, Peçanha aborda tudo sobre o Marketing de Conteúdo, com base em seus conhecimentos técnicos e práticos que adquiriu ao longo da sua jornada à frente da empresa (Rock Content).

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de marketing que usa técnicas para alcançar as pessoas e fazer com que elas conheçam a sua marca de forma espontânea, através da criação e distribuição de conteúdos ricos, interativos e educativos.

A ideia do livro é transformar os leitores em grandes profissionais da área. Por isso, Vitor usa uma linguagem de fácil compreensão, mostrando como montar uma estratégia de sucesso, passos essenciais para elaboração, produção e distribuição de conteúdo em canais como blogs, redes sociais e e-mail.

Além disso, ele ensina como usar o conteúdo para atrair clientes e otimizar os seus resultados.

4. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI- Rafael Rez

Ainda falando sobre o Marketing de Conteúdo, trouxemos mais uma indicação de livro, “Marketing de Conteúdo- A moeda do século XXI”, escrito por Rafael Rez, fundador da Agência de SEO e Conteúdo Web Estratégica e cofundador da Nova Escola de Marketing.

O livro aborda questões como planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais.

Para que o seu negócio tenha sucesso, é muito importante que você consiga chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas entendam o seu valor. Não dá mais para simplesmente interromper o seu público com mensagens comerciais ou promocionais.

Ou o marketing da sua empresa gera valor para sua audiência, ou pode estar predestinado a falhar. Dessa forma, o livro mostra o poder do Marketing de Conteúdo, já que atualmente a moeda que compra a atenção das pessoas é o conteúdo.

5. Contágio – Por que as coisas pegam – Jonah Berger

O autor deste livro, Jonah Berger, professor de marketing da Wharton School na Universidade da Pensilvânia, mostra aos leitores os princípios que fazem algo se tornar popular ou não.

Ou seja, ele revela as razões do porquê falamos mais sobre alguns produtos e ideias do que outros, o motivo pelo qual algumas histórias se espalham com mais facilidade e o que faz um conteúdo digital se tornar viral.

Nesse livro, Berger revela a ciência secreta por trás do viral e da transmissão social, e apresenta seis princípios básicos que levam todos os tipos de coisas a se tornarem contagiosas e campeãs de vendas.

6. Hacking Growth – Sean Ellis e Morgan Brown

O termo Growth Hacking foi criado em 2010 por Sean Ellis, responsável pelo crescimento do Dropbox (serviço online de armazenamento de arquivos).

Apesar desse termo não ser tão recente, ele ainda é desconhecido por muitas pessoas. O Growth Hacking é basicamente uma estratégia inovadora de marketing que tem como objetivo fazer com que as empresas tenham um crescimento mais rápido.

Esse livro, escrito por Ellis e Brown, vai te ajudar a se aprofundar muito mais no mundo do Growth Hacking, fazendo com que você entenda como essa metodologia pode beneficiar o crescimento da sua empresa ou startup. Sempre focando nos clientes, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais.

7. Nocaute – Gary Vaynerchuck

Até alguns anos atrás, as pessoas eram impactadas por propagandas e anúncios invasivos nas mídias tradicionais como TV, rádio, mídia impressa e outdoors e, mais tarde, também na internet.

Mas com a chegada das redes sociais, essa luta pode ser transferida para um novo ringue, onde as pessoas expressam a sua opinião sobre um determinado produto ou serviço e até tiram dúvidas antes de comprar algo.

Usando o marketing de conteúdo para as redes sociais, por exemplo, você pode entreter, valorizar e ser útil para o seu público.

E é exatamente isso que Gary Vaynerchuk explora em seu livro “Nocaute”, que tem como subtítulo “Como contar a sua história no disputado ringue das redes sociais”. Ele mostra exemplos de erros e acertos, e análise detalhada de cada rede social.

8. Isso é Marketing – Seth Godin

Esse é mais um exemplo de um dos melhores livros de marketing digital que você precisa conhecer.

No centro de sua abordagem, Seth Godin tem a ideia de que: grandes profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa. Eles usam o marketing para resolver os problemas de outras pessoas.

Em outras palavras, o livro foca na humanização do marketing, ou seja, ele mostra como as marcas podem construir uma relação de confiança com os consumidores, dando a eles as ferramentas necessárias para que alcancem seus objetivos.

Além disso, o livro mostra como as marcas podem enxergar as pessoas que desejam influenciar não considerando-as apenas números, mas também como pessoas que precisam ser compreendidas para serem bem respondidas ou atendidas.

9. Teste A/B: a maneira mais poderosa de transformar cliques em clientes – Dan Siroker e Pete Koomem

O teste A/B serve para criar diferentes variações de páginas da web e anúncios e, em seguida, acompanhar e medir quais versões teve um melhor desempenho e gerou mais resultados.

Fazendo testes A/B, é possível que as empresas melhorem a eficácia do seu marketing e ainda a experiência dos usuários e usuárias dentro das páginas, fazendo com que a sua taxa de conversão aumente.

O livro “Teste A/B: a maneira mais poderosa de transformar cliques em clientes” foi escrito por Dan Siroker, diretor de análise da campanha presidencial de Barack Obama em 2008, juntamente com Pete Koomem.

Durante a sua campanha presidencial de 2008, Obama conseguiu atingir mais de 40% de doações para a sua campanha após o seu time testar todas as mídias eletrônicas da campanha, desde o Twitter até a opção do site que incentivava as pessoas a se inscreverem na campanha.

Existem diversas plataformas que te ajudam a fazer testes A/B como o Optimizely, que foi criado pelos próprios autores deste livro, o Google Ads, e muitas outras.

Se você quer começar a se basear em dados para saber a eficiência das suas campanhas na web, o livro “Teste A/B”, é uma excelente opção de leitura.

Com ele, você aprenderá a fazer testes no seu próprio site e em qualquer conteúdo online, como transformar o maior número de visitantes em clientes, como escolher a solução de teste certa para sua empresa e muito mais.

10. A Cauda Longa- Chris Anderson

O termo “cauda longa” ganhou popularidade após a publicação de um artigo sobre o tema, escrito por Chris Anderson, ex-editor chefe da revista Wired.

O conceito se tornou ainda mais conhecido depois do livro “A Cauda Longa: A nova dinâmica de marketing e vendas”, escrito pelo mesmo autor.

Chris mostra como a internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho que vendem pouco é igual à receita total de poucos produtos que vendem muito.

Dessa forma, o livro que foi publicado em 2006 e que é considerado uma das bíblias do marketing digital, explora a importância do mercado de nicho para a economia, como também as ações que devem ser exploradas na internet.

2 E-books gratuitos sobre o mundo do Marketing Digital

Para deixar a sua lista de leitura ainda mais completa, trouxemos 2 e-books sobre marketing digital para você baixar gratuitamente. Veja:

Como fazer a sua empresa vender mais, melhor e todos os dias!

Um dos maiores desafios de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, é as vendas, não é mesmo?

Ainda mais quando se trata de um negócio que vende pela internet, um ambiente bastante concorrido em que você precisa sempre encontrar boas soluções e estratégias para se destacar da concorrência.

Pensando nesse cenário a Tupiniquim produziu o e-book: “Como fazer a sua empresa vender mais, melhor e todos os dias!”, para mostrar que através da internet a sua empresa pode aparecer para quem está buscando aquilo que você oferece.

Além disso, você aprenderá sobre os principais canais e estratégias que podem ajudar a sua empresa a crescer de forma sustentável e escalável.

Guia completo sobre Personas e Jornada de Compra [+ template]

Você sabe quem são as suas personas?

Quando você sabe quem é a sua persona ou as suas personas, fica muito mais fácil saber qual tipo de conteúdo você direcionará para elas. Ou seja, os conteúdos que atendem as necessidades dos consumidores ou potenciais consumidores em cada fase da jornada de compra.

Com o e-book produzido pela Resultados Digitais sobre Personas e Jornada de compra, você aprenderá tudo sobre esse tema, com exemplos reais e ainda, de bônus, ganhará um template com perguntas em que você pode se basear para definir as suas personas.

Que tal, começar a ler mais sobre o Marketing Digital hoje mesmo?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os 10 melhores livros de marketing digital que listamos neste post, esperamos que consiga colocar a sua leitura em dia para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos.

E se você ainda é iniciante na área de marketing digital, todos os livros apresentados aqui são para você também.

Não necessariamente é preciso seguir a ordem que listamos os livros para começar a sua leitura. Entenda quais são as suas necessidades e prioridades do momento.

Afinal de contas, não trouxemos apenas livros de marketing digital em si, mas de outras estratégias que também fazem parte do marketing, como o marketing de conteúdo, por exemplo.

É importante ressaltar que esses são apenas alguns livros de muitos outros que existem. Então não pare por aqui, continue sempre buscando por conhecimento.

Até mesmo porque, o mundo digital está em constante mudança, e por isso devemos sempre buscar por novos conhecimentos, lendo artigos e livros diariamente.

E por falar em artigos, deixamos aqui o Blog da Tupiniquim como uma opção de leitura, para você se manter sempre atualizado sobre tudo de marketing digital.

Se você quer impulsionar o seu negócio através da internet, conte com a Tupiniquim. Somos uma agência especialista em marketing digital que possui mais de 10 anos de experiência no mercado, oferecendo os melhores serviços para que empresas de qualquer porte alcancem os seus objetivos.

Dúvidas Frequentes

Quais os melhores livros de marketing digital?

Existe uma infinidade de livros de marketing digital e autores que escrevem sobre esse assunto. Alguns que recomendamos são:  

  1. A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres 
  2. Marketing 4.0 – Philip Kotler 
  3. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI- Rafael Rez 
  4. A Cauda Longa- Chris Anderson 
  5. Isso é Marketing – Seth Godin 

Como escolher o melhor livro de marketing digital?

Um livro pode acabar complementando outro, assim como uma estratégia pode complementar outra. Sendo assim, para escolher o melhor livro de marketing digital, entenda quais são as suas necessidades e prioridades do momento para o seu negócio.  

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