fbpx Skip to main content

Leads B2B são potenciais clientes empresariais, e a geração de leads é a primeira etapa do processo de vendas. Saiba mais sobre a importância deste conceito! 

Toda empresa busca por clientes fixos e que dêem bons resultados, a fim de melhorar tanto o seu funil de vendas quanto a sua estrutura de mercado, o que implica diretamente na sua relevância para esse meio de atuação. E os leads B2B são importantes para fazer com que o seu negócio possa ter um pleno desenvolvimento.

Sendo assim, é fato que esse processo acontece em diversas formas, como a própria estrutura B2B, que é uma sigla para a popularização do termo Business to Business; ou seja, um negócio voltado para empresas, sendo uma negociação entre empreendimentos que vão fazer com que ambos possam ser beneficiados por esse tipo de transação.

Por isso, verificar novas formas de mercado podem ajudar a sua empresa a conquistar mais leads, permitindo que a sua presença de mercado seja mais efetiva. Ficou curioso e quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!

O que você vai ler sobre Leads B2B:

O que são leads B2B?

Os Leads B2B são potenciais clientes empresariais, ou seja, são contatos que ocorrem de empresas que têm potencial para se tornarem clientes. 

Em outras palavras, é uma negociação business to business, que acontece de empresa para empresa, por isso, leads B2B são as empresas que demonstram interesse pelos produtos ou serviços que outra empresa oferece. Logo, a venda não é feita diretamente para o consumidor final.

Um exemplo de Lead B2B é uma empresa que oferece serviços de manutenção de máquinas e precisa realizar a confecção de uniformes para seus colaboradores, logo, solicita o produto de outro empreendimento. 

A maioria das empresas de grande porte possuem uma lista de contatos frequentes que tem uma função extremamente importante para o segmento empresarial: gerar engajamento

Isso significa que toda empresa precisa de uma boa presença de mercado para que seus clientes possam ter mais segurança na hora de fechar contrato com o seu negócio. Por isso, os leads voltados para o mercado B2B são essenciais, pois eles vão proporcionar:

  • Maior facilidade de acesso a novos clientes;
  • Manutenção de um funil de vendas ativo e poderoso;
  • Presença de mercado favorável;
  • Indicações para outras possíveis parcerias;
  • Ampliação dos seus horizontes empresariais;
  • Propagação positiva da sua empresa dentro do seu segmento de atuação e outros.

Leads para o mercado business to business

A geração de leads é feita a partir de alguns critérios importantes a serem seguidos, afinal, todo cliente gosta de se sentir especial e essa demanda deve ser vista como um meio de fixar esse usuário em potencial. Dessa forma, para converter um lead é necessário pensar algumas etapas, como:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fidelização;
  • Manutenção.

Essas quatro etapas fazem com que o seu lead participe de um grupo seleto de pessoas que constituem um perfil excelente para a sua empresa, como alguém que está interessado em uma batedeira industrial, por exemplo, e realmente vá consumir com o seu negócio por saber que aquele produto é muito mais do que um item, ou seja, oferece muitos benefícios em sua utilização.

De maneira geral, será um lead qualificado devido a maior possibilidade de aderência com o seu negócio e se tornar um cliente.

Por que é importante ter leads qualificados?

A partir de todos os benefícios que um lead qualificado traz, fica evidente que eles são essenciais para o seu processo de firmamento de mercado, o que traz uma segurança maior e promove uma auto afirmação dentro da sua área de atuação, e isso é muito importante para se tornar uma empresa de referência no mercado. 

Dessa forma, é comum que muitas empresas do segmento B2B tenham produções que possam atender tanto as empresas quanto clientes finais, ou seja, se você vende caixa de papelão, poderá atender leads B2B ou B2C. 

Sendo assim, é possível afirmar que para gerar leads é importante entender quais são as necessidades do cliente, bem como oferecer produtos e serviços de alta qualidade, sendo algo revolucionário para o público-alvo. Além disso, manter o contato no pós-venda fará uma diferença significativa nesse processo. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais. 

Dúvidas Frequentes

O que são Leads B2B?

Os Leads B2B são potenciais clientes empresariais, ou seja, são contatos que ocorrem de empresas que têm potencial para se tornarem clientes. 

Como gerar Leads B2B?

A geração de leads é feita a partir de alguns critérios importantes a serem seguidos. São eles:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fidelização;
  • Manutenção.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
5 Formas de divulgar o seu E-book 4 Principais Canais de Follow Up de Vendas 5 Dicas para fazer um Follow Up de Vendas Follow Up de Vendas: O que é e quais as etapas? Como implementar a estratégia de Social Selling? O que É e 3 Benefícios do Social Selling Quais as vantagens do LinkedIn para B2B? 4 Passos Para Dominar as Objeções 4 Tipos de Objeções Que Você Precisa Conhecer O Que é e Como Estruturar uma Matriz de Objeções? Como Lidar com Possíveis Objeções no SPIN Selling 4 Dicas sobre a Fase de Aprendizado no Google Ads O que é e qual a importância de criar um e-book? Google Ads: O que é a Campanha em Aprendizado? Melhores Estratégias B2B para o LinkedIn O que é e como criar uma Company Page no LinkedIn? Exemplos de Perguntas de SPIN Selling O Que É e Como Aplicar o SPIN Selling? Cursos Específicos de Facebook Ads 7 Motivos para Investir em Marketing Digital com a Tupiniquim