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Quer conhecer uma ferramenta que pode mudar o jeito da sua empresa vender? Bem vindo ao mundo do Google Ads! Comece usar esse potencial e vire o jogo a seu favor!

Pois é, a revolução das vendas digitais chegaram com força e sem pedir licença. Sua empresa precisa começar a vender online para ontem e você não faz ideia de por onde começar? Nesse guia vamos te mostrar como o Google Ads – antigo Google Adwords – pode ajudar você a virar esse jogo de forma rápida e a vender muito pela internet.

Parece bom de mais para ser verdade? Sim, e é realmente muito bom. Os resultados realmente acontecem, mas… Apostamos que já estava esperando um “mas” por aqui, certo? Calma, não é fácil. E por isso, esse artigo irá te ajudar com o que realmente importa, mas sem sombra de dúvida um especialista de uma Agência de Google Ads vai fazer toda a diferença no seu resultado.

Iremos te ensinar passo a passo os itens mais importantes para que você tenha resultados nas suas campanhas de Google Ads e tomamos o cuidado para a leitura não ser muito técnica. Esse texto é voltado para donos de empresa e profissionais de marketing que desejam começar o uso da ferramenta. Aqui falaremos do essencial para você ter sucesso:

Sua empresa precisa de ajuda com as campanhas de Google Ads?
A Tupiniquim é especialista em Google Ads e Marketing Digital. Entregamos visibilidade, credibilidade e autoridade para o seu negócio! Vamos conversar sobre o seu projeto e levar a sua empresa para o próximo nível?

1. O que é Google Ads? (sem técniquês)

Antes de te responder o que é Google Ads, precisamos falar do Google. “Mas todo mundo sabe o que é o Google!” Talvez sim, mas o importante é você saber quais são as interfaces que ele possui e como o Ads (abreviação de Advertising ou Propaganda em português) entra na história. Veja a seguir a rede do Google e na sequência imagens com exemplos:

  • Rede de Pesquisa: a mais famosa e antiga tela de resultados de buscas.
Google Ads 1
  • Shopping: ela está vinculada a Rede de Pesquisa e aparece quando você busca por um produto.
Google Ads 2
  • Vídeo: o Youtube, e sim, ele é do Google. 😮
Google Ads 3
  • App: são as propagandas que ficam dentro dos aplicativos, geralmente gratuitos.
  • Gmail: “meu Deus eles são donos de tudo?” Sim, e tem propaganda lá também.
Google Ads 4
  • Rede Display: essa é a última e também um pouco mais complexa. A Rede Display é composta por sites, portais e blogs parceiros. O proprietário desse site faz uma conta no Google Adsense e começa a veicular propaganda do Google Ads em um espaço reservado. O Google Adsense é tema para outro artigo, então o importante é você saber que dá para por uma propaganda sua naquele site famoso de receitas saudáveis e gostosas (fica aí a dica para os nutricionistas).
Google Ads 6

“OK, e onde entra o Google Ads em tudo isso?” Ele é a plataforma de anúncios do Google, através dela podemos fazer publicidade com links patrocinados, banners, vídeos e animações interativas nas redes que expliquei anteriormente.

E por que isso é importante para a sua empresa? Simples, pela visibilidade para a sua marca e para o seu serviço/produto. As redes do Google compõem a maior audiência da internet! Isso dá milhares de Redes Globos! E você pode estar presente nela, fazendo a sua publicidade para um público que precisa da sua empresa, pelo preço de um clique, graças ao Google Ads!

Fantástico, não é mesmo? E se você precisa de ajuda para planejar melhor, leia esse artigo onde explicamos nossa metodologia e como fazer um Plano de Marketing Digital. 

2. Como funciona o Google Ads?

“Quem dá mais? Quem dá mais?” Você já deve ter ouvido essa frase em alguma cena de leilão, certo? Então, essa é mecânica principal de funcionamento do Google Ads.

O produto? É o clique do usuário para o site vencedor. O Anúncio patrocinado é exibido de forma estratégica no topo dos resultados de busca, antes dos videos no Youtube ou em banners nos sites parceiros.

Mas o valor do lance não é o único fator que determina quem será o anúncio vencedor. No Google Ads existe uma métrica chamada índice de qualidade, composta por: qualidade da página de destino, relevância do anúncio e taxa de cliques do anúncio a cada impressão (CTR).

A combinação é mais ou menos assim: valor de lance + a qualidade do seu site + o texto do seu anúncio + o aproveitamento de cliques a cada exibição = posição do seu anúncio. Dependendo da avaliação, o seu anúncio nem é exibido. Existe uma formula para o calculo exato desse valor, mas não vamos nos aprofundar aqui.

Nesse ponto o importante é você saber que a configuração correta da sua campanha, o anúncio e a qualidade do seu site pode ser a diferença entre pagar R$ 1,00 ou R$ 3,00 pela mesma exibição e pode ser a diferença entre lucro ou prejuízo. Alguém muito sábio disse uma vez que não se ganha dinheiro quando se vende, mas sim quando se compra, e é mais ou menos isso que acontece no Google Ads.

Outro ponto legal para você saber é que todo esse processo no Ads funciona da mesma forma que um celular pré pago. Isto é, você pode inserir seus créditos na plataforma e ir consumindo conforme as pessoas forem clicando. Acabando seus créditos o anúncio para de funcionar. A parte muito boa disso é que não existe um investimento mínimo e que seu orçamento pode ser flexível, de acordo com os seus resultados.

3. Como usar o Google Ads na minha empresa?

Agora que você já sabe o que é  Google Ads e sabe como funciona o Google Ads, apostamos que você deve estar se perguntando: “como usar o Google Ads na minha empresa?” Nós sabemos ler mentes. 😎

Mas uma coisa que você não pensou é que existem passos anteriores aos anúncios e, sem eles, o fracasso estará logo ao lado. E, como estamos vendo as dúvidas na sua cara, aqui está uma lista do que você deve preparar antes de anunciar no Google Ads:

  • Definir como a sua marca vai se comunicar com o seu cliente;
  • Listar quem é o seu público alvo e pensar como ele pensaria (é sério);
  • Analisar a concorrência;
  • Colocar as suas metas e objetivos no papel, porque para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve;
  • Verificar se o seu site está de acordo com os itens acima;
  • Definir um orçamento para a sua campanha (use o bom senso);
  • Pesquisar como o seu publico alvo pesquisa pelo seu tipo de produto ou serviço;
  • Estude as métricas que trazem sucesso para o seu negócio e façam sentido com os seus objetivos.

Feito isso, basta acessar a ferramenta do Google Ads e se cadastrar clicando aqui e configurar a sua campanha. A ideia aqui é sem tecniquês, mas se você precisar fazer isso sozinho, nós sugerimos fazer o Curso Gratuito do Google Academy clicando aqui.

OK, não te convencemos e você mesmo assim quer aprender a usar a ferramenta? Então dê uma olhada nos próximos itens deste guia! Eles são mais técnicos e explicam passo a passo como usar o Google Ads, basta seguir a leitura.

Caso essa não seja a sua intenção, nós já sabíamos (lemos mentes, lembra?) e fizemos um botão para você ir direto aos valores de investimento mínimo. É só clicar aqui. 😎

4. Como Anunciar no Google Ads

Para criar uma campanha de anúncios no Google Ads, você precisa primeiro se cadastrar na plataforma no link citado anteriormente.

Depois, vá até o menu “campanhas” no painel principal e selecione o botão de “nova campanha”. Aqui você deve selecionar o tipo de campanha que será criada e qual o foco dos anúncios. Você quer gerar mais leads e conversão? Basta selecionar a opção. Também é possível selecionar a maneira de metrificar o objetivo da sua campanha, mas não é um item obrigatório.

Continuando, você precisará criar um nome para a sua campanha para facilitar a organização.

Selecione onde os resultados aparecerão na aba “network” e escolha a localidade. Você pode direcionar os anúncios para um local específico caso você tenha um negócio local, ou para uma região de sua preferência.

No campo de linguagem, selecione a língua correspondente (no caso, português). Aí vai uma dica: algumas pessoas podem utilizar o navegador em inglês e o Google acaba reconhecendo a linguagem do navegador, então pode ser bem útil selecionar o inglês também, já que mesmo que o usuário fale português, o seu navegador está em inglês.

Na aba “audiência”, você pode selecionar um público pré definido pelo Google ao buscar um termo específico.

Em “orçamento diário”, coloque o máximo de dinheiro que pode ser gasto por dia. Nas opções de método padrão ou avançado, o ideal é manter no padrão, já que o avançado tenta entregar o seu anúncio para o maior numero de pessoas possível o quanto antes, e nem sempre fazer isso é a melhor opção.

Aparecerá a opção de definir o foco do seu anúncio, selecione a opção que melhor se enquadra no objetivo.

Nas opções de “extensões”, dê uma atenção maior e adicione o máximo de informações sem poluir. Links, chamadas para ação, telefones e localização podem ser inseridos nesses campos.

Agora chegamos na parte de criação do anúncio. No grupo de anúncios, é interessante que se coloque a palavra chave para facilitar o controle. Configure a URL, os títulos e os campos de descrição. É importante que essa parte seja bem completa e descritiva, já que é o que capta a atenção do usuário. É possível adicionar descrições para outros parâmetros também.

Crie variações do seu anúncio, assim você pode testar formas diferentes dentro do mesmo anúncio e ver qual funciona melhor. Recomendamos criar mais de duas versões.

Agora é hora de configurar as palavras chave para seu anúncio. Estude palavras chave para o que você está anunciando e utilize a que melhor responde a intenção da busca dos usuários.

Mais uma dica: na hora de configurar as palavras chaves, você pode utilizar variações dela que corresponderão a tipos de busca diferentes. Digamos que a sua palavra chave é “Agência de Marketing Digital”, veja como você deve colocar:

“agência de marketing digital” – é para correspondências de frase. Em qualquer busca em que esses termos estiverem dentro, seu anúncio aparecerá.

+agência +marketing +digital – é para correspondências amplas. Se existirem correspondências relacionadas aos termos isolados, seu anúncio aparecerá.

{agência de marketing digital} – é para a correspondência exata da busca por essa palavra-chave.

Salve suas configurações e na última tela aparecerá a revisão e confirmação do anúncio da sua empresa.

Pronto! Agora você terá o seu anúncio veiculado no Google Ads.

5. Google Ads Express, a ferramenta para usuários sem experiência anunciarem

O Google Adwords Express nada mais é do que uma versão simplificada do Google Ads, onde o próprio software gerenciará as suas campanhas e anúncios automaticamente.

É ideal para pequenas empresas que querem iniciar no Google Ads, mas não possuem tanta experiência no assunto.

Lembrando que ele não é tão eficiente quanto a sua versão completa, mas já que campanhas precisam começar de algum lugar, que tal aprender como funciona essa ferramenta também?

Como utilizar?

Com a sua conta do Gmail, faça a sua conta no Google Ads Express e cadastre o nome da sua empresa, assim como o site dela. Se você não possuir um site, pode ser o seu blog, sua página ou perfil de redes sociais (o ideal é que seja um site ou blog mesmo).

Defina a meta da sua campanha. Você quer que os clientes liguem para sua empresa, visitem sua loja ou deseja realizar uma ação para o seu site?

Definido isso, você precisa informar onde estão os seus clientes. Eles estão perto da sua empresa ou em alguma região específica? Você pode definir pela sua localização ou por cidades.

Agora é hora de dar a descrição do seu produto/serviço. Informe o idioma do anúncio, o que você está anunciando e quais termos as pessoas precisam pesquisar para que seu anúncio apareça.

Configure como ficará o seu anúncio e você verá uma pré-visualização de como ele ficará quando estiver no ar. Dê um bom título e uma descrição detalhada para que seja atrativo.

Adicione as informações de contato e você será direcionado para a tela de orçamento. Nesse passo é onde você define o orçamento diário do seu anúncio, ou seja: se você decidir investir 10 R$ diários em anúncios, terá investido um máximo de 300 R$ no final do mês. Lembrando que você não gastará mais do que o estipulado por você aqui.

Salve suas configurações e informe os dados sobre como será feito o pagamento dos anúncios.

Pronto! Agora você pode acompanhar os seus anúncios no Ads Express através do painel de controle. Simples e rápido.

6. Preço e investimento mínimo

O investimento em Google Ads vária muito. Como dissemos anteriormente, ele funciona como um celular pré-pago então não existe um investimento mínimo. No entanto, existe o bom-senso.

No marketing digital é muito comum as métricas ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno Sobre a Publicidade). Basicamente, calculamos quanto se ganha a cada R$ 1,00 investido.

Um exemplo: se eu invisto R$ 100,00 no Google Ads e vendo R$ 500,00, eu tive um ROAS de 4x. Os R$ 400,00 e o ROI eu vou descobrir depois de tirar todos os meus custos de venda para ter o lucro efetivo da ação.

Não tem muito milagre nessa parte. O marketing digital não é uma piramide financeira, logo, o seu retorno vai depender da sua capacidade em converter o cliente e do seu investimento. Não faz sentido querer vender uma Ferrari de R$ 1.000.000,00 investindo apenas R$ 100,00. Pode ser que aconteça? Até pode, mas não é provável.

7. Você deve escrever corretamente

Esse é um ponto em que muitas empresas pecam, seja nos seus sites ou em suas redes sociais.

Uma boa escrita é fundamental para a construção da credibilidade da empresa e de seus anúncios. E não estamos nos referindo à regras gramaticais ou dizendo que você precisa ser um dicionário humano, e sim que sua empresa precisa ser clara na comunicação com seus clientes, transmitindo a sua excelência até mesmo na sua comunicação.

Materiais de comunicação que não são revisados e possuem uma escrita ruim passam uma imagem de que a empresa é desleixada. Afinal, se uma empresa não se preocupa nem mesmo em escrever corretamente, como serão os seus serviços?

Na hora de construir os seus anúncios no Ads, seja claro no que você está oferecendo e não peque na escrita. Adeque a linguagem ao público alvo que você deseja atingir e você terá mais sucesso em suas campanhas.

8. Pontos de atenção na campanha

As campanhas no Google Ads precisam de um acompanhamento constante. Para facilitar, fizemos um checklist dos principais pontos que podem trazer muito sucesso ou muito gasto:

  • Índice de qualidade das palavras chave
  • CTR
  • CPC
  • Termos de Pesquisa
  • Inserir os termos de pesquisa benéficos na campanha
  • Negativar os termos ruins
  • Parcelas de Impressão Perdidas (potencial de novos investimentos)
  • Verificar Pixel do Google Analytics

Mantenha sempre o olho aberto para esses itens quando for gerenciar as suas campanhas.

9. Site e Landing Pages

Como mostrado no passo a passo de como criar o seu anúncio, os clientes serão direcionados para o link que você inserir na construção do anúncio. E por mais que você possa linkar as suas redes sociais ou utilize apenas um telefone para contato, garantimos que existe uma opção melhor para você converter esses clientes.

Os usuários já clicaram no seu anúncio e se eles não encontrarem a informação que precisam a respeito do seu serviço ou produto, você apenas terá gasto o seu dinheiro à toa.

A melhor maneira de captar clientes através desse redirecionamento é com a construção de um bom site ou de uma landing page bem estruturada, com todas as informações e conteúdos relacionados à sua empresa que possam convencer o seu cliente a fechar negócio.

Um bom site faz a diferença na hora de captar novos clientes. Ele precisa encontrar o que está procurando rapidamente, ver quais são os diferenciais da sua empresa e ter fácil acesso aos serviços.

Se você quer saber como produzir um bom site, que tal ler o nosso artigo sobre? E caso sua empresa precise construir um site que esteja de acordo com o que o “mercado online” requer e deseja a ajuda de profissionais, a Agência Tupiniquim possui mais de 10 anos de experiência na construção de sites e pode dar vida ao projeto da sua empresa.

10. Medindo os resultados da campanha

Ufa, campanha criada dentro do orçamento e otimizada para o sucesso. E agora?

Agora, caro leitor, é hora de acompanhar os resultados das campanhas e estudar quais investimentos valem a pena continuar, quais estratégias precisam ser reavaliadas e os pontos fortes e fracos da campanha de Ads.

Primeiro precisamos deixar claro que o foco aqui é ver quais ações estão gerando mais conversões. E para deixar mais claro ainda, conversões são clientes que fizeram uma compra, um cadastro, baixaram algum conteúdo ou ofereceram algum dado para sua empresa. Dizemos que isso é o que gera valor.

Para acompanhar as suas campanhas, veja o vídeo a seguir do próprio Google – ou caso prefira ler, siga os passos logo abaixo:

Abra o Google Ads, vá em “Ferramentas” e clique em “Conversões”.

Após isso, vá na opção de “+Conversão”, defina o nome da conversão e de onde ela virá. Salve e na próxima tela você escolherá quais os detalhes que deseja saber sobre suas vendas. Escolha as opções que se enquadram melhor para a sua empresa.

Um código será enviado para a pessoa que administra o site da empresa e deverá ser utilizado na página da campanha para que o relatório com as conversões possa ser gerado.

Após o processo terminar, ficará disponível o número de conversões na aba de análise do Google Adwords para você acompanhar!

Você está preparado para criar a sua primeira campanha no Google Ads?

O Google Ads é uma ferramenta poderosíssima para vendas online e é um requisito quase que obrigatório para qualquer empresa que pretenda crescer nos dias de hoje.

Com esse material, acreditamos que você já conseguirá iniciar a sua primeira campanha de Google Ads e melhorar os resultados da sua empresa, com mais vendas e clientes alcançados.

E caso você ainda tenha dúvidas, não hesite e entre em contato com a Agência Tupiniquim. Somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência na criação de campanhas do Ads, ranqueamento do Google e mais! Você pode ter a certeza de que com a Tupiniquim ao seu lado, sua empresa terá resultados verdadeiros e estará em direção ao sucesso no mundo digital!

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