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Você já ouviu falar de gestão de negócios? Saiba mais sobre o impacto de uma boa prática empresarial em épocas de crise!

Em geral, nós passamos a maior parte do dia em nossos trabalhos, e por isso, o ambiente no qual estamos inseridos tem o poder de influenciar o nosso comportamento. Algumas empresas já acordaram e entenderam que precisam mudar a cultura interna para conseguir mais resultados.

No início do ano de 2020, a população mundial foi surpreendia com um novo vírus: o COVID-19.

Com isso, nossa rotina e hábitos foram sendo transformados e junto com eles, a maneira como trabalhamos e administramos um negócio.

No entanto, com mudanças tão rápida,s muitas empresas não conseguiram acompanhar e se adaptar, e infelizmente, precisaram fechar as portas.

Em contrapartida, existem outras que já conseguiram crescer no meio de uma crise mundial – e tudo isso, graças a uma boa gestão!

Quer saber quais pontos você precisa atender para realizar uma boa gestão nesse cenário atual? Confira agora!

Navegue e saiba mais sobre gestão empresarial

Seja flexível

Durante este período de isolamento social é muito importante que o gestor seja o mais flexível possível para que possa encontrar novas alternativas. Entre elas, a adoção do modelo de trabalho remoto, já que é o modelo mais viável de não paralisar as atividades.

No entanto, o cumprimento das atividades deverão ser feitos conforme o exigido e esperado do funcionário.

Para que você tenha uma boa gestão pós pandemia, é preciso ser versátil para encarar as entregas do dia a dia, além disso é preciso estar atento para acompanhar as mudanças do mercado.

Sabemos que, no primeiro momento alguns profissionais podem encarar algumas dificuldades e desafios, mas é importante saber respeitar e ajudar a superá-los.

Nesse momento é preciso ser empático e muito comunicativo. Somente assim será possível encontrar equilíbrio entre as atividades.

Preze pelo bem-estar

Em um momento tão delicado e com a adoção de novas medidas é preciso desenvolver uma boa relação com os funcionário.

Nesse momento a transparência na comunicação deve sobressair, pois ela será fundamental para estabelecer uma boa relação entre líder e liderados.

É preciso definir quais são as metas e responsabilidades de cada funcionário, e se preciso até apresentar quais são as questões legais envolvidas.

O importante é criar métodos que não causem desgaste para ambas as partes. É preciso ter um atenção redobrada pelo zelo da saúde mental.

Vale mencionar que, funcionários felizes e saudáveis tendem a ser mais produtivos do que o contrário. Por isso, é importante que sua empresa tenha isso em mente e adote medidas que possam contribuir para essa saúde.

Crie medidas em que o profissional sinta-se apoiado em casos de problemas e desgastes tanto físicos como emocionais. Um bom exemplo disso foram empresas que adotaram em sua gestão o atendimentos com psicólogos e psiquiatras.

Se bem aplicado, o home-office pode ser ainda mais produtivo, trazendo mais facilidade para administrar sua empresa como um todo, além das economias e rapidez.

Tanto que, já existem inúmeras empresas que não pretendem retornar as atividades em escritórios após a pandemia.

O home-office proporciona conforto e segurança para o profissional e rendimento para a empresa.

Entenda o porquê de digitalizar o seu negócio

O distanciamento social surpreendeu muitos negócios, principalmente aqueles que possuíam apenas a venda ou atendimento físico.

No entanto, o universo digital já vinha ganhando espaço no dia-a-dia da vida de muitos brasileiros. Seja para comer, estudar, trabalhar e até fazer compras.

Com o distanciamento social, foi potencializado e acelerado o consumo através dos meios digitais. Mas, foi graças ao avanço da tecnologia, que muitos negócios conseguiram se reinventar e permanecer no mercado, e muito deles até se destacarem no mesmo mercado.

Com ou sem a pandemia, a digitalização é um processo necessário para todo negócio. O universo digital é o único meio de impactar públicos específicos em diversas regiões, com grande assertividade e com baixo custo.

A Digitalização quebra as barreiras que existem entre a empresa e o potencial cliente, além de proporcionar uma gestão comercial mais viável e equilibrada.

Porém, sabemos que o processo de digitalização não é tão simples, mas tende a ser uma realidade para todos os negócios, independentemente do porte. Uma grande aliada para esse  processo é a implementação do Marketing Digital como estratégia.

O Marketing Digital pode ser entendido como um conjunto de técnicas que possuem como objetivo final atrair e fidelizar clientes. Ele consegue atrair novos clientes com a conexão do problema do cliente com o seu negócio.

Por exemplo, uma clínica odontológica pode adotar estratégias de Marketing para que todas as vezes que um potencial paciente pesquisar por “clareamento dental preço” ou “quanto custa um implante dentário“, o seu site apareça no topo dos resultados.

Claro que, essa tarefa não é simples, mas com a ajuda de um especialista é possível colocá-la em prática de forma rápida e já ter resultados incríveis.. Além disso, vale investir no uso de sistemas de gestão integrada, pois são ferramentas fundamentais para realizar uma boa gestão empresarial.

Por meio delas é possível acompanhar o rendimento de todas as ações e ter uma organização ainda melhor no setor comercial da sua empresa.

Invista em tecnologia

Se para para observar, verá que todos os tópicos anteriores tem um item em comum: a tecnologia.

As empresas que já possuíam ferramentas tecnológicas em suas rotinas já conseguiam ter uma produtividade melhor em relação aos seus concorrentes. No entanto, com o distanciamento social, elas puderam se adaptar de maneira mais rápida – o que lhes proporcionou ainda mais vantagens competitivas.

Ficou claro que a transformação digital não é apenas opcional, e sim uma necessidade para o seu negócio.

A gestão da sua empresa ficará mais simples e viável com o uso de ferramentas. Elas são capazes de melhorar a organização de informações e gestão de pessoas, pois melhoram a comunicação, produtividade e o desenvolvimento da empresa. Mais do que isso, a tecnologia pode revolucionar o seu negócio, com modificações de produtos e serviços.

Por exemplo, se seu negócio é uma instituição educacional, porque não adotar o Ensino a Distância como principal serviço? Ou, se você é uma consultoria tecnológica, porque não adotar o atendimento remoto?

Independente do seu ramo, é possível encontrar ferramentas que possam adaptar o seu serviço.  Pegando novamente o caso de uma clínica odontológica, ela pode utilizar ferramentas como a teleconsulta para poder realizar atendimentos mais simples ou até triagem para procedimentos como implante dentário ou lente nos dentes.

O importante é saber que a tecnologia oferece diversas soluções para aqueles que desejam grandes resultados a longo prazo.

A tecnologia é a maior aliada de uma gestão de negócios eficiente!

Para podermos nos tornar mais fortes após o período que estamos vivendo, é importante que saibamos utilizar as ferramentas corretas que estão disponíveis ao nosso alcance.

Caso você queira saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar a sua empresa a conseguir resultados reais, recomendamos a leitura deste post: Quer saber por que você deve investir em marketing digital?

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