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Engajamento é o ato de realizar ações que aproximam as marcas dos seus consumidores ou até mesmo dos seus potenciais clientes. Mas o que fazer para gerar engajamento? É o que você vai descobrir neste artigo!

O engajamento é um conceito que pode estar ligado às redes sociais ou até mesmo ao ambiente corporativo. 

Conforme o Dicionário Online de Português (DICIO), engajamento é um substantivo masculino que tem como significado: “ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com algo”, “buscas de pessoas interessadas em partilhar uma causa”, entre outros similares.

O mesmo dicionário ainda mostra que o engajamento pode estar relacionado com a prestação de serviço militar, ou seja, o engajamento nesse contexto significa o ato pelo qual alguém declara querer servir nas forças armadas durante um determinado tempo.

O fato é que não importa onde o conceito de engajamento esteja inserido, o seu papel está em motivar as pessoas através de ações específicas a realizarem um ato.

Por exemplo, você pode pensar em algumas ações para deixar os seus colaboradores mais comprometidos e empenhados com as tarefas da empresa. Oferecer uma bonificação é uma ótima opção para aumentar o engajamento corporativo.

Já se você é uma agência de marketing de conteúdo e quer engajar os seus clientes ou potenciais clientes e aumentar o engajamento nas redes sociais, por exemplo, é possível colocar enquetes, caixinhas de perguntas nos stories e outros.

Apesar do engajamento estar presente em diferentes cenários, neste artigo vamos falar especificamente do engajamento no marketing. Sendo assim, você vai aprender o que é, como melhorar o seu engajamento e muito mais. Vamos lá?

O que você vai ler sobre engajamento:

O que é engajamento?

No marketing digital, muito se fala sobre o engajamento, já que ele serve para compreender o nível de interação das pessoas em um artigo de blog ou em um post nas redes sociais, por exemplo. Essas interações podem ser medidas através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Sendo assim, o engajamento nada mais é do que a relação entre o público ou consumidores com a sua marca. Vale lembrar que a interação entre ambas as partes deve ser de forma natural. Quanto mais engajamento, maior será a proximidade com os clientes em potencial e os clientes reais, o que aumenta automaticamente a sua relevância.

O engajamento acontece quando o usuário ou usuária realizam ativamente uma ação como cliques, salvar o conteúdo para ver depois, curtir, comentar, compartilhar com alguém ou no seu story do Instagram.

Dessa forma, o número de visualizações em um post não é considerado como engajamento, visto que, quando alguém está rolando o feed das redes sociais, pode visualizar o seu conteúdo e de outras pessoas e marcas, sem sequer realizar qualquer ação já citada anteriormente.

Como melhorar o engajamento com o público?

Criar ações para engajar o público é muito importante para ter uma proximidade com quem já é cliente e até com aqueles que ainda estão na fase de consideração do funil de vendas. Esses são conhecidos como leads ou potenciais clientes.

No entanto, para criar ações ou até mesmo melhorá-las, é preciso entender sobre alguns pontos essenciais. É o que vamos te ensinar aqui.

Conheça o seu público

Não poderíamos começar sem colocar esse tópico em primeiro lugar. Afinal, não tem como fazer qualquer ação de marketing dar certo se não souber com quem vai se relacionar, não é mesmo?

Dessa forma, o primeiro passo é saber quem está do outro lado para entregar o melhor conteúdo e, assim, melhorar o engajamento.

Busque por informações e dados relevantes para entender os desejos das suas personas e poder garantir uma experiência satisfatória para elas. 

Fortaleça a presença nas redes sociais

Tem jeito melhor de engajar o seu público se não for pelas redes sociais? Não temos como negar que as redes sociais estão mais presentes do que nunca no cotidiano da população.

Estar presente nas redes sociais é uma opção que com certeza não pode ser ignorada se você quiser aumentar e melhorar o seu engajamento com o público. 

Obviamente que, além das redes sociais, existem outros canais como um blog. Se você tem um blog para e-commerce, por exemplo, através do seu perfil nas redes sociais, as pessoas podem conhecer e acessar o seu blog.

Crie conteúdos relevantes e valiosos

Em muitos artigos do blog de marketing digital da Tupiniquim falamos sobre a importância de produzir conteúdos relevantes.

Independentemente das diversas mudanças que acontecem e que ainda acontecerão no digital, a produção de conteúdo permanecerá intacta, já que é através dela que você consegue falar para as pessoas sobre a sua empresa, ganhar autoridade, credibilidade e relevância.

E quando falamos da criação de conteúdos relevantes, não é qualquer conteúdo, mas sim aqueles que ajudam a solucionar um problema ou tirar dúvidas do público sobre um determinado assunto.

Se o seu conteúdo for útil para alguém, essa pessoa pode compartilhá-lo com outras, o que já é uma forma de engajamento. Além disso, incorporar palavras-chave relevantes ao longo do texto, como “produção de conteúdo relevante”, “marketing digital” e “engajamento do público”, pode aumentar a visibilidade do seu blog nos resultados de pesquisa.

Certifique-se também de incluir links internos para outras páginas do seu site relacionadas ao tema, o que pode melhorar a experiência do usuário e a autoridade da página.

Tenha criatividade

Ter criatividade no meio digital é fundamental, visto que a concorrência pode ser grande no nicho em que você atua.

Felizmente, a internet oferece infinitas opções de materiais como os e-books, diversos formatos de conteúdos e canais para que a sua criatividade seja bem trabalhada.

Ofereça exclusividades, inovação e diferentes tipos de conteúdos para se destacar e aumentar as chances de ter um bom engajamento e interação com o público.

Seja constante nas publicações

Seja para o blog ou para as redes sociais, mantenha uma frequência considerável de publicações. 

Sempre atualize os seus canais de comunicação para se mostrar ativo e as pessoas confiarem na sua marca. Ao ter uma constância de publicações, as suas personas vão sempre esperar por algo novo.

Não exagere nas publicações para que o engajamento não tenha o efeito contrário. Publique conteúdos pelo menos uma vez ao dia, principalmente nas redes sociais.

Engajamento nas redes sociais?

Conforme as redes sociais foram surgindo, o mundo ficou cada vez mais conectado e marcas, profissionais de marketing e influencers começaram a enxergar grandes oportunidades de fortalecerem a sua presença nas mídias sociais através das estratégias de marketing de conteúdo para as redes sociais, por exemplo.

Com isso, os profissionais de marketing e influenciadores(as), passaram a ter um objetivo: engajar o público. 

No tópico anterior, te ensinamos a como melhorar o engajamento com o público. Aqui, mostraremos algumas dicas de como engajar o público nas redes sociais, entre elas estão: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok.

Engajamento no Facebook

Com quase 3 bilhões de usuários ativos mensalmente, o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. A sua principal característica é a possibilidade de conexão com amigos, familiares, marcas e comunidades.

Para as empresas, essa é uma rede social excepcional para atingir o maior alcance de público não só através do marketing de conteúdo, mas também pelo Facebook Ads que permite você criar grupos específicos de público-alvo, aumentando o seu engajamento no Facebook. 

Compartilhe conteúdos relevantes e encontre comunidades que tenham interesse pelo seu perfil e seus conteúdos, e convide-os a interagir com você comentando as suas publicações.

Se você ainda não possui familiaridade com essa rede social, veja o nosso artigo de Cursos de Facebook Ads para não perder oportunidades de negócio e poder explorar as campanhas de anúncios por lá.

Engajamento no Instagram

Em 2012, o Facebook comprou o Instagram e a partir daí as duas plataformas passaram a fazer parte da mesma empresa. Sendo assim, o engajamento no Instagram, assim como no Facebook e em outras redes sociais pode ser medido por curtidas, compartilhamentos e comentários.

Apesar do Instagram e do Facebook possuírem funcionalidades e recursos parecidos. O engajamento no Instagram pode ser muito significativo, já que a ferramenta explora mais conteúdos audiovisuais. E temos que concordar que as pessoas adoram vídeos, não é mesmo?

No Instagram as opções para compartilhar conteúdo e engajar com o público são diversas, como os stories, as lives, o IGTV e os reels. Cada uma dessas opções podem ser trabalhadas de formas diferentes.

Nos stories, por exemplo, você pode incentivar a interação do público realizando enquetes e colocando caixinhas de perguntas. Com as lives, você pode ter interação em tempo real com o seu público e ainda deixá-las salvas para outras pessoas assistirem depois.

No IGTV, podem ser explorados vídeos mais longos. Já nos reels, os vídeos são mais curtos e descontraídos. Avalie quais formatos de conteúdo a sua audiência mais gosta.

Engajamento no Twitter

Para gerar engajamento no Twitter, é preciso ter familiaridade e entender bem como funciona essa rede social. É através do Twitter que muitas pessoas ficam sabendo de notícias em primeira mão.

Para quem é usuário assíduo nessa rede social, sabe bem que posts sobre diversos assuntos do mundo são compartilhados a todo momento.

Por isso, para ter sucesso nessa rede social, é preciso retuitar conteúdos relevantes para o seu público, usar hashtags e publicar posts mais de uma vez por dia.

Apesar de os conteúdos do Twitter serem mais curtos, as publicações são bem mais frenéticas do que nas outras redes sociais. O seu engajamento no Twitter só funcionará se você tiver braços o suficiente para seguir o ritmo da plataforma. 

Engajamento no Tik Tok

O Tik Tok foi lançado em 2016 e ficou conhecido por suas dublagens musicais. Hoje, pessoas do mundo inteiro não usam o aplicativo apenas para fazerem dublagens, mas fazem também dancinhas e compartilham outros tipos de conteúdos.

Grandes empresas estão nessa plataforma de interação, como a L’oreal Paris, que compartilha os benefícios dos seus produtos, e a Chevrolet, que convida até influencers que já possuem credibilidade na rede social para falar das funcionalidades dos seus novos carros.

A partir disso, percebe-se a importância de saber utilizar bem o marketing de influência a seu favor.

Já que o Tik Tok é uma plataforma de vídeos e de entretenimento, fica muito mais fácil de conseguir engajar as pessoas. Além de ter a oportunidade de viralizar um dos seus vídeos, o que resulta em um engajamento significativo.

Comece a engajar a sua audiência!

Independentemente do nicho em que você atua, o engajamento serve para você se aproximar mais da sua audiência, fazendo com que ela interaja com o seu negócio e os seus conteúdos.

Através do engajamento, você consegue analisar a eficácia das suas ações, o nível de satisfação do consumidor com a sua marca, a sua autoridade e credibilidade dentro do seu segmento.

Quanto mais as pessoas confiarem na sua marca, maior será o seu engajamento. A partir disso, você terá muito mais do que apenas seguidores, você terá defensores da sua marca que acreditam no potencial dos produtos ou serviços que você oferece. 

Apesar de o conceito de engajamento parecer algo simples, na prática, pode não ser tão simples assim, já que isso depende também da forma como as pessoas receberão o seu conteúdo. Por isso, as suas ações devem ser as mais assertivas possíveis.

Seguindo todos os passos que ensinamos neste artigo, o processo sem dúvidas se tornará muito mais fácil. Se precisar de ajuda para melhorar o seu engajamento, fale conosco! 

A Tupiniquim é uma agência de marketing digital que há 11 anos vem ajudando diversas empresas de diferentes portes e segmentos de atuação a alcançarem os seus objetivos. A sua pode ser uma delas!

Dúvidas Frequentes

O que é engajamento?

Engajamento nada mais é do que a relação entre o público ou consumidores com a sua marca e serve para compreender o nível de interação das pessoas em um artigo de blog ou em um post nas redes sociais.

Como melhorar o meu engajamento?

Para melhorar o engajamento com o seu público, é preciso seguir alguns passos importantes. Veja:

  1. Conheça o seu público
  2. Fortaleça a presença nas redes sociais
  3. Crie conteúdos relevantes e valiosos
  4. Tenha criatividade
  5. Seja constante nas publicações

Quais redes sociais usar para engajar o público?

Entre tantas redes sociais existentes, recomendamos 4 para você ter a chance de aumentar o engajamento com o público. São elas: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok.

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