fbpx

Saiba como utilizar o Google Ads no seu escritório de advocacia corretamente, para não ser penalizado pelo código de ética da OAB.

Ao divulgar qualquer tipo de conteúdo na web, o advogado precisa ter em mente que esse conteúdo deve ser totalmente informativo, sem a intenção de prospectar novos clientes ativamente.

O advogado precisa adotar estratégias para atrair e conquistar clientes para o seu escritório de advocacia de maneira orgânica.

É possível fazer isso utilizando técnicas de Marketing de Conteúdo e SEO para que o seu site ranqueie e seja encontrado em uma ótima posição nos mecanismos de busca.

Se você quer se aprofundar mais nesse assunto, recomendamos que, antes de prosseguir, leia o nosso artigo sobre SEO para Advogados.

Outra estratégia que pode ser adotada é a de Google Ads, criando campanhas de anúncios. A vantagem é que esses anúncios podem ser segmentados para um público específico que estão buscando exatamente pelos serviços que você oferece.

Conheça neste post os motivos para você, advogado, investir em Google Ads e não perder oportunidades de novos negócios.

Navegue e saiba mais sobre Google Ads para Advogados

O que é o Google Ads para advogados

O Google Ads é a maior plataforma de publicidade do Google. Com ele é possível ciar campanhas de anúncios na rede de pesquisa, rede de display, no YouTube, Gmail, Play Store e Google Shopping.

Essa ferramenta funciona da seguinte forma: você insere créditos no Google e pode anunciar a sua empresa nas páginas de resultados.

Através de compras de palavras-chave é possível anunciar o seu site no Google e ainda segmentar as suas campanhas para atingir o público certo no momento que pesquisarem pelos serviços que o seu escritório oferece.

O Google Ads para advogados permite fazer um filtro do público-alvo de acordo com características demográficas, de localidade, de interesses e também de acordo com as buscas realizadas no Google.

Sendo assim, você corta gastos desnecessários e investe no público e palavras-chave que realmente fazem sentido para a sua estratégia e gera resultados para o seu escritório de advocacia de forma concreta.

Como o Google Ads pode te ajudar?

O Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Afinal, quando as pessoas precisam pesquisar por algo, o primeiro lugar que elas vão é no mecanismo de busca, não é mesmo?

O Google Ads é a plataforma que vai te ajudar a expor o seu escritório na internet, exibindo os seus anúncios na pesquisa do Google e no Maps quando as pessoas buscarem por assuntos jurídicos como o seu. Através dela, você poderá alcançar os resultados desejados, trazendo mais visitas ao seu site, ao escritório físico e recebendo mais chamadas.

Podemos entender o Google Ads como uma ferramenta com resultados a curto prazo. Existem duas formas de se buscar por algo no Google:

1- Pesquisa de forma direta.

Quando o usuário realiza buscas por palavras-chave especificas, entendemos que ele está no fundo do funil de vendas. Ele já sabe que possui um problema e deseja solucioná-lo. De que forma ele pode fazer isso? Procurando um profissional da área do Direito.

Exemplos de  buscas: advogado empresarial, advogado trabalhista, advogado criminalista, escritório de advocacia familiar, advocacia de direito penal etc.

2- Pesquisa por texto.

Nessa situação, o usuário está procurando informações para entender mais sobre um tema ou um problema que possui.

Exemplo: Cálculo de rescisão trabalhista.

As buscas que mais geram resultados nas campanhas de anúncios são as de forma direta. Portanto, opte por usar palavras-chave objetivas que expressam o tipo de serviço que você presta, como no primeiro exemplo.

Google Ads e o Código de Ética da OAB

Existem algumas restrições em relação a anúncios para advogados. Veja a seguir o que o Código de Ética e Disciplina da OAB Nacional diz sobre a publicidade:

Art. 28 – O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, proibida a divulgação em conjunto com outra atividade.

Art. 32. O advogado que eventualmente participar de programa de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, de reportagem televisionada ou de qualquer outro meio, para manifestação profissional, deve visar a objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou profissional, vedados pronunciamentos sobre métodos de trabalho usados por seus colegas de profissão.

Art. 33. O advogado deve abster-se de:

I – Responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente;

II – Debater, em qualquer veículo de divulgação, causa sob seu patrocínio ou patrocínio de colega.

Essas são algumas limitações estabelecidas pelo código de ética. Independentemente se o marketing jurídico é digital ou tradicional, só deve ser exercido por profissionais do Direito com o intuito de informar.

Recomendados que você consulte a OAB da sua cidade/estado ou faça uma consultoria Google Ads com uma agência especializada para fazer as campanhas de anúncios do seu escritório dentro das regras permitidas.

Anunciar no Google Adwords dá resultados para escritórios de advocacia?

Como anunciar no Adwords pode dar resultados? O Google Ads é uma das opções mais rentáveis para o Marketing Jurídico e uma das melhores ferramentas para exibir a sua marca com um retorno rápido. Veja os motivos para anunciar nessa plataforma.

  • 97% da receita do Google vem do Google Ads
  • Com o Google Ads é possivel gerar leads em grande escala
  • O Google Ads é mais rápido do que o SEO
  • 65% das pessoas que estão prontas para comprar clicam nos anúncios
  • 80% das compras de um serviço ou produto começam no Google

Além dessas vantagens, é possivel analisar e medir as suas campanhas de anúncios, otimizar o seu orçamento  e não desperdiçar dinheiro com público desqualificado.

12 dicas para o seu escritório de advocacia anunciar no Google Ads

Você já aprendeu o que é o Google Ads para advogados, como ele pode te ajudar, as restrições que devem ser seguidas e se vale a pena anunciar nessa plataforma.

Agora vamos te mostrar dicas preciosas para usar essa ferramenta de forma eficiente e fazer o seu escritório crescer no meio digital. Vamos lá?

1- Conheça seu mercado e mostre o seu diferencial

Esse é um dos pontos mais importantes no Marketing Jurídico. Suponhamos que você seja um advogado trabalhista. Já parou para pensar quantos outros advogados atuam nessa essa área também?

Por isso, é essencial que você análise e conheça muito bem o mercado em que está inserido para que você consiga mostrar o seu diferencial para o público que procura pelos seus serviços, se destacando da concorrência.

2- Alinhe seus anúncios à intenção do usuário

É crucial entender o interesse do usuário para criar campanhas que façam sentido para ele e o condicione a clicar no seu anúncio. Não adianta exibir a sua marca para uma pessoa que não está buscando pelos seus serviços.

Ou seja, se o seu escritório de advocacia presta serviços empresariais, não faz sentido você aparecer para uma pessoa que busca um advogado da área ambiental, por exemplo.

Junto a isso, é importante atentar-se em três pontos que também impactarão na decisão do usuário de clicar ou não no seu anúncio. Veja:

Experiência do usuário – para que a experiência do usuário seja boa, o seu site precisa ser rápido, evitando o risco da pessoa clicar no anúncio e sair da página pelo carregamento ser lento.

Ser responsivo – como todos nós já sabemos, a grande parte dos acessos no Google, redes sociais e e-mail são via mobile. Então, se o seu site não performa bem em dispositivos móveis, você perderá grandes oportunidades de negócios.

Permanência na página – o que vai garantir a permanência do usuário na página são os pontos que citamos anteriormente. Portanto, você precisa oferecer uma boa experiência para o usuário, entregando aquilo que ele realmente procura com uma boa velocidade de carregamento.

3- Utilize CTA efetivas nas campanhas do Google Ads

O CTA ,conhecido também como call to action, são as chamadas que levam o usuário a realizar uma ação específica.

Dessa forma as chamadas para ação são opções indispensáveis para potencializar as campanhas de anúncios do Google Ads para advogados.

Você pode utilizar CTAs como: “fale com um advogado”, “acesse o nosso blog”, “conheça o escritório”, “clique aqui para ligar”, “quem somos” e muitas outras.

4- Faça o estudo de palavras-chave

Faça boas escolhas de palavras-chave para suas campanhas e evite palavras genéricas como “advogados”, “advocacia”, “direito” e termos como “o melhor advogado”. Essas práticas não trazem bons resultados e podem fazer com que suas estratégias sejam penalizadas pelo Código de Ética da OAB.

O ideal é usar palavras claras que expressem o tipo de negócio jurídico que você oferece. Para que suas campanhas tenham sucesso, sugerimos que você utilize o Planejador de Keywords do Google Ads para encontrar as palavras-chave certas.

Exemplos de palavras relevantes para advogados: “direito tributário”, “direito ambiental”, “advogado civil”, “advogado empresarial em são Paulo”, “advogado trabalhista em Curitiba”.

Adapte esses exemplos para a área do Direito que você exerce e conquiste a atenção dos clientes ideais para o seu escritório.

5- Negative palavras-chave

As palavras-chave negativadas são aquelas que você não quer que apareçam nos seus anúncios. Ou seja, quando alguém fizer uma busca por termos que não fazem parte das suas palavras-chave positivadas, os seus anúncios não serão exibidos.

Faça uma lista de palavras-chave e identifique as que não são relevantes para o seu negócio. Exemplos de palavras negativas para advogados: “curso”, “grátis”, “cursos gratuitos”, “emprego”, “vagas”, “preços”.

6- Crie campanhas segmentadas

Como já citamos anteriormente, uma das vantagens do Google Adwords para advogados é o poder da segmentação, que permite que os anúncios sejam exibidos para as pessoas certas. Conheça os tipos principais de segmentação:

Segmentação Geográfica: segmente seus anúncios por locais relevantes para o seu público e para a seu escritório. Se sua empresa for localizada em alguma cidade de Minas Gerais, é possível otimizar as suas campanhas para essa cidade e regiões próximas.

Segmentação Demográfica: idade, gênero, renda, formação ou estado civil. Se você presta serviços previdenciários, certamente a grande parte do seu público será de aposentados e pensionistas.

Segmentação por público-alvo: aqui você pode fazer a segmentação de públicos por interesse, com diferentes grupos de anúncios. Se seu escritório presta serviços civis e contratuais, você pode criar anúncios separados com palavras-chave especificas para cada um deles.

7- Considere a rede de Display

A rede de display do Google alcança mais de 90% dos usuários na internet em milhares de sites, blogs, páginas de notícias e sites do Google.

Sendo assim, é possível expor a sua marca enquanto os usuários acessam sites, e-mail, usam aplicativos e assistem vídeos no YouTube.

8- Faça testes A/B

Todos os seus anúncios são monitorados pelo Google para determinar se são relevantes ou não para os usuários. Podemos identificar isso através do CTR, que indica a taxa de cliques dos seus links patrocinados.

Crie diversas campanhas de anúncios e deixe rodando para saber qual irá gerar mais resultados para o marketing jurídico do seu escritório. Teste diferentes palavras-chave, calls to action e mude o contexto ou linguagem, caso necessário.

Após um certo período, analise a campanha que obteve mais resultado e remova as outras. Repita esse processo quantas vezes for necessário para que seus anúncios sejam muito bem otimizados.

9- Índice de qualidade dos anúncios

O próprio Google Ads dá uma nota de 1 a 10 para as suas campanhas. Ou seja, a ferramenta vai indicar para você os motivos que estão impedindo que os seus anúncios alcancem a nota máxima.

O índice de qualidade vai mostrar o que pode ser melhorado nas suas páginas de destino e anúncios. É importante sempre olhar as avaliações das suas campanhas.

10- Otimize uma Landing Page

As Landing Pages são páginas de destino conhecidas também como páginas de conversão. Elas direcionam o usuário para páginas que apresentam um conteúdo que tenha relação com o que ele está procurando.

Portanto, os conteúdos das landing pages devem ser direcionados para os anúncios e as palavras-chave da campanha. Então, se você é um advogado empresarial e o seu público busca por isso, direcione-o para a sua página de serviços empresariais.

Leia também: Landing Page – o que é e o que fazer para converter mais?

11- Mídia paga para advogados

Além do Google Ads, investir nas redes sociais é uma excelente alternativa para atrair mais público e gerar leads de qualidade para o seu escritório.

Nas mídias sociais, o seu investimento também é totalmente controlável e flexível. Você só investe o quanto pode ou quanto quer.

As 3 melhores redes sociais para o advogado que quer investir em mídia paga são: Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads.

12-Acompanhe os resultados e otimize as campanhas

Tenha em mente que por melhor que a sua estratégia seja, sempre há uma forma de melhorar. Por isso, saber como as suas campanhas estão performando é necessário para identificar o que pode ser melhorado ou não.

Estabeleça as suas metas e objetivos e acompanhe o desempenho através das métricas a seguir:

  • Avalie o ROI (Retorno sobre o investimento);
  • Analise seu CPC (Custo por Clique);
  • Estude seu CPL (Custo por Lead);
  • Calcule seu CTR (taxa de cliques).

Se quer saber mais sobre como avaliar os ganhos e perdas dos seus anúncios e estratégias de Marketing Jurídico leia o artigo que preparamos sobre KPIs, Indicadores e Métricas de Marketing Digital.

Que tal anunciar hoje mesmo o seu escritório no Google Ads?

Utilizar o Google Ads para exibir o seu negócio na internet e ainda conquistar resultados mais rápidos nunca foi tão fácil.

Muitos profissionais do mundo jurídico deixam de aproveitar as vantagens e benefícios que a plataforma Google Adwords proporciona, talvez por medo de descumprir as regras do Código de Ética e Disciplina da OAB, mesmo que sem intenção.

De fato, essa ferramenta é muito eficiente para o marketing jurídico de escritórios de advocacia ou advogados em geral, potencializando a exposição da marca e dos serviços oferecidos. Entretanto, se o anúncio não for feito corretamente com o intuito informativo, pode sofrer penalizações.

Se você ainda não se sente seguro para começar a anunciar a sua empresa, conte com os profissionais da Tupiniquim e não perca oportunidades de negócio. Somos uma Agência de Google Ads com mais de 10 anos de experiências e podemos te ajudar a conquistar resultados reais com as suas campanhas de anúncios jurídicos.

Gostou desse post? Compartilhe com os seus amigos!

Dúvidas Frequentes

Advogado pode anunciar no Google Ads?

Sim, mas de acordo com o Código da OAB, o advogado só pode fazer publicidade de caráter informativo, sem práticas de de captação de clientes e mercantilização da marca.

Quanto custa para um advogado anunciar no Google Ads?

Não há um valor determinado para anunciar do Google Ads, já que o orçamento é flexível. Isto é, você escolhe quanto vai gastar em cada campanha e só paga quando o usuário clicar no anúncio para acessar o seu site ou ligar para a empresa.

Quais os tipos de anúncios ideais para advogados?

Existem três tipos de anúncios que são indicados para o uso de advogados. São eles: rede de pesquisa do Google, rede de display e vídeos no YouTube.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder