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Estar presente na internet é essencial para empresas que querem crescer, aumentar a base de clientes e o faturamento. Conhecer e estudar as estratégias do marketing digital pode te ajudar nessa missão!

A internet e as redes sociais são parte da nossa vida cotidiana e influenciam nossa visão de mundo e nossos hábitos de consumo. As compras feitas presencialmente em lojas físicas têm sido trocadas por carrinhos de compras de e-commerces e pedidos feitos com um clique na tela do celular.

Uma pessoa despretensiosamente rolando o feed de sua rede social preferida no celular ou fazendo uma pesquisa em um site de buscas pode vir a ser uma cliente da sua empresa ao se deparar com um conteúdo digital bem elaborado, confiável e persuasivo.

Por isso, as empresas têm recorrido cada vez mais às agências de marketing digital para marcar presença no ambiente virtual e apresentar marcas, produtos e serviços.

Porém, não basta estar na internet, é preciso que a empresa conte com uma estratégia para sua prospecção de clientes, criação de conteúdo relevante e contratação de anúncios pagos que levem os visitantes até suas páginas de conversão, sites, blogs e redes sociais.

O marketing digital é um grande aliado para alcançar esses objetivos porque possui várias ferramentas e estratégias com soluções para alcançar o público-alvo da maneira mais efetiva possível e aumentar as vendas de e-commerces.

Pensando nisso, a Tupiniquim, agência especializada em marketing digital, separou 7 dicas de cursos gratuitos, 3 artigos do blog e 3 vídeos do canal da Tupiniquim no YouTube para você adquirir conhecimento e aprender como implementar uma eficiente campanha de marketing digital na sua empresa.

Leia o artigo completo para começar a entender todas as funcionalidades e possibilidades que o marketing digital possui para o seu negócio decolar na internet!

O que você vai ler sobre Marketing Digital:

3 artigos do blog da Tupiniquim para você entender o marketing digital

Antes de falarmos sobre os cursos que você pode fazer on-line sobre marketing digital, que tal utilizarmos o conteúdo publicado no blog da Tupiniquim como uma introdução ao tema? Veja 3 recomendações de posts do nosso blog sobre as bases do marketing digital:

1. Marketing de Conteúdo

No artigo “O que é Marketing de Conteúdo? Saiba como Converter Clientes em Fãs”, você vai aprender sobre a importância da produção de um conteúdo que seja útil e informativo para solucionar problemas e necessidades dos seus clientes potenciais.

Por meio da criação e compartilhamento frequente de um conteúdo que tenha valor, a empresa estabelece uma relação orgânica com o público-alvo e apresenta seus produtos e serviços de uma forma mais espontânea e natural.

2. SEO

O conjunto de técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca) te ajuda a aumentar o alcance e a exposição do conteúdo produzido por meio do uso das palavras-chave mais buscadas em relação a um determinado tema e, principalmente, a melhorar o posicionamento da empresa em buscadores como o Google.

É isso o que você vai aprender com mais detalhes ao ler o post “O que é SEO? Saiba como alcançar o topo do Google com essa técnica de marketing digital!”, além de entender melhor como funcionam os sites de buscas e os algoritmos do Google.

3. Tráfego Pago

Além de criar um conteúdo educativo que chegue até o público-alvo, a sua empresa também pode fazer com que os clientes em potencial cheguem até o seu comércio eletrônico por meio da exibição de anúncios publicitários em resultados de buscas e em feeds de redes sociais.

Esse é o conceito de tráfego pago: os visitantes chegam até o seu e-commerce após clicarem em publicidades relacionadas às pesquisas feitas por eles e com a ajuda da segmentação dos clientes em potencial. Explicamos o tráfego pago de forma mais detalhada em “Tráfego Pago: O que É e Como Funciona?”.

3 vídeos sobre marketing digital do canal da Tupiniquim no YouTube

Você sabia que a Agência Tupiniquim também produz conteúdo para o YouTube? Pois é, caso você prefira ver vídeos, você pode aprender mais sobre marketing digital no nosso canal na plataforma. Se você é iniciante no assunto, recomendamos esses 3 vídeos:

1. Palavras-Chave no Google Ads: 4 Dicas para Escolher as Melhores

Você já percebeu a importância das palavras-chave para ranquear a sua empresa no Google e em outros buscadores, né? No vídeo abaixo, o Rodrigo, sócio fundador da Tupiniquim, fala um pouco mais sobre como selecionar as palavras-chave de forma mais eficiente para alcançar os seus objetivos.

2. O que é CTR? Como Calcular e Como Alcançar o CTR Ideal

Aprenda com o vídeo abaixo o que é a Taxa de Cliques, como avaliar se você está obtendo bons resultados de visualizações da sua página na internet e a mensurar se a sua campanha de marketing digital está sendo bem-sucedida.

3. 7 Ferramentas do Google para a Sua Empresa

Tão importante quanto definir uma estratégia de marketing digital é analisar os resultados que você está alcançando com ela. No vídeo abaixo, o Rodrigo te indica 7 ferramentas do Google para você monitorar o alcance e realizar ajustes na estratégia de marketing digital da sua empresa.

7 cursos de marketing digital gratuitos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, pode aproveitar essas 7 dicas de cursos de marketing digital que você pode fazer para reforçar e aumentar seu conhecimento sobre o tema, e o melhor: sem pagar nada por isso.

1. Coursera

O curso de marketing digital da Coursera, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), aborda conceitos como ROI, SEO e Testes AB, além de explicar como gerenciar o funil de vendas e as plataformas de anúncios pagos Google Ads e Facebook Ads.

Esse curso para iniciantes é flexível porque pode ser feito em prazos definidos por você. Ao longo de aproximadamente 17 horas, é possível finalizar o curso e receber o certificado de conclusão.

2. Udemy

Esse tutorial gratuito da Udemy trata das mudanças nos hábitos de consumo, jornada de compra e mídias sociais, entre outros assuntos sobre ferramentas e estratégias de marketing digital.

Composto por 18 aulas on-line, o curso é voltado para profissionais, estudantes e todos aqueles interessados no universo do marketing e que desejam atualizar seus negócios e aumentar a presença no mundo digital.

3. SEBRAE

Marketing digital: planejar para vender pela Internet” é um curso rápido, com duração de apenas 2 horas, oferecido pelo SEBRAE para quem quer impulsionar as vendas pela internet e aproveitar as oportunidades que o marketing digital oferece.

O curso disponibiliza certificado e ensina sobre a influência da internet sobre os negócios, ferramentas essenciais para planejar vendas on-line e os principais canais de comunicação digital. O conteúdo é ministrado em diferentes formatos, como vídeos, áudios, textos e infográficos.

4. HubSpot Academy

A HubSpot Academy possui um curso gratuito de Certificação de Inbound Marketing que, em doze aulas, aborda quatro estágios dessa metodologia. Entre os temas de marketing digital, estão otimização de sites, criação de landing pages e habilidades de vendas.

Além disso, esse curso também ensina a criar conteúdo e promovê-lo em redes sociais para atrair e converter leads, isto é, clientes em potencial.

5. Rock University

Dividido em 11 módulos que podem ser concluídos em menos de quatro horas, o curso gratuito da Rock University ensina iniciantes sobre os fundamentos do marketing digital e como desenvolver habilidades para engajar o público-alvo e transformá-lo em clientes.

Outros assuntos que o curso da Rock University cobre são a definição de Key Performance Indicators (KPI) e a estruturação da persona do negócio. Quem concluir o curso, e acertar 70% do exame final, tem direito à certificação.

6. RD University

O Curso de Marketing Digital Gratuito da RD University vai te ensinar a conquistar clientes e escalar as oportunidades de vendas on-line. Você tem acesso a 20 aulas, além de artigos e material complementar sobre marketing digital.

Esse curso da RD University oferece um certificado após a conclusão, além do principal: você vai aprender a criar conteúdo, entender taxas de aberturas de e-mail marketing, implementar campanhas de mídias pagas e estabelecer metas para a estratégia de marketing digital do seu e-commerce.

7. Mirago

O Curso de Marketing Digital para Iniciantes da Mirago aborda fundamentos do tema como, por exemplo, inbound marketing, métricas e ferramentas de marketing digital em 7 horas de vídeos.

Além de aprender sobre as oportunidades que o marketing digital possibilita e como aproveitá-las, você pode testar seu aprendizado com exercícios propostos ao fim de cada aula e receber um certificado de conclusão.

Use o conhecimento para fazer sua empresa crescer!

A internet oferece um mundo de possibilidades para nos comunicarmos e nos entretermos e para ampliar o nosso conhecimento sobre qualquer assunto. É gigantesca a quantidade de conteúdo educativo produzido e publicado na rede.

Neste artigo, você recebeu dicas de cursos gratuitos para se educar sobre o marketing digital, além de poder contar com o conteúdo informativo do blog e do canal da Tupiniquim no YouTube.

Ao longo de mais de 10 anos no mercado, a Agência Tupiniquim teve a oportunidade de ajudar várias empresas a ampliarem sua presença na internet e a impulsionarem suas vendas on-line por meio de estratégias customizadas de marketing digital que trouxeram excelentes resultados.

Entre em contato e conheça os serviços que os profissionais da Tupiniquim prestam para expandir as suas vendas on-line!

Gostou do conteúdo deste artigo? Compartilhe o link com outras pessoas para que elas também possam se beneficiar do conhecimento sobre marketing digital!

Dúvidas Frequentes

Por que aprender sobre marketing digital?

O marketing digital possui várias estratégias e ferramentas para atrair clientes, aumentar as vendas de e-commerces e impulsionar o alcance e a reputação de empresas na internet.

O que encontro no blog e no canal da Tupiniquim no YouTube?

No blog e no canal da Tupiniquim no YouTube, você pode aprender sobre vários temas relacionados ao marketing digital como, por exemplo, marketing de conteúdo, SEO, tráfego pago, entre outros assuntos.

Quais são os exemplos de cursos gratuitos sobre marketing digital?

Na internet, você encontra cursos gratuitos e on-line sobre marketing digital oferecidos pela Coursera, Udemy, SEBRAE, HubSpot Academy, Rock University, RD University, Mirago, entre outros.

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