fbpx

O Google Ads é uma ferramenta essencial e pode trazer grandes resultados para o seu negócio. Mas como aprender tudo sobre essa mídia paga? Conheça as melhores opções de curso de Google Ads!

A gente sabe que no meio online é possível atrair novas oportunidades de negócios, gerar engajamento e reconhecimento da marca, entre outros, de forma orgânica e sem envolver as mídias pagas.

O Inbound Marketing, por meio do marketing de conteúdo e as técnicas de SEO, já mostrou o seu valor e é amplamente utilizado pelas marcas que desejam atrair e manter clientes em um processo mais lento, porém constante.

Mas o que fazer quando uma empresa deseja criar uma campanha de marketing digital focada em resultados praticamente imediatos?

É para essas situações que existem os anúncios pagos. E considerando que o Google é o líder de mercado entre os buscadores, o Google Ads aparece como a opção mais atrativa para essas campanhas.

O Google Ads, anteriormente chamado de Google Adwords, é a plataforma de anúncios do Google que possibilita que qualquer empresa faça campanhas de anúncios no próprio buscador, em sites parceiros e no YouTube.

Apesar de ser uma ferramenta conhecida por sua boa usabilidade e fácil utilização, criar campanhas no Google Ads pode parecer pouco convidativo, à primeira vista, para quem só está começando na plataforma.

Até mesmo para quem já deu os seus primeiros passos por lá, estudar a fundo a plataforma e aprender tudo o que ela tem a oferecer pode ser a diferença crucial entre ter sucesso ou não em suas campanhas.

Pensando nisso, separamos os melhores cursos de Google Ads, entre pagos e gratuitos, e mais algumas dicas para que você possa aprender tudo sobre campanhas de anúncios pagos do Google.

Veja a lista de melhores cursos do Google Ads e mais:

O que considerar antes de escolher um curso

Fazendo uma rápida busca no Google, você encontrará diversas opções de cursos de Google Ads ou Adwords, sem contar o grande volume de conteúdos em vídeo disponíveis em canais diversos no YouTube.

Se você é iniciante no assunto e ainda gostaria de aprender o básico da plataforma de anúncios, o recomendável é começar lendo alguns artigos na internet sobre o assunto, como o nosso post sobre Google Ads: O Que É e Como Funciona – Tutorial Passo a Passo.

A partir dessa base, você começará a entender quais as suas necessidades e o que você deseja se aprofundar mais sobre o Google Ads. Isso vai ajudar na hora de decidir o curso ideal para o seu caso.

Como falamos, existem tanto opções pagas quanto gratuitas. O importante aqui é nunca se deixar levar pelo preço, mas considerar o conteúdo programático de cada curso.

De nada adianta assistir um curso gratuito que não agrega o conhecimento que você necessita. Você pode não gastar dinheiro, mas estará gastando algo tão importante quanto, que é o seu tempo.

E isso vale também para os cursos pagos. Por isso, gaste alguns minutos lendo o que cada curso promete, quais os tópicos que abordará, quantas horas de conteúdo terá, se é presencial ou online, o nível (básico, intermediário ou avançado) e os pré-requisitos exigidos para assistir às aulas.

A certificação é outro ponto a se considerar dependendo dos seus objetivos. Por exemplo, para profissionais que desejam trabalhar com o Google Ads, seja em uma agência de marketing digital, ou em formato de consultoria, a certificação com certeza é importante.

No caso de cursos online, procure saber como é a plataforma de ensino utilizada e se há materiais extras disponíveis para download.

Caso o curso não seja ao vivo, ou seja, só com aulas gravadas, confira de quando são essas gravações. O Google Ads, assim como o meio digital no geral, está sempre evoluindo, por isso é importante que o conteúdo sobre ele seja atual.

Por fim, leve em consideração os comentários e avaliações de quem já fez o curso. Saber a opinião de quem já passou pela experiência dá uma ideia de como será a sua própria caso decida se inscrever no curso.

Dito isso, chegou o momento de conferir algumas opções de melhores cursos de Google Ads e escolher o ideal para você. Confira!

Melhores cursos Google Ads – Gratuitos

Vamos começar nossa lista passando primeiro pelas opções de cursos gratuitos.

1. Treinamento Google Ads – Google Academy

A central de treinamentos do Google é um ambiente perfeito para quem deseja ganhar novos conhecimentos na área de tecnologia de forma gratuita.

Para o Google Ads, a plataforma possui treinamentos completos e flexíveis para gerenciamento dos vários tipos de campanhas de anúncios que o Ads oferece, como rede de pesquisa, rede de display, Shopping e outros.

Somado ao fato de serem gratuitos, os cursos do Google Ads na Academy são extremamente confiáveis, já que foram feitos pelos próprios especialistas dos produtos do Google.

E além dos cursos para o Google Ads, você também poderá acessar os treinamentos para Google Analytics, Google Meu Negócio, Google Marketing Platform, entre outros.

Os cursos podem ser feitos de acordo com o ritmo de estudo do próprio aluno ou aluna e são totalmente online. Também é possível fazer testes para ganhar a certificação do Google.

Com exemplos de casos reais de sucessos, o curso de Google Ads da Academy facilita o aprendizado de forma prática, para que você também possa começar a empregar as técnicas em suas estratégias de marketing na mesma hora.

Para quem deseja começar no Google Ads, os cursos oferecidos pela Academy são um excelente ponto de partida.

2. Tutoriais do Google Ads no YouTube

Apesar de não ser um curso, por assim dizer, outra maneira de aprender mais sobre a plataforma de anúncios do Google é explorar os canais do Google Ads no YouTube, que oferecem conteúdo rico em formato de vídeo.

O canal do Google Ads Português, como já diz no nome, oferece conteúdo no nosso idioma. Lá você encontrará vídeos de cases de sucesso, tutoriais e dicas em geral para anunciantes.

Já o canal Google Ads, apesar de estar com áudio em inglês, possui vários vídeos com legenda em português.

Além de oferecer um conteúdo mais atualizado, por esse canal você terá acesso aos tutoriais para utilizar o Google Ads de forma geral.

Também há vídeos específicos para Remarketing e outros tipos de campanhas de anúncios, entre outros conteúdos focados em estratégias e dicas.

3. Cursos do Google Ads do Adriano Gianini

Adriano Gianini é um especialista e mentor de Google Ads que possui um canal no YouTube focado na plataforma de anúncios do Google e em outras mídias pagas, como o Facebook Ads.

Apesar de ter um curso pago (“Máquina de Tráfego e Conversão”), Gianini oferece vários conteúdos gratuitos sobre Google Ads e marketing digital em seu canal do YouTube.

Também é um dos poucos a oferecer cursos gratuitos de Google Ads em nível iniciante, intermediário e avançado, separados em módulos para facilitar a aprendizagem.

Melhores cursos Google Ads – Pagos

De forma geral, os cursos gratuitos que vimos até aqui, são excelentes para começar a dar os primeiros passos na plataforma do Google Ads e desenvolver suas primeiras campanhas.

Mas se você deseja se aprofundar mais no assunto e criar campanhas com mais autoridade, talvez seja o momento de investir em cursos pagos de Google Ads.

Seguindo nossa lista de melhores cursos de Google Ads, acompanhe agora as melhores opções pagas:

4. Curso Google Ads (Adwords) Completo + Remarketing + YouTube Ads

Atualmente o curso sobre Google Ads com a classificação mais alta na plataforma de ensino online Udemy, o curso de Google Ads (Adwords) Completo + Remarketing + YouTube Ads oferece mais de 15 horas de conteúdo que podem ser consumidas de acordo com a sua própria disponibilidade, já que são aulas gravadas e online.

O curso promete ir do básico ao avançado, e aborda campanhas de Pesquisa, de Discovery, de Display, além de otimização de palavras-chave, YouTube Ads, ROI e KPIs, Remarketing e outros temas importantes que envolvem o Google Ads.

Considerando o grande número de alunos que o curso já teve até o momento, e as avaliações positivas de quem já fez, ele entra na nossa lista com uma das melhores opções de cursos de Google Ads disponíveis.

Sem contar que os cursos oferecidos no Udemy possuem preços bastante acessíveis, mesmo quando não estão em período de promoção.

5. Cursos de Google Ads da Goobec

Fundada em 2008, a Goobec oferece cursos online ou presenciais de diversas áreas de marketing digital.

Ganhou o status de primeira parceira oficial do Google na América Latina, e oferece cursos em nível básico, intermediário e avançado em Google Ads, além de outros específicos para YouTube Ads, Shopping, Display e Performance.

As aulas em formato online são ao vivo, por isso quem desejar comprar o curso deve se atentar para os calendários e inícios de turmas.

6. Curso de Google Adwords da ComSchool

A ComSchool é uma plataforma de ensino do Grupo Magalu que oferece cursos em formatos online ou presencial.

O curso de Google Adwords da ComSchool ensina os elementos básicos da plataforma, como configurar campanhas, como utilizar o Google Shopping e Google Merchant Center, além de outros tópicos importantes como Índice de Qualidade (IQ) do Google Ads e ferramentas úteis para anunciantes.

O curso é prático e oferece certificação do Google. Mas assim como o curso da Goobec, é necessário se atentar para os períodos de aberturas de turma, já que as aulas são ao vivo.

Cursos de Google Ads Específicos

Os cursos que mencionamos até aqui procuram cobrir o Google Ads como um todo e, por tanto, servem para estudantes, profissionais de marketing e proprietários(as) de diferentes negócios.

Mas se você procura cursos de Google Ads que sejam mais específicos para determinadas áreas, confira mais algumas ótimas opções a seguir.

7. Curso de Google Ads para E-commerce

Para quem trabalha com e-commerce e deseja adquirir mais conhecimento para atrair mais clientes para a loja online, o curso de Campanhas para e-commerce: Google Shopping e Facebook Ads pode ser de grande valor.

O curso é online, gravado e de curta duração, com um pouco mais de 2 horas de conteúdo. Pode ser acessado na plataforma de cursos online Domestika, e por isso também conta com preços bastante acessíveis.

Apesar de ter áudio em espanhol, a plataforma oferece legendas em português e acesso vitalício ao curso.

Indicado para iniciantes, o curso da especialista em marketing digital, a espanhola Mai Molina, ensina a configurar campanhas no Google Ads voltadas para e-commerce, além de tratar de campanhas para Facebook e Instagram.

8. Curso de Google Ads para afiliados

Para quem trabalha com negócios digitais em programas de afiliados, o Google Ads pode ser uma ferramenta excelente para impulsionar as vendas.

Pensando em atender às necessidades desse público, o canal Siméia Avellar | Negócios Digitais criou o curso de Google Ads para Afiliados, disponível gratuitamente no YouTube.

O curso, que é indicado para iniciantes, ensina desde a criação da conta no Google Ads até gestão e otimização de campanhas de anúncios.

Certificação do Google

Muitos dos cursos que vimos até aqui oferecem algum tipo de certificado comprovando que você finalizou aquele determinado curso.

Caso você queira buscar outra forma de provar os seus conhecimentos em Google Ads, o próprio Google oferece uma certificação profissional para as seguintes categorias:

  • Certificação em Google Ads para a Rede de Pesquisa;
  • Certificação em Google Ads para a Rede de Display;
  • Certificação em Google Ads para Vídeo;
  • Certificação em Anúncios do Shopping;
  • Certificação em Apps Google Ads;
  • Certificação em Medição de Anúncios no Google Ads.

Para conseguir qualquer uma dessas certificações, o Google oferece avaliações para cada categoria através do Skillshop.

Ter essas certificações é excelente para quem deseja se apresentar como profissional de Google Ads. Mas é preciso se atentar para a duração dos certificados.

De acordo com as diretrizes do Google, as certificações em Google Ads são válidas pelo período de um ano. Ao terminar esse prazo, você poderá refazer as avaliações e assim renovar as suas certificações.

Google Partners

As certificações no Google Ads são válidas para pessoas físicas. Mas para empresas que desejarem se tornar parceiras do Google e ter o selo de Google Partners, é necessário participar do Programa Google Partners.

Há ainda a possibilidade da empresa conseguir se tornar um Partner Premier.

Além do selo de parceria do Google, a empresa também pode receber diversos benefícios, como relatórios de insights, relatórios de desempenho, participação em eventos executivos, prêmios, e mais.

Dicas finais para ampliar seus conhecimentos

Agora que você já leu um pouco sobre os 8 melhores cursos de Google Ads que listamos neste post, esperamos que possa se decidir pelo melhor para você!

Reflita em suas necessidades, o que você deseja aprender e o que procura conquistar ao utilizar o Google Ads para a sua estratégia de marketing digital.

Lembre-se que por mais completo que seja o curso escolhido, o estudo nunca deve parar.

Como estamos lidando com o meio digital, sabemos que esse é um ambiente que está em constante transformação, por isso é nosso dever buscar novos conhecimentos continuamente para acompanhar as novidades.

Para isso, fique de olho em materiais e artigos atualizados sobre Google Ads e demais assuntos de marketing digital.

Além do blog da Tupiniquim, que está sempre atualizado com artigos interessantes para alavancar negócios, você pode acompanhar portais como o Medium e até mesmo o LinkedIn, onde profissionais da área compartilham conhecimentos e experiências.

O YouTube também é um excelente local para buscar tutoriais e dicas gerais sobre Google Ads e marketing digital. Mas procure verificar a qualidade do conteúdo e a reputação da pessoa que está ensinando com uma rápida pesquisa no Google e avaliação de comentários.

Outra dica importante é não focar somente em aprender uma determinada ferramenta ou disciplina. Explore assuntos correlatos e componha seu conhecimento para ampliar seus horizontes em suas estratégias de marketing digital.

Além do Academy, o Google Ateliê Digital também é um portal gratuito do Google que oferece aulas online e certificação de cursos de marketing digital e tecnologia.

Como você pode ver, seja por meio de cursos pagos ou gratuitos, a internet oferece uma infinidade de conteúdo rico. Basta você querer aprender!

Para finalizar, lembre-se de contar com a Tupiniquim se precisar de uma agência de marketing digital especialista em Google Ads. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, oferecemos o melhor serviço para empresas de todos os portes que buscam grandes resultados.

Curtiu o conteúdo? Aproveite e compartilhe com amigos e amigas!

Dúvidas Frequentes

Quais os melhores cursos de Google Ads?

Existem cursos de Google Ads pagos e gratuitos. Entre eles, alguns que recomendamos são: Google Ads na Academy, Tutoriais do Google Ads no YouTube, cursos do ComSchool, Goobec, entre outros.

O que considerar antes de escolher um curso?

Procure ler o que cada curso promete, quais os tópicos que abordará, quantas horas de conteúdo terá, se é presencial ou online, o nível (básico, intermediário ou avançado) e os pré-requisitos exigidos para assistir às aulas.

Como tirar a certificação Google Ads?

Para tirar a certificação em Google Ads, é necessário fazer as avaliações na página Skillshop do Google. Acesse a página para se inscrever e escolha as avaliações para tirar a certificação em Google Ads de Rede de Pesquisa, Rede de Display, Google Ads para Vídeo, Anúncios do Shopping, Apps Google Ads, ou Medição de Anúncios no Google Ads.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder