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Você sabe como anunciar no Google Ads? Vamos te dar 9 ideias para a criação de campanhas que você pode aplicar hoje mesmo nos seus anúncios! Aprenda a anunciar de forma mais eficiente de acordo com os seus objetivos.

Saber como anunciar no Google Ads pode ser a forma mais rápida de alcançar o aumento nas vendas e melhorar os resultados da sua empresa através do Marketing Digital. No entanto, para essa estratégia não se tornar uma máquina de queimar dinheiro você precisa conhecer muito bem a ferramenta e, por isso, caso você ainda seja novo no assunto, recomendamos que leia o Guia de Google Ads que preparamos para você.

E claro que uma Agência Especialista em Google Ads pode ajudar a sua empresa a vender mais e bater todas as metas!

O Google Adwords é sem dúvida uma das plataformas de mídia mais incompreendidas por parte dos empresários e profissionais de marketing.

Muitas empresas promovem os seus produtos ou serviços nas redes sociais apenas por ser uma tendência, mas por não conhecerem a fundo as etapas do seu funil de vendas e marketing, acabam subutilizando o Google Ads, deixando passar a oportunidade única de fazer uma oferta e exibir a sua marca para quem esta ativamente procurando por aquilo que você oferece.

Neste post, preparamos 9 ideias de campanhas no Google Ads para que você aproveite ao máximo o potencial desta ferramenta e saiba como anunciar de acordo com as suas metas:

Confira os Exemplos de Campanhas e Como Anunciar no Google Ads:

checklist de planejamento da sua campanha de google ads

Checklist de planejamento da sua campanha de Google Ads

Vamos te ajudar a entender o tipo de campanha ideal para você, dependendo das suas metas, público, segmento de mercado e tipo de produto ou serviço.

É importante ressaltar que sempre pode haver exceções e o seu histórico na internet, ou a falta dele, também pode influenciar os resultados.

Outro ponto fundamental é o acompanhamento da estratégia. Existem campanhas automáticas, que vão depender de um histórico prévio da sua conta para alcançar melhores resultados, e campanhas de configuração totalmente manual, exigindo otimização contínua, especialmente no público-alvo e nas palavras-chave.

Descreveremos cada ideia seguindo esses critérios de nosso checklist:

Objetivo

Qual a principal meta desta campanha? Impulsionar as vendas, atrair mais visitantes ou gerar leads? Você deseja vender para novos clientes, para clientes que já visitaram o site ou para clientes que já passaram por algum contato com a sua equipe comercial?

Relevância

Seu produto ou serviço é relevante para essa persona na etapa em que ela se encontra no funil? Quanto mais no fundo do funil, maior a facilidade em convertê-la em cliente.

 CPC (Custo Estimado por Clique)

É uma estimativa geral de quanto você irá investir em cada clique na campanha. Esse valor é apenas um norte e pode variar muito dependendo do seu segmento, concorrência e otimização da campanha.

KPIs (Principais Indicadores de Desempenho)

Quais são os valores mensuráveis para esse tipo de campanha? O que devemos medir para saber se estamos alcançando as metas e o desempenho necessários? Eles vão variar dependendo do objetivo de cada campanha.

Escalabilidade

Algumas campanhas podem ter o alcance e escala reduzidos devido a segmentação do público. Por exemplo, campanhas de Remarketing dependem de pessoas que acessam o seu site ou determinada página para poderem ser exibidas.

Expectativa de ROAS (Retorno Sobre Valor Investido em Propagandas)

Vamos medir a expectativa de retorno realista que você espera com a campanha. Isso será exibido com um intervalo, como por exemplo o 10:1, isto é, a cada R$ 1,00 investido temos o retorno de R$ 10,00 em vendas. Lembramos que esse valor serve apenas como uma orientação obtida de estatísticas de mercados diversos. Existem muitas variáveis que irão definir o seu ROAS real.

Recomendação de Uso

Quando cada tática e tipo de campanha faz sentido para ser usada. Usaremos os critérios anteriores e tentaremos fazer recomendações com base em diferentes tipos de negócio, sejam eles B2B ou B2C.

Facilidade na implantação

O quanto será fácil ou difícil em aplicar cada tipo de campanha, considerando fatores como otimizações manuais e conhecimentos técnicos.

Use esse checklist para alinhar as campanhas com os seus objetivos de negócio. Nem todas as ideias que iremos apresentar aqui são aplicáveis para todos os tipos de empresa, e dependendo do seu conhecimento técnico algumas campanhas serão mais competitivas e vão precisar de estudos complementares ou cursos de Google Ads e mais tempo para gerenciá-las.

Aproveite nossas ideias e descubra como anunciar no Google Ads:

1. Pesquisa e Reconhecimento de marca

Objetivo: Alcançar usuários que procuram ativamente no Google por sua marca ou pela marca de um produto que você vende.

Relevância: Alta

CPC: Baixo

Expectativa de ROAS: Alta – 3:1 a 30:1

KPIs: Lucratividade, número de vendas, aumento de vendas da marca

Escalabilidade: Isso vai depender muito de como a sua marca ou a marca do produto que você vende está posicionada. Caso ela ainda seja pouco conhecida, um número reduzido de pessoas irá procurar.

Recomendação de Uso: Para todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor. As pessoas só pesquisam pela marca quando existe uma intenção forte de compra. Por ter um custo relativamente baixo, você deve priorizar esta campanha.

As campanhas de Reconhecimento de marca no Google Adwords contêm os nomes exatos de marcas ou produtos. Por exemplo: “Volkswagen”, “Volkswagen Golf” e “Golf”.

Muitas vezes as proprietárias das marcas não investem em campanhas desse tipo, por acreditarem que os resultados orgânicos são o suficiente. Isso é um erro, pois o seu concorrente, pode usá-la.

Outro benefício é usar recursos extras que só os anúncios permitem e direcionar o usuário para uma página em seu site de sua preferência que pode ser uma Landing Page voltada à conversão e vendas.

O Custo por Clique (CPC) para campanhas desse tipo possui um valor bem abaixo da média de qualquer outra campanha, porque o índice de qualidade dessas palavras tende a ser muito alto, já que o seu site entrega exatamente o que o usuário está buscando.

Uma forma de aumentar o seu reconhecimento de marca é aliar a campanha da rede de pesquisa com anúncios na rede display do Google, Youtube e até mesmo aliar a campanhas nas redes sociais.

Facilidade na Implantação: Esse tipo de campanha pode ser relativamente difícil de aplicar caso você não esteja familiarizado com o marketing digital ou mecanismos de pesquisa – logo, uma agência de Google Ads ou uma consultoria podem ser necessários.

2.campanha de termos amplos ou genéricos

2. Campanha de termos amplos ou genéricos

Objetivo: Gerar tráfego qualificado baseado na intenção de busca do usuário para atrair novos clientes de topo ou meio de funil que ainda não conhecem a sua marca.

Relevância: Baixa para média, de acordo com o nível de maturidade do lead e da profundidade da sua página de destino.

CPC: Médio à Alto

Expectativa de ROAS: Baixa – 0:1 a 3:1

KPIs: Aquisição de Novos Leads, Tráfego, Taxa de Rejeição

Escalabilidade: Grande potencial de escala, de preferência a termos com alta frequência de busca e com tendência de alta.

Recomendação de Uso: Para empresas que já possuem outras campanhas e outras estratégias funcionando e validadas. Que precisam escalar a quantidade de leads e o setor comercial. De preferência para quem possui uma estratégia de marketing de conteúdo ativa.

Campanhas de Google Ads mais genéricas possuem o custo maior por entregar uma relevância mais baixa ao usuário final. As taxas de rejeição tendem a ser mais altas justamente por serem termos de fase de pesquisa ou descoberta. Por exemplo: “celular com melhor custo benefício” é um termo com intenção de pesquisa e não de compra, por isso uma página com conteúdo rico e comparações entre celulares e marcas pode ser mais efetiva do que a página específica do produto.

A estratégia de anúncios de termos amplos aliada com um plano de inbound marketing pode funcionar muito bem, principalmente se você já possui páginas e conteúdos validados e com posicionamento orgânico para outros termos.

O objetivo principal desse tipo de anúncio é gerar visibilidade para a sua marca, mas você pode obter um ROAS positivo aliando a captura e nutrição do lead, Remarketing e um processo comercial eficiente.

Lembre-se de que o verdadeiro valor de um cliente não está na primeira compra, mas na vida útil (LTV) das compras futuras e recorrência com a sua empresa.

Facilidade na Implantação: Esse tipo de campanha é bem complexa, exigindo recursos humanos para gerenciar e testar constantemente não só os anúncios e palavras-chave, mas as páginas de destino e copys aplicadas, além de um investimento considerável para se obter resultados. Dê preferência para aplicar outros anúncios antes de partir para essa ideia.

3. campanha de nicho

3. Campanha de nicho

Objetivo: Alcançar novos clientes que correspondam a sua persona ou público-alvo.

Relevância: Média para Alta, quanto mais específico for o assunto melhor.

CPC: Variável – irá depender muito do tamanho do seu público, volume de busca e concorrência.

Expectativa de ROAS: Média – 0:1 a 5:1

KPIs: Aquisição de Novos Leads, Tráfego, Taxa de Rejeição, Receita e Vendas.

Escalabilidade: Por se tratar de uma campanha de nicho, o alcance é naturalmente menor.

Recomendação de Uso: Empresas com um produto ou serviço que atendam um nicho de mercado específico ou que tenham soluções que essas personas valorizem. Por exemplo: “Restaurante Vegano em Pinheiros” ou “Preço Tênis de Corrida”.

Ao contrário da campanha de termos amplos ou genéricos, a campanha de nicho deve dar preferência para buscas com uma intenção mais voltada à compra. Podemos considerar essa etapa como meio ou fundo de funil.

Se a sua empresa ou produtos são adequados ao marketing de nicho vale a pena explorar esse tipo de campanha, mesmo fora do contexto do Google Ads. As redes sociais podem ser um caminho fértil para a sua empresa, usando filtros de interesse no público.

O ROI e ROAS tendem a ser positivos se a sua solução for única e realmente atender a necessidade de quem está buscando.

Um erro muito comum de quem está começando no marketing digital é agrupar as campanhas de nicho com campanhas genéricas, por não entenderem a intenção de busca dos usuários.

Facilidade na Implantação: A campanha de nicho também é complexa em sua execução. Além de entender o funcionamento da ferramenta do Google Ads e suas configurações, é necessário um planejamento prévio completo do seu funil de marketing digital e da sua persona. As páginas de destino também são fundamentais nesse tipo de campanha, portanto, a otimização e testes A/B são fundamentais para o seu ROAS ser positivo.

4. Campanha com a marca do concorrente

Objetivo: Alcançar e conquistar novos clientes que talvez não conheçam a sua marca ou produto.

Relevância: Baixa a Média, pois os usuários estão buscando pelo concorrente, não por você.

CPC: Médio à Alto

Expectativa de ROAS: Média – 0:1 a 3:1

KPIs: Aquisição de Novos Leads, Tráfego, Receita e Vendas, ROAS.

Escalabilidade: Isso dependerá da força das marcas concorrentes. Se ela fizer campanhas em outros canais, como televisão e redes sociais, melhor.

Recomendação de Uso: Empresas que já possuam outras campanhas rodando e gerando resultados. Além disso, se você vende um produto ou serviço recorrentes ou com LTV alto, esse tipo de campanha no Google Ads pode gerar melhores resultados financeiros.

Outro ponto que você deve considerar é o seu posicionamento e o posicionamento do seu concorrente no mercado. Se você possui uma empresa jovem ou sem presença digital nas mídias, vale a pena focar em atrair o tráfego de marcas concorrentes que são líderes de mercado. E, se essas marcas não possuem um bom site ou uma boa presença na internet, melhor ainda.

Foque também em marcas de empresas que não possuem um bom atendimento ou possui um produto problemático. Apesar de ser mais agressiva, a comparação pode funcionar positivamente ao seu favor.

Fique atento e não use marcas registradas diretamente em seus anúncios, pois eles podem não ser aprovados e você pode correr o risco de ter problemas futuros com a empresa concorrente.

Use o bom senso na copy do anúncio e evite ser agressivo demais. Faça comparações ou afirmações verdadeiras que ajudem o cliente a tomar a melhor decisão. Você precisa ser ético em toda a sua comunicação.

Facilidade na Implantação: Por ter uma relevância baixa e um custo alto, esse tipo de campanha requer atenção redobrada. Recomendamos consultar um especialista em marcas e patentes para verificar a possibilidade do uso diretamente no anúncio, com uma redação e copys alinhadas ao seu posicionamento de marca.

5. campanha de remarketing

5. Campanha de Remarketing

Objetivo: Alcançar e Impactar potenciais clientes que já visitaram o seu site, navegaram em uma página ou categoria ou realizaram alguma ação específica (preenchimento de formulário, download de um material, inserção de produto no carrinho ou finalização de compra).

Relevância: Alta, pois já conhecem a sua marca

CPC: Baixo

Expectativa de ROAS: Média – 3:1 a 30:1

KPIs: Aquisição de Novos Leads, Receita e Vendas, ROAS.

Escalabilidade: Baixo, dependendo do tráfego do seu site.

Recomendação de Uso: Todas as empresas, independente do produto, serviço ou porte, pois a combinação de baixo custo e alta expectativa de retorno fazem da campanha de Remarketing uma prioridade.

Embora a obtenção de tráfego prévio seja o primeiro passo antes de iniciar uma campanha de Remarketing no Google Ads, alguns estudos nos mostram que são necessárias de 2 a 3 novas visitas em seu site para que o consumidor solicite um orçamento ou realize uma compra. Pense com a gente, se uma taxa de conversão de 5% é considerada boa para a maioria dos setores, isso significa que 95% do tráfego não se transformou em compra no primeiro clique. É muito dinheiro deixado na mesa.

Se você possui um produto ou serviço de ciclo de venda curto, o ideal é focar no Remarketing das primeiras horas ou dias, com uma alta exposição de marca.

Se a jornada de compra for mais longa, foque em alcançar o seu cliente de forma constante ao longo das semanas e do mês.

Um erro muito comum de iniciantes é usar a mesma oferta ou discurso usadas na página já visitada ou no primeiro anúncio que impactou o cliente. Isso simplesmente não funciona. Não tente vencer pelo cansaço.

Use novas abordagens e atenda as novas dores do seu cliente, a fim de convencê-lo que você pode ser a melhor opção. Para anúncios de e-commerces, vale até mesmo a criação de cupons de desconto aplicados somente no Remarketing.

Facilidade na Implantação: Essa campanha possui uma complexidade técnica elevada e pede um grau de conhecimento profundo da ferramenta. Além disso, não se esqueça de negativar públicos que já compraram de você (caso seja o caso do seu produto ou serviço).

6. Tópicos relacionados

Objetivo: Aumentar a relevância da sua marca e a conscientização do seu futuro cliente que você pode resolver o problema dele.

Relevância: Alta – você está ajudando o cliente a resolver um problema que ele está buscando.

CPC: Baixo

Expectativa de ROAS: Baixo – 0:1 a 2:1

KPIs: Cliques, Leads, Taxa de Rejeição, Taxa de Retorno ao Site.

Escalabilidade: Alta, de preferência a assuntos que são muito buscados e dores frequentes da sua persona (mesmo se o seu produto não resolver).

Recomendação de Uso: Empresas que já produzam conteúdo relevante e gostaria de otimizar o alcance e fortalecer a marca.

Um exemplo fácil para você entender a campanha de Tópicos relacionados é o seguinte: Imagine que você é uma empresa de marketing digital é quer fortalecer a sua imagem e atrair novos clientes do ramo de marketing jurídico e advogados. Você pode produzir um material para falar de gestão de escritórios de advocacia e como deve ser feita a remuneração dos sócios. Foi o que fizemos e você pode conferir clicando nos links. Perceba que a Tupiniquim não vende serviços de consultoria administrativa, mas essa é uma dor de nossa persona e queremos ajudá-la.

Você pode fazer a distribuição desse conteúdo em anúncios nas redes sociais, rede display ou de pesquisa do Google Ads, de acordo com a segmentação do portal ou das palavras chave escolhidas.

Facilidade na Implantação: Essa campanha possui uma certa facilidade na aplicação em comparação as demais. A dificuldade maior fica por conta da aplicação de um ótimo design e copy para os anúncios.

7. Campanha promocional em sites do seu setor

Objetivo: Usar o espaço de um site altamente especializado no seu nicho de mercado para aumentar o reconhecimento da sua marca.

Relevância: Média – você estará em um site ou portal que tenha relação com a sua marca ou produto.

CPC: Médio

Expectativa de ROAS: Baixo – 0:1 a 2:1

KPIs: Cliques, Impressões, Tráfego, Leads.

Escalabilidade: Geralmente Baixa, mas depende muito da quantidade de sites especializados no seu setor.

Recomendação de Uso: Marcas que desejam obter mais relevância e melhorar a sua reputação. Através do anúncio de banner da rede display ou de outras redes como o Taboola, você pode aproveitar da reputação e tráfego de um grande portal ou site que tenha relação com o seu segmento de mercado.

O Facebook também oferece uma rede de parceiros que, apesar de menor, também pode estar vinculada a sites que façam parte do seu ecossistema.

Outra dica é usar técnicas de assessoria de imprensa para divulgar o seu site organicamente ou até mesmo usar ferramentas como o Dino para publicação de conteúdos mais profundos.

Neste tipo de anúncio você deve focar em ter o controle total de onde o seu anúncio será exibido. É um erro muito comum de iniciantes deixar a exibição no automático. Normalmente você executa a campanha após uma ampla pesquisa dos canais mais relevantes.

Facilidade na Implantação: Essa campanha também possui uma alta complexidade, tanto técnica quanto de pesquisa de canais. Como o retorno não é tão alto como outros tipos de campanha, ela não deve ser a sua prioridade.

8. Campanha de CRM para clientes ou para quem já pediu proposta

Objetivo: Gerar negócios repetidos (Up Sell), vender novos produtos ou serviços (Cross Sell) ou converter assinantes ou leads perdidos em novos clientes. Você também pode segmentar os seus melhores clientes e fazer uma promoção segmentada.

Relevância: Extremamente alta – você já tem informações detalhadas sobre esse cliente.

CPC: Baixo

Expectativa de ROAS: Extremamente Alta – 5:1 a 60:1

KPIs: Conversões, ROAS, ROI, Cliques.

Escalabilidade: Geralmente muito baixa, dependendo da sua base de clientes e capacidade comercial.

Recomendação de Uso: Empresas que utilizam um CRM com uma base superior a mil contatos de cada segmentação.

As campanhas para a sua base de CRM são bem parecidas com as campanhas de Remarketing e você pode usar diversos canais para distribuição, como o Gmail, Youtube, Rede de Pesquisa e redes sociais.

Esse público é altamente qualificado, portanto você deve esperar um ótimo ROI se executar de forma correta. A única ressalva é que você deve ter a sua base de clientes bem preenchida com informações relevantes e atualizadas.

Facilidade na Implantação: Você não precisa somente de uma base de clientes estabelecida e altamente segmentada para executar essa campanha, mas também de conhecimento e experiência para falar com esse publico de forma persuasiva e usando abordagens totalmente novas.

9. Campanha para públicos semelhantes

Objetivo: Clonar os seus melhores clientes com base em características semelhantes à sua base de clientes existentes.

Relevância: Geralmente alta.

CPC: Baixo.

Expectativa de ROAS: Médio – 1:1 a 10:1

KPIs: Cliques, Conversão de Leads, ROAS, Impressões.

Escalabilidade: Geralmente Grande, dependendo se a sua audiência usa o canal escolhido para a divulgação da sua campanha.

Recomendação de Uso: Empresas que já possuem campanhas lucrativas acontecendo e que desejam testar novos públicos e audiências. Uma lista inicial deve ser inserida no Google ou Facebook para que as ferramentas busquem o público semelhante.

Uma dica importante é não comprar listas para fazer esse processo.

Facilidade na Implantação: Possui um grau de dificuldade bem parecido com a campanha de CRM e Remarketing. A diferença maior é o grau de otimização e gerenciamento que você precisará, pois os testes nesse tipo de campanha são muito maiores e mais frequentes.

Dica Bônus: Você também pode usar a lista de públicos semelhantes para negativar um publico que seja ruim para você. Basta subir a sua base com de clientes que deseja excluir e fazer um publico semelhante a ele. Isso pode otimizar o seu orçamento!

E aí, anotou todas as ideias? Com elas, você já sabe como anunciar no Google Ads!

Sabemos que, ao ver outras empresas trabalhando suas campanhas de anúncios, a primeira coisa que passa pela cabeça dos líderes de outras empresas é a necessidade de se investir na plataforma de anúncios do Google.

Essa falsa impressão de que “se não comecei ainda, estou perdendo tempo” pode levar à tomada de decisões impulsivas e que irão afetar os resultados que a sua empresa pode alcançar com os anúncios.

Estude todas as partes envolvidas no processo: sua empresa, o contexto, os concorrentes e a persona do consumidor.

Nesse post te mostramos 9 ideias de campanhas de Google Ads para você ver qual se encaixa melhor na estratégia da sua empresa e esperamos que você consiga nortear as próximas campanhas a partir de agora.

Mas, não se engane. Se você não possui experiência e não sabe como anunciar no Google Ads ou para que o gerenciamento das campanhas seja mais eficaz, conte com os 10 anos de experiência da Agência Tupiniquim – iremos adorar tomar um café com você (mesmo que seja virtual) e desenvolver uma campanha que traga resultados reais para o seu negócio!

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