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Você é dentista e quer atender mais pessoas no seu consultório? Veja 5 ações práticas para atrair mais pacientes na sua clínica odontológica.

Se você é dentista, já deve ter percebido que há períodos onde os pacientes parecem desaparecer do consultório. Nas férias, recesso escolar, e no final de ano, há uma tendência da sua cadeira estar sempre mais vaga e a clínica vazia.

Apesar de ser parte da rotina dos dentistas, essa sazonalidade pode comprometer a sua clínica financeiramente a longo prazo. Afinal, mesmo com os pacientes não aparecendo, as despesas e contas fixas continuam chegando, não é mesmo?

Mas e se eu te dissesse que é possível reverter essa situação apostando em cinco ações práticas e simples? Pois bem, separamos aqui alguns pontos importantes para levar em consideração na sua estratégia para atrair mais pacientes na sua clínica odontológica.

Navegue e saiba mais sobre como atrair mais pacientes para sua clínica odontológica

Aposte no poder da indicação

Apesar das diversas estratégias digitais para captação de pacientes darem muito resultado, há uma tática que ainda sobrevive no mundo analógico: a indicação!

As indicações dos seus pacientes são extremamente valiosas para o consultório. Afinal, quem nunca se consultou com ou médico ou dentista por indicação de um amigo ou familiar,  não é mesmo?

E para que isso aconteça com cada vez mais frequência na sua clínica, dois fatores devem ser acompanhados de perto. São eles:

Atendimento

Para que o seu paciente indique o seu trabalho ou serviço, é necessário fornecer um atendimento de excelência. Entender a jornada do seu paciente e escutar as suas necessidades é primordial para que essa etapa, seja presencial ou virtual, seja feita com sucesso.

Estrutura e localização

Outro ponto super importante para que essas indicações sejam cada vez mais frequentes é a estrutura e a localização da sua clínica. Se preocupe sempre em oferecer um ambiente de espera bonito e confortável, além de ter uma localização de fácil acesso.

Esteja atento à experiência do paciente

A experiência do paciente está totalmente ligada ao atendimento. Mas se engana o dentista que acha que esse atendimento começa apenas no consultório. Há diversos fatores que podem influenciar positivamente ou negativamente nessa experiência.

Como está sendo feita a divulgação do seu consultório? Ela dialoga com o seu público-alvo? A equipe de atendimento está bem treinada? Como é o processo de atendimento, tanto telefônico quanto presencial? Qual é o tempo de espera na recepção?

Todas essas e muitas outras questões influenciam diretamente na experiência do seu paciente. O ideal é saber como é a jornada do seu paciente, principalmente nas etapas que precedem a sua cadeira, e perceber quais melhorias podem ser feitas.

Tudo isso é essencial para garantir que seu fluxo de pacientes seja mantido em um nível estável, ao mesmo tempo que  pode atrair mais pacientes na sua clínica odontológica. Portanto, esteja atento a esses fatores!

Seja visto!

Provavelmente você já deve ter escutado aquela frase: “quem não é visto não é lembrado!”. E no mundo dos negócios, poderíamos até mesmo mudar para “quem não é visto, não é indicado”.

Portanto, é importante ter uma presença no mercado, seja digitalmente ou não, ainda mais se levarmos em consideração que o paciente do século XXI mudou.

Hoje em dia, os critérios de escolha do paciente por uma clínica ou dentista é muito mais baseada na qualidade e reputação do profissional, do que em preço. Isso se dá por conta da preocupação com a saúde e bem-estar que tem se tornado cada vez maior na sociedade.

Aproveite esse cenário e apareça para os seus pacientes! O que nos leva ao nosso próximo tópico.

Participe de congressos, conferências e eventos

Uma das formas mais simples de ter uma presença no mercado, principalmente na odontologia, é participar de congressos, conferências e eventos. Além de ser um ótimo local para fazer networking com outros profissionais, esse também pode ser o momento de incrementar o seu currículo.

Afinal, ter participado ou até mesmo palestrado em eventos de odontologia trazem maior credibilidade e acrescentam na sua experiência. Aproveite o momento para divulgar o seu trabalho e a sua clínica para outros dentistas.

Já para os seus pacientes e possíveis clientes, participar de eventos mostra que você está se atualizando e sempre buscando novidades no mercado. Tudo isso sem contar na vasta gama de conhecimentos que você pode adquirir nesses encontros.

A dica é: fique atento nos eventos de odontologia que estão acontecendo perto de você e participe sempre que possível.

Aposte no diferencial

A concorrência na odontologia é um fato que não há como negar. Por mais que existam diversas especialidades, o número de dentistas no mercado é gigantesco. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), há 336.513 cirurgiões-dentistas atuantes no Brasil.

Por esse motivo, ter um diferencial pode te ajudar e muito na captação de novos pacientes. E um dos primeiros passos para isso é fazer uma pesquisa de mercado regional.

Você já se perguntou quais especialidades existem na sua cidade de atuação? Quantos consultórios existem na região? Quais tratamentos são os mais buscados pelos pacientes que te procuram?

Às vezes oferecer um tratamento de harmonização facial pode parecer promissor, mas não é o que seu público tem procurado. Por isso essa pesquisa é tão importante, para direcionar seus recursos no lugar correto.

Todas essas informações são essenciais para fornecer um trabalho de qualidade e atender as necessidades dos seus clientes. Além disso, esteja sempre atento às novidades do mercado para entender se fazem sentido para o seu negócio.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como atrair mais pacientes na sua clínica odontológica.

Até a próxima!

Esse conteúdo foi escrito pelo blog Dental Office, especializado em conteúdos para gestão de consultórios e clínicas odontológicas.

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